O Brasil está passando por uma extrema crise política atualmente, isso é algo que todos sabem, mesmo aqueles que dizem não se interessar por assuntos políticos. Diante disso, acho que é importante levantar a questão da importância dos jovens e adultos se engajarem e se conscientizarem quando o assunto é política.

É nítido que a maioria dos jovens brasileiros não tem a consciência da importância que a política desempenha nas suas vidas sociais. É através da política que nossa vida em sociedade é regida, nos mínimos detalhes. Tendo isso em mente, fica óbvio que a conscientização política é indispensável.

Antes de tudo, é importante destacar a definição da democracia representativa, o sistema no qual estamos inseridos. Por meio desse sistema, os cidadãos brasileiros votam em pessoas que irão representá-los no campo político, entretanto, a democracia não é tão bonita e simples como sua definição nos faz crer. Sabe-se que existem inúmeros jogos de interesses que barram as reivindicações dos eleitores.

Diante dessa situação, é parte do direito dos eleitores buscarem meios para que suas reivindicações sejam devidamente atendidas e para que os elegidos realmente efetivem suas propostas eleitorais. A massa deve se unir no sentido de usar a coletividade para pressionar o poder público, para que a força de todos juntos possa ser usada de maneira correta e consciente.

Porém, graças ao famoso “jeitinho brasileiro”, as pessoas preferem ganhar privilégios individuais, muitas vezes efêmeros, em troca de votos. Essa situação representa um dos maiores problemas na política brasileira, as pessoas não pensam mais na coletividade ao dar seu voto, mas sim na sua felicidade individual e momentânea.

Essa é uma característica que precisa mudar urgentemente, mas só irá acontecer se a população se dispuser a entrar nas discussões políticas, entender seu papel social e desenvolver a crítica e a consciência. Esses são aspectos fundamentais em qualquer sociedade.

Nesse sentido, em junho desse ano, Lady Gaga participou do painel da Conferência de Prefeitos dos Estados Unidos, junto com Dalai Lama, para responder perguntas de prefeitos presentes. Durante a conferência, ao responder uma das perguntas, Gaga abordou a mobilização dos jovens:

“Esqueça o dinheiro. Quando você falar com as pessoas... Saia e fale com as pessoas, olhe-as nos olhos, converse com elas, mobilize os jovens, eles são espertos. Eles são espertos e acreditam porque eles ainda não estão cansados, eles acreditam que o mundo pode mudar.”

Nessa resposta, Gaga destacou o papel dos jovens na política, aconselhou aos prefeitos presentes acerca da necessidade deles mobilizarem a camada jovem da população. É essa faixa etária da população que apresenta as características necessárias para buscar a mudança. Como Gaga falou, eles são espertos, não estão cansados e acreditam que o mundo pode mudar.

Precisa-se de pessoas com essas características, urgentemente, pois vivemos em uma época que até os jovens estão pessimistas quanto à ideia de “um mundo melhor”. As pessoas estão parando de lutar, e claro, pode-se entender perfeitamente o motivo.

Chegou a hora de ressuscitar o frescor da juventude novamente, chegou a hora de voltar a ter aquela determinação e aquela crença inabalável de que podemos fazer a mudança e de que podemos ser a mudança. Essa é a hora de reencontrar seu eu jovem e com ele refletir e se mobilizar. Não há como ocorrer mudanças quando não se tem luta. Sejamos a luta que o mundo necessita.

Revisão por Milena Rodrigues