A artista francesa Orlan, conhecida por usar seu corpo para produzir arte, havia dado entrada, anteriormente, em um processo contra a cantora Lady Gaga por plágio. Segundo o site ArtNet News, a artista e seus advogados disseram identificar diversas similaridades nas imagens do clipe de Born This Way com trabalhos antigos produzidos por ela.

Eles alegaram que Gaga explorou a estátua “Bumpload” (1989) de Orlan, cuja face é alterada com próteses para criar cumes perturbadores em suas bochecas e testa, e “Woman With Head” (1996), a qual mostra uma cabeça feminina decaptada em uma mesa, que eles dizem ter sido copiada no vídeo da música.

À esquerda: "Blumpload"(1989);À direita: Capa do single "Born This Way"

À esquerda: "Woman With Head" (1996); À direita: Cena do clipe de "Born This Way"

No dia 7 de julho, a corte de Paris derrubou a reclamação da artista, determinando que ela deveria pagar à cantora pop e a sua gravadora €20.000 (R$ 71.896,76), de acordo com Le Jornal des Arts.

Apesar disso, a artista diz não desistir do processo. “Nada ainda está resolvido, já que entrei com um recurso”, declarou Orlan ao site.

Mas já no começo do ano, Orlan levou o caso aos Estados Unidos. Em janeiro, seus advogados em Nova Iorque entraram com um pedido para destituir o diretor fashion, Nicola Formichetti, e o artista de maquiagem, Billy Bransfield, o time criativo por trás do vídeo, na corte federal de Manhattam.

Tradução por Mariana Kvothe

Revisão por Kathy Vanessa