Depois de anos esperando, depois de passar por períodos difíceis, finalmente, Lady Gaga anunciava seu mais novo single pop. Foi como uma injeção de adrenalina em todos os seus fãs. De repente, estávamos tomados por uma grande animação e com muita expectativa para o seu próximo lançamento.

Todos fizeram questão de divulgar a novidade em suas redes sociais, fizemos novas amizades. O clima de felicidade estava em todo canto. Parecíamos uma família que se reencontra depois de anos separados. Foi uma das coisas mais bonitas que aconteceram. Um dos momentos mais preciosos vividos pela base de fãs da nossa querida Mother Monster.

Porém, essa energia não durou tanto tempo assim. Depois que o lead single foi lançado, sob o nome de Perfect Illusion, os Little Monsters começaram a vibrar em outra frequência. Houve uma grande divisão entre os que gostaram da música e os que odiaram de coração. A família sofreu um grande abalo.

Não podemos negar que houve uma imensa expectativa em cima do seu single de volta à música pop, depositamos toda a nossa esperança nele. Queríamos presenciar uma volta estupenda, a volta que marcaria para sempre essa comunidade de fãs. Mas as coisas não saíram como esperado, como sempre pode acontecer.

Também é óbvio que ninguém é obrigado a gostar de música alguma, isso não está em questionamento. Se alguns fãs não curtiram, esse é um direito deles, gosto musical varia muito, até mesmo dentro de um grupo que gosta da mesma cantora. Entretanto, alguns comentários e atitudes deram o início a uma grande briga interna. Muitos desmereceram o trabalho de Lady Gaga, houve até textão no Facebook pronunciando a saída da base de fãs. Extrapolaram?

Tempos depois, em entrevistas, viemos a descobrir que a palavra chave de todo o álbum, chamado Joanne, em homenagem a sua tia que morreu muito jovem, é família. Esse é um álbum bastante pessoal, ela fala sobre sua família, seus amores, seus fracassos e superações, é muito íntimo. Também é um álbum com o propósito de transformar estranhos em uma família unida pela música, como ela disse em uma entrevista à Rolling Stone:

“Minha intenção é unir as pessoas que não se conhecem e que talvez se sintam estranhas, mas de alguma forma podem ser unidas pela música. Isso é o que eu queria fazer. Porque isso é puro e autêntico para a história da minha família e é o que eu defendo”.

Na mesma entrevista, Gaga também falou sobre sua conexão com os fãs:

“Eu definitivamente tenho uma relação mais profunda com os meus fãs agora do que naquela época, porque eu os conheço há anos. Mesmo que eu não conheça todos eles, pessoalmente, eu podia sentir que temos crescido juntos, sabe? Mesmo que nós tenhamos vivenciado alguns shows mais selvagens naquela época, os fãs agora são selvagens em espírito. É realmente bonito de ver".

Assim, descobrimos que a sensação de união observada durante o anúncio de Perfect Illusion é todo o objetivo que a cantora busca com o lançamento desse novo trabalho, que é diferente de todos os seus anteriores, apresenta influências de outros gêneros musicais e mostra uma artista bem diferente do que estávamos acostumados. Até a produção do disco foi bem íntima, como se fosse uma reunião de família num domingo, algo que ela fez questão de falar desde o início.

Por isso, é tão triste ver que alguns fãs estão insultando uns aos outros por causa de gostos musicais diferentes. É chato ver que muitos não estão abertos à mudança que o Joanne será na carreira de Gaga, independente de sucesso comercial. Não vamos esquecer que somos uma das razões para que ela continue seu trabalho, sempre se esforçando para oferecer o melhor que ela puder. Espero que no final dessa era possamos olhar para trás e ver que esse ideal de união pela música não foi apenas uma perfeita ilusão.

Revisão por Milena Rodrigues