Imagino que eu tenha chamado sua atenção por causa da capa e titulo do post, um tanto apelativo, confesso, mas essa era a verdadeira intenção. Ou seja, missão cumprida. Agora que eu consegui sua atenção, vamos falar sobre o que interessa: os lindos peitos da Gaga.

Primeiramente, eu quero te fazer algumas perguntas. Responde aí, mentalmente ou nos comentários, o que essa foto te faz sentir? O que você pensa sobre ela? Causa algum tipo de desconforto? Valendo!

Essa foto, como a maioria deve saber, foi tirada na última Cerimônia do Oscar (28/02). Gaga usava um lindo híbrido de macacão e vestido – ou seja lá como posso chamá-lo – desenhado pelo talentosíssimo Brandon Maxwell, estilista que faz parte da equipe dela. O vestido pode ter chamado atenção por sua beleza, mas, para alguns, os peitos da Gaga roubaram a cena. Vamos ser sinceros.

No dia, estava comentando sobre o Oscar junto com duas amigas no nosso grupo do WhatsApp, quando, do nada, recebi a bendita foto, desse mesmo jeito que está na capa, bem focada nos peitos. Ela estava acompanhada da seguinte frase: “peitos caídos”. A outra amiga logo demonstrou que concordava. E eu fiquei sem saber o porquê dos “peitos caídos” merecerem tanta atenção. “Vão mesmo criticar os seios de uma mulher? Certeza?”, perguntei. Mas elas continuaram. E acabei lendo uns absurdos que me fizeram desejar não ser alfabetizado.

Elas exigiam que a Gaga modificasse seu corpo – afinal ela tem dinheiro pra isso – ou que usasse roupas “apropriadas”. Como se isso fosse uma obrigação. Se tem condições, tem que dar um jeito nos “defeitos”. É assim que elas justificavam.

Foi um choque, admito. Principalmente por esses comentários terem vindo de mulheres, apoiadoras da causa feminista, conscientes da opressão que sofrem. Seria machismo internalizado? Sim ou claro?

Eu, assim como qualquer outro viciado em problematização, me senti na obrigação de pontuar algumas questões.

O mesmo padrão de beleza que elas exigem para outra mulher é o mesmo padrão que as oprime e que ainda irá oprimi-las. O triste é que elas não são as únicas que reproduzem isso. Homens e mulheres, incluindo eu e você, estamos sujeitos a reproduzir esse tipo de discurso. Está tão enraizado – odeio essa palavra – que, por vezes, falamos sem nem mesmo pensar. Portanto, não as culpo.

Para alguns, pode parecer que foi apenas um simples comentário, assim como ocorre em quase toda premiação. Apenas pessoas comentando sobre o corpo ou a roupa de uma mulher famosa. Nada novo debaixo do sol. Mas não podemos ser tão simplistas, devemos nos atentar aos impactos que isso pode causar na imagem corporal das mulheres, incluindo essas minhas duas amigas. Aliás, já escrevi sobre imagem corporal e padrões de beleza antes. Se ainda não leu, confira o texto “A artista deve ser bela” e “Pessoas bonitas não comem”. Ambos trazem uma noção maior sobre esses assuntos. E, por isso, vale a pena ler!

Afinal, qual o problema com os peitos caídos? É natural, não é? Porque, pelo que eu saiba, a maioria esmagadora das mulheres não possui seios fartos, redondos e/ou levantados. Principalmente mulheres com a mesma idade, ou mais velhas, que a Gaga. Esse padrão, portanto, é irreal. Katy Perry é exceção – risos. Então, qual o problema?

A Gaga, pelo menos, não vê nenhum problema nisso. Na verdade, toda essa questão de modificar o corpo pra agradar os outros vai à contramão de toda sua mensagem de autoaceitação. Ela não precisa de silicone, ela tem uma carreira, talento, confiança e pessoas que a amam. Pra que silicone? Me diz. Pra agradar desconhecidos? Não, obrigado. Ela está bem assim, então deixa. O corpo é dela.

A mulher quase ganhou o Oscar, fez uma apresentação maravilhosa com uma mensagem extremamente importante, e você aí se importando com peitos? Pare.

O verdadeiro problema está em exigir que as mulheres se adequem a esses padrões inalcançáveis. Isso só as traz sofrimento e nada mais. Esse problema já começa quando as pessoas se esquecem – ou decidem ignorar – as conquistas, projetos e trabalho de uma mulher, enfim, coisas que importam, para se focar em seu corpo e/ou vestimenta. Algo que pode ser facilmente percebido em entrevistas de Red Carpet.

Isso é algo que ainda precisa ser desconstruído, começando por cada um de nós, mesmo que seja evitando fazer um comentário ou outro, e se tornando mais consciente disso no dia a dia.

Então, deixe os peitos em paz, e todo o resto do corpo feminino também. Peitos livres dos padrões de beleza são peitos mais felizes, sem os apertos da opressão. “Ah, mas homens não gostam de peito caído”. Sinceramente? Que se dane esses homens. Lembre-se que nenhuma mulher precisa de validação masculina para ser e se sentir linda.

Enquanto uns se incomodam, Gaga está vivendo sua vida, e está muito feliz por sinal. Mostrando para nós, mais uma vez, que a autoaceitação e o amor próprio é tudo que importa.

Mais peitos felizes, por favor!

Revisão por Fellipe Pepi