“Quem vê cara não vê coração” é uma frase tosca e clichê, mas com um fundo de verdade. Bora analisar? Aqui vai um exemplo: todos conhecem Lady Gaga pelo vestido de carne, mas poucos sabem de suas boas ações e de sua vida pessoal. Muitos ainda insistem em relembrar de um detalhe ou outro de sua carreira — geralmente polêmicos — para julgá-la, e já tomam conclusões precipitadas ou simplesmente seguem o senso comum. Tem um monte de gente que ainda pensa que ela é uma satanista, Illuminati, louca das trevas. Tipo a minha mãe, e algumas amigas também, e alguns vizinhos, minha vó, e tem uma tia que chama a Gaga de anticristo... Além daquelas pessoas que me olhavam torto na escola quando descobriam que eu era um “lirou monstro”.

Não é fácil ser fã, não! Há até pessoas que se dedicam a demonizá-la e, assim, criar uma imagem ainda mais negativa — vide Danizudo. E você já sabe: se tá na internet, então É VERDADE. Né non?

Toda essa reação é compreensível até certo ponto, afinal todo ser humano tem medo daquilo que não entende — você provavelmente deve ter alguns medos e preconceitos acumulados aí. E, como sabemos, Gaga é uma das artistas mais incompreendidas da cultura pop. Isso porque ela é fiel à sua visão artística, não importando o quão bizarra possa parecer para os outros. “Siga suas visões aonde quer que elas te levem” disse Gaga em um post sobre a era ARTPOP no Instagram. E ela segue à risca! É por isso que ela é quase um mártir da arte, faz o que quer e não se importa com as consequências. Os únicos que se importam somos nós e a Interscope Records. Sofremos, às vezes.

Então, para os desinformados, minha função nesse texto é ajudar a descobrir um lado de Lady Gaga que você provavelmente não conhecia: o lado “gente como a gente”. E olha que não é tão difícil assim de conhecer...

Às vezes, a gente se esquece de que os famosos também são humanos, com sentimentos e tudo mais. Eles estão tão “fora” da nossa realidade que podemos tratá-los como uma espécie de semideus ou algo assim. Mas, na verdade, são só seres humanos. Ricos, poderosos, influentes, privilegiados, alguns talentosos, mas humanos. Nesse contexto, uma frase da Monja Coen encaixa perfeitamente:

“Eu reconheço em você um ser humano muito parecido comigo, não igual, mas parecido. Com muitas falhas, assim como eu tenho falhas. Então não posso desenvolver ódio, mas para isso nós temos que respeitar esse ser humano que somos.”

Meio estranho citar uma monja budista assim do nada, mas, enfim, a mensagem é clara e maravilhosa!

É disso que precisamos. Sendo fã ou não, temos que reconhecer a Gaga como humana, com falhas, dúvidas, desejos, sonhos etc. E que, assim como a gente, tem pai, mãe, vó, bichos de estimação, obrigações... além do futuro marido, Taylor Kinney, que, no caso, a gente não tem.

Ela também chora, sofre e passa por situações difíceis. Ela também deve se sentir insegura de vez em quando. Ela é capaz de sentir exatamente os mesmos sentimentos que você. É humano, e todos passamos por isso. Pode parecer muito óbvio, mas às vezes nos esquecemos desse detalhe, e é sempre bom relembrar.

Ademais, ela provavelmente faz muito do que você faz também: vai ao banheiro, vai ao médico, assiste filmes, vê tv, lê, tira selfies, beija, transa (muito), discute sobre política, mata bichinhos de estimação para oficializar o pact... não! Essa parte a gente apaga. Ai, pelo amor de Deus...

Brincadeirinha! Esse é apenas um dos boatos que já inventaram sobre ela. Só pra deixar claro, ela ama animais, e tem vários deles. Dá uma olhada:

Asia, mais conhecida como "rainha negra", e seu “irmão” Koji. Esses dois buldogues (bulldog francês) são como filhos pra ela, e provavelmente têm uma qualidade de vida muito maior do que qualquer um de nós. Pois é, bate uma leve inveja, mas passa. Ainda tô esperando a Gaga assinar a papelada da minha adoção. Tenho esperanças.

Também tem as galinhas da "alta costura". Repara na produção:

Super normal! Eu, pelo menos, sempre alimento minhas galinhas vestido assim. Vou colocar outra foto porque nessa elas foram ofuscadas, coitadas. Olha que fofas:

E, o bicho mais recente, sua égua:

Muito cowgirl, muito fazendeira e muito linda. Toda na pose.

E já que estamos mostrando fotos aqui, olha essa da Gaga com sua família:

Opa, foto errada. Pera!

Agora sim! Esses são Cynthia e Joe Germanotta, pais de Gaga. Também conhecidos como meus avós.

Ela tem uma relação bastante saudável com sua família. Então, se você tem dúvidas sobre o que os pais dela pensam em relação às “maluquices” da filha, saiba que eles estão "de boas" com isso. Com uma filha tão talentosa, é impossível não sentir orgulho.

Apesar de nem sempre ter sido assim, preciso confessar. Como ela conta em entrevista para a Barbara Walters em 2009:

"Não foi muito fácil para meu pai, especialmente no começo [da carreira]. Quer dizer, não nos falamos por meses depois da primeira vez que ele me viu apresentando. Minha mãe me disse que ele estava com medo de que eu fosse mentalmente instável.”

Mas isso é passado! Hoje em dia eles estão muito bem, obrigado. E Gaga recebe todo o apoio e carinho que ela merece.

Aliás, a mãe da Gaga é a co-fundadora da Born This Way Foundation, uma fundação que tem como objetivo “empoderar a juventude e inspirar coragem”, atuando em questões anti-bullying e de saúde mental para jovens.

É muito amor numa família só! Gaga é tão “gente como a gente” que até tira foto da mãe enquanto ela está desprevenida. Quem nunca?

E se você ainda não estiver satisfeito, calma que tem mais! Aqui vai uma lista com um punhado de coisas que mostram que por trás desse ícone pop existe uma pessoa como você e eu:

Ela limpa a casa. Tá achando que a vida é fácil pra estrela do pop? Tem que fazer faxina no barraco também.

Vai ao mercado

Faz comida. Honrando seu sangue italiano!

A bicha é prendada, viu.

Passeia com o cachorro

Usa allstar, porque nem sempre o salto de 20cm é uma boa opção, então vai de tênis mesmo.

Come gordice. Essa é a parte que eu mais me identifico.

Mas faz exercícios. Principalmente por causa dos danos sofridos no quadril.

Sai pra beber com as amigas

Mantém contato com as amigas do ensino médio

Já foi madrinha de casamento de duas delas. Essa foto é da primeira vez.

Vê-la experimentando um vestido já é o suficiente pra descer uma lágrima discreta.

Falando em casamento, ela também tem necessidades afetivas. Imagina os dois casadinhos, que amor!

Vai pra praia. Rica, né.

Teve uma adolescência sonhadora

E ainda cuida de seu próprio jardim/horta/sei lá. ♥

Viu? E não para por aqui não! Pra te ajudar a conhecer mais sobre ela, segue alguns links de textos do RDT que mostram o quanto essa mulher é inspiradora e engajada:

Lady Gaga vs Feminismo

Por que Precisamos do Feminismo?

A artista deve ser bela

Por Trás do Sucídio

Em Defesa do Amor

Precisamos falar sobre Depressão

O Poder do "Não"

Crianças Más

É... Gaga não se resume a música dançante e roupas “bizarras”. Ela nos ensina a aceitar as diferenças, e a ter uma visão mais ampla e menos preconceituosa em relação à arte. Se ela fosse uma pessoa ruim, nós não dedicaríamos parte de nosso tempo por ela. Esse site certamente não existiria, e se existisse, não seria tão bom quanto é. Afinal, é ela que nos motiva, e é ela que nos une. Cada little monster tem sua própria história e razão para gostar e/ou se devotar tanto a ela. Entender isso já é um grande passo para conseguir enxergá-la de outra forma.

Agora, quando for falar sobre a Gaga, lembre-se de tudo isso, e esqueça do vestido de carne, por favor. Deixa o coitado em paz! E se for pra falar dele, que seja sobre seu significado artístico. Combinado? Dá uma pesquisada, e não se deixe levar por boatos e informações errôneas que aparecem por aí.

Lembrando que apesar desse texto ter a intenção de mostrar que a Gaga tem uma vida “normal”, a empatia deve existir independente do estilo de vida de uma pessoa. O que é bizarro pra você, pode ser o gosto ou a cultura de outros. Então, se não estão causando mal a ninguém, deixe viver!

Ah, esse é o tipo texto que você PRECISA compartilhar com aquela pessoa... você sabe quem. Dá uma luz aí na vida dela! E não se esqueça de deixar seu comentário. ;)

Revisão por Marcos Vinícius