Lady Gaga concedeu uma entrevista à rádio KIIS FM 106,5, da Austrália, nesta quinta-feira (24). Na entrevista, Gaga falou sobre diversos assuntos, incluindo política, seu novo cachorrinho Gustavo, bondade, Selena Gomez e muito mais.

A cantora também apresentou a faixa Joanne, que dá título ao seu álbum, e Million Reasons. Além disso, revelou que esteve em estúdio com Diane Warren, compositora com quem Gaga escreveu Til It Happens To You.

Abaixo, você confere a entrevista, seguida de sua tradução:

O novo membro da família Joanne.

"Entrevistador: O cachorrinho é um buldogue francês?
Lady Gaga: Sim, é um francesinho! É uma história tão bonitinha, a minha melhor amiga desde que eu tinha 4 anos comprou a irmã dele e me mandou uma foto. Ela me contou que os criadores do canil disseram que o irmão da cachorrinha passou o dia todo chorando com saudades da irmã, então eu disse que não podíamos separá-los e comprei o irmão dela.

Entrevistador: Nós lemos alguns nomes aqui e alguém sugeriu Cowpig, Moonpig... Você já escolheu um nome para ele?
Lady Gaga: Não sei, estou pensando em Gustavo. Mas o apelido dele é Mumu, porque ele se parece com uma vaca. A minha irmã tinha uma vaca de pelúcia quando éramos pequenas e eu ficava irritando ela com a vaquinha, jogava pela janela, pela varanda, ela ficava tão irritada. Então quando eu comprei o cachorrinho mandei uma foto para ela e disse 'Olha, é Mumu!'.

Entrevistador: Você vai colocar roupinhas nele? Porque você tem umas roupas bem legais para a sua outra cachorra.
Lady Gaga: Acho que tenho que esperar até que ele seja grandinho o suficiente para perguntá-lo se ele quer usar roupinhas. Não quero forçar, ele é só um bebêzinho de 8 semanas.

Entrevistador: Como você sabe se eles querem usar roupinhas ou não?
Lady Gaga: A Asia gosta de usar roupinhas, ela desfila por aí, dá para ver que ela fica animada quando coloca um suéter ou algo assim. Mas o Koji, meu outro cachorrinho, não gosta tanto assim de usar roupas, então não coloco roupinhas nele. Não quero envergonhar os bichinhos.

Entrevistador: Os cachorros viajam com você quando você está em turnê ou eles ficam em casa?
Lady Gaga: Os cachorros viajam comigo quando estou em turnê, mas só quando é seguro para eles e não é uma viagem muito grande. Eu gosto de ficar com eles, são a minha família, meus bebês. Eu cuido deles, os amo muito.

Lady Gaga no AMAs 2016.

Entrevistador: Vocês estão comemorando o dia de ação de graças aí nos Estados Unidos, nós não comemoramos aqui na Austrália. Qual é o sentido do dia de ação de graças?
Lady Gaga: É um dia para agradecermos e nos sentirmos agradecidos pelas coisas que temos em nossas vidas e pela nossa família. Eu estou aqui comemorando no restaurante do meu pai na 67th Street, o Joanne's Trattoria. Eu também nomeei o meu novo álbum como Joanne, porque o meu nome do meio é Joanne em homenagem à irmã do meu pai, que faleceu quando ele era muito jovem. É tipo o destaque em nossa família, este mito de uma deusa que teve uma vida tão curta, ela morreu aos 19 anos. O álbum é bastante sobre superar a dor e a tragédia e batalhar para seguir em frente. Também sou uma garota americana e acho que este álbum realmente capta musicalmente tanto a terrinha quanto a cidade grande, e isso representa quem eu sou. A minha família é italiana mas o meu pai é de Nova Jérsei e Nova Iorque, e a minha mãe é da Virgínia Ocidental, então sou meio que metade garota da cidade e metade garota de interior, e de fato namorei muitos cowboys! O álbum realmente me representa como mulher no momento, amadurecendo e me tornando mais adulta. Também é muito bom estar com a minha família no restaurante Joanne hoje com o álbum lançado, sinto que esse é um momento muito especial em família para refletirmos sobre o que é importante.

Gaga e Selena Gomez no backstage da cerimônia do AMAs 2016.

Entrevistador: Você ficou muito emocionada quando ouviu Selena Gomez falando sobre suas batalhas contra a depressão estando nesta indústria. Isso te tocou de um jeito mais pessoal? Você conseguiu se relacionar e entender o quão difícil é para alguém como ela estar nesta indústria?
Lady Gaga: Absolutamente sim. Acho que nós artistas estamos sempre tentando fazer o público e a plateia felizes e nunca queremos mostrar a nossa dor sem ser através da nossa música, ou um videoclipe, uma produção visual... Achei muito corajoso da parte dela vir à frente e falar sobre isso. Já falei um pouco disso na minha própria vida e incentivo que meus fãs e outras pessoas façam o mesmo, mas é que eu a conheço e acho que fiquei um pouco empolgada por ela naquele momento. Foi como assistir alguém arrancar as algemas dos pulsos, se desacorrentar, sabe? Porque às vezes se vai para um evento de tapete vermelho onde tem 100 pessoas com câmeras viradas para você berrando o seu nome, mas você continua infeliz por dentro. É algo difícil de se esconder, e o que ela estava dizendo é que ela não queria mais esconder isso. Em um certo momento na minha carreira eu fiz a mesma coisa e me desviei um pouco, atuei em American Horror Story, cantei com o Tony Bennett... Ele é um dos meus melhores amigos, acabou de me ligar. Nossas famílias estão unidas neste dia de ação de graças. Eu fiz tudo isso para dar uma pausa da música, ou pelo menos da música pop, só por um tempinho para me concentrar em me fazer feliz. Isso me levou não só a criar um álbum do qual eu sou incrivelmente orgulhosa em termos musicais, mas também a conseguir um papel no musical A Star Is Born e produzir as músicas para este filme. É muito importante que todos ouçam o que a Selena disse naquele palco: Você não precisa estar sempre tentando manter uma boa expressão e uma boa fachada para obter sucesso, o mais importante é que você esteja bem por dentro, porque é o seu coração que importa, e ela realmente mostrou isso. Fiquei muito orgulhosa dela e realmente a parabenizo por isso.

Gaga e Kevin Parker em estúdio na produção de "Joanne".

Lady Gaga: Eu só queria mencionar, já que você falou sobre Perfect Illusion, que eu amei trabalhar com o Kevin Parker do Tame Impala nessa música. Ele é incrível, maravilhoso, australiano e gênio. E nós realmente tivemos um grande momento trabalhando juntos; Kevin é muito, muito maravilhoso, e toca todos os instrumentos. Ele é muito gentil e amável. É engraçado porque nós estávamos falando sobre o discurso da Selena Gomez e sobre expor seus sentimentos e Perfect Illusion realmente é sobre isso de certa maneira; eu estou procurando por algo real, por amor verdadeiro, e esse é o falso, isso é uma perfeita ilusão. Eu quero o que é real.

Gaga com seus fãs em Tókio.

Entrevistador: Seus Little Monsters estão por todo o mundo, eles te adoram, eles amam as coisas pelas quais você defende. Você realmente tem o poder de tocar as pessoas, tem voz nas plataformas sociais e pode ajudar aqueles que não podem ser ajudados. Você leva isso muito a sério porque você é um modelo [para as pessoas] e faz música, atua, e é muita talentosa, mas tem uma enorme responsabilidade que é de ajudar as pessoas e você faz muito isso, não é?!
Lady Gaga: Sim, eu tento fazer o máximo que posso. O que realmente sinto no meu coração é que o sentido da minha vida, além de entreter as pessoas, é de colocar boas mensagens, boas notícias, boa energia e uma vibe positiva no mundo. Sabe, eu digo muito isso: aqui vamos nós com nossas ‘Joanne Vibes’. Joanne é sobre se sentir bem e sobre positividade, ser amável e solidário com os outros. O mundo pode ser caótico, a vida pode ser caótica e todo mundo tem coisas acontecendo nas suas vidas e a melhor maneira de passar por isso é estando juntos e com bondade. E não com divisão, ou sendo muito duros com as pessoas. Eu espero que esse tipo de 'cultura' esteja morrendo, que esse tipo de coisa que está na moda de ser incisivo, ser mau na internet e praticar bullying. Espero que isso esteja morrendo e eu vou continuar falando sobre isso e trabalhando com a minha mãe pela Born This Way Foundation para ajudar as pessoas a entenderem o cyber-bullying e ajudá-los a entender também porque é importante ser bom com os outros. Estou muito animada em lançar uma pesquisa que estamos fazendo que fala sobre o que a bondade faz para o cérebro. Eu quero lançar de um jeito muito especial para que as pessoas consigam ver. Mas a verdade é que quando você é bom com alguém, você consegue ver o que acontece com o seu cérebro. E você pode ver o que faz com uma pessoa, com nossos corpos, e como isso os afeta. Tem algo chamado ‘Prazer por bondade’¹, que é basicamente quando você ajuda outras pessoas, isso te faz se sentir bem. Quando você faz outra pessoa se sentir melhor, e dá algo para ela, você se sente bem.

¹ Adaptado para melhor entendimento.

Ilustração de "Come to Mama" de Marciano Palácio.

Entrevistador: Você já interagiu com alguém online que te faz se sentir mal e se arrependeu? Você se sentiu atingida por algo que algum troll tenha dito e foi puxada para algum de tipo de argumentação? Você fez isso algo assim?
Lady Gaga: Sabe, eu vou ter que lembrar, mas tenho certeza que sim. Todo mundo já fez isso... Se arrepender de coisas que você não está muito orgulhoso de ter feito. Mas eu tento ao máximo responder a positividade e de vez em quando eu respondo a alguém que esteja sendo odioso, mas eu respondo de uma forma amável, eu gosto de dizer que na verdade nós não somos tão diferentes. Nós gostamos das mesmas coisas. No meu país nesse momento, tem muita coisa acontecendo com religião, com política e para mim é muito importante expor a mensagem que nós somos sim, iguais. E que nós somos muito unidos na nossa humanidade e é muito importante remover os rótulos em tempos como esses. Não existe 'nós' e 'eles'. É apenas 'nós'. Eu acho que nós podemos fazer isso. Eu realmente acredito. Se você ignorar o bullying, então você continua a adicionar para a divisão. Mas se você diz "Ei, nós não somos tão diferentes, está tudo bem. Eu te amo. Sou sua irmã, sou seu irmão, estamos nisso juntos"...

Gaga e Elton em fevereiro deste ano no Iconic L.A. Music Site.

Entrevistador: Você também é madrinha dos filhos do Elton John. Quais responsabilidades vêm com isso? Você tem que estar envolvida com aniversários e coisas assim, certo?
Lady Gaga: Sim, claro! Eu amo muito Zachary e Elijah, eu os vejo tão frequentemente quanto posso, e quando eles podem. Eles são lindos e maravilhosos, eles têm uma família linda. De certa forma acho que isso não é algo que posso falar porque é privado, e eu sei que para o mundo eu sou a madrinha dos filhos do Elton John e David Furnish e ‘Uau, ela é essa grande celebridade’, mas para mim eles são minha família, nós comemos juntos, eu dou presente a eles, os abraço e beijo. Eu amei quando eles foram me ver quando eu estava em um photoshoot, eu e Elton estávamos fazendo uma coisa juntos, nós todos estávamos passando um tempo juntos e eu pedi sorvete, mas ao invés de pedir sundays já prontos, nós pedimos o sorvete e eu deixei tudo lá e fizemos sundays juntos, eles tiveram uma dose boa de açúcar, eu era a ‘Gagamother’, eles me chamam de 'Gagamother'.

Gaga e Warren em photoshoot do Oscar.

Lady Gaga: Eu estou aqui no estúdio com Diane Warren.
Entrevistador: Eu conheci a Diane antes, eu a amo!
Lady Gaga: Você acredita que essa música ganhou um Emmy? Você acredita nisso?
Entrevistador: É maravilhoso.
Lady Gaga: Isso é uma grande coisa para nós aqui na América, então estamos muito orgulhosos, eu sou tão grata."

Áudio da entrevista:

Lady Gaga lançou seu novo álbum, Joanne, que inclui as canções Perfect Illusion, Million Reasons e A-YO. Adquira nas lojas Fnac, Saraiva ou Livraria Cultura.

Acompanhe todas as notícias sobre Lady Gaga e seu novo álbum JOANNE, através do site RDT Lady Gaga e suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Fernanda Meirelles, Bruno César e Vanessa Braz de Queiroz.
Revisão por Milena Rodrigues