Ano passado, Lady Gaga foi homenageada pela Billboard ao ganhar o prêmio de “Mulher do Ano”, nada mais do que merecido, já que em 2015 a Mother Monster deu a volta por cima e mostrou que veio para ficar. Durante o evento “Women In Music”, Gaga recebeu o troféu de mulher do ano e fez um lindo discurso de agradecimento.

Em seu discurso, Gaga deu um valioso conselho:

“Apoiem seus filhos quando eles quiserem fazer música. Se eles tiverem um instinto criativo, não os peça para negar isso, porque os deixará muito tristes e deprimidos. É parte do seu destino de vida, se você nasceu com esse gene.”

Pensando sobre isso, em primeiro momento pode-se pensar que receber apoio de seus pais seria a parte mais fácil, porém, essa é a parte mais complicada, especialmente para quem quer seguir uma carreira artística. Sabemos que a opção por seguir essa carreira não é fácil, muitos obstáculos estarão no caminho, além disso, o preconceito é algo que ocorre muito. Junto com tudo isso, a desmotivação e a falta de apoio, na grande maioria das vezes, estão presentes.

Engana-se quem pensa que essa situação só se apresenta para aqueles que sonham em ser artistas. Esse tipo de dificuldade é muito presente em diversas profissões que, por algum motivo, são consideradas “fracassadas” ou não é a “escolha certa”. Por isso, esse conselho não se aplica apenas às pessoas que possuem um talento para as artes, mas para as pessoas que, em geral, lutam pela escolha da atividade que sonham desempenhar.

Grandes escolhas são difíceis de serem tomadas, talvez a escolha da carreira a seguir seja uma das mais complicadas que temos que fazer durante a vida. Na maioria das vezes, essa escolha deve ser tomada na adolescência, que é essencialmente uma época de autodescoberta, tornando tudo mais difícil. Agora, some isso à pressão de familiares e conhecidos, desmotivação e a falta de apoio. O resultado de todos esses fatores não poderia resultar em algo muito bom.

Querendo ou não, a opinião de familiares e amigos sempre conta muito na tomada de uma decisão, eles são pontos de apoio que você sempre vai recorrer e é maravilhoso quando eles desempenham esse papel. Por serem pessoas com quem nos importamos e amamos, o apoio das mesmas significa muito, às vezes é tudo numa decisão; demonstra que não estamos sozinhos e que alguém confia no seu talento tanto quanto você confia, é como uma espécie de confirmação, o sinal verde para seguir adiante.

Entretanto, muitas vezes esse apoio não aparece, nesse momento a desmotivação e a tristeza tomam seus lugares. O que fazer? Primeiro: lide com isso. Não adianta ficar triste e desistir do que você quer, isso só te deixará pior ainda. O que deve ser feito é manter a determinação e mostrar a eles que estão errados e que você consegue tomar suas próprias decisões.

Uma vez que você decidiu ir atrás dos seus sonhos, você terá que saber lidar com as pedras no caminho e correr riscos. Quando se fala em correr riscos, o primeiro sentimento, em grande parte das pessoas, é o medo. Isso é normal, não gostamos de arriscar, de mergulhar em mares desconhecidos sem saber o que nos espera quando chegarmos ao fundo. Mas é exatamente isso que todos nós, seres humanos, temos que fazer durante nossa vida, temos que mergulhar no desconhecido e esperar que algo bom esteja nos esperando no final.

Muitos podem achar que isso não é verdade e escolhem não apostar suas fichas em algo que tem a chance de dar errado. Porém, qual graça teria a vida sem riscos? Talvez viver conformado e sentindo uma falsa segurança quanto ao futuro seja até atrativo. Entretanto, para a pessoa que está escrevendo, não saber o que o futuro reserva, se dedicar a um sonho e enfrentar altos e baixos é o que nos faz sentir vivos. Não tenha medo de lutar pelo que quer porque a conformação parece mais atrativa, no final, tudo vai valer a pena. Confie em mim, o gosto da vitória é inesquecível.

Infelizmente, tenho que dizer que o fracasso pode ser um resultado, ainda não podemos controlar nosso destino, o que é uma pena. Sinceramente, acredito que o fracasso é o resultado de alguém que não se dedicou o suficiente, para isso, não se tem muito o que fazer. É por esse motivo que creio piamente na combinação da dedicação e ousadia, são dois fatores que quando juntos são a perfeita combinação para quem procura por sucesso. A dedicação sempre será a chave que abre as portas do sucesso. A parte complexa é manter a dedicação, por esse motivo, ela é algo que facilmente pode ser deixado de lado. Às vezes parece mais fácil simplesmente desistir. Saibam disso: desistir nunca é e nunca foi uma solução para nada.

Tendo isso em mente, posso dizer que o sucesso tem grandes chances de ser o resultado. Não tem como se obter algo diferente se você se esforçou tanto por alguma coisa. Sendo assim, não escute a opinião de terceiros e tome como verdades. Você tem todo o direito de ser e fazer o que te deixar feliz, você pode correr seus próprios riscos e aprender com seus fracassos e sucessos.

Torne-se dono de si mesmo, confie na força e no talento que carrega dentro de você, tenha os mesmos como aliados nessa batalha. A autoconfiança é uma das melhores e mais úteis qualidades do homem, aprenda a desenvolvê-la e cultivá-la todos os dias. Em um mundo onde as pessoas desistem facilmente por pressões externas, seja a pessoa que luta com todas as garras pela sua felicidade.

Revisão por Fellipe Pepi