Lady Gaga lançou seu novo álbum, Joanne, mundialmente no dia 21 de outubro. Por isso, convidamos um colaborador de longa data, Lucas Alvarenga, para fazer uma resenha sobre o álbum e compartilhar com os nossos leitores.

Ao longo do mês de novembro, postaremos as análises feitas por ele, de cada canção do álbum Joanne:

1- Diamond Heart
2- A-YO
3- Joanne
4- John Wayne
5- Dancin' In Circles
6- Perfect Illusion
7- Million Reasons

Lembramos que essa análise não representa a opinião do RDT ou da Lady Gaga. Esta é uma opinião pessoal do Lucas e pode não condizer com as reais influências das canções. Sinta-se à vontade para deixar a sua opinião nos comentários.

Million Reasons

Durante a Dive Bar Tour, Gaga falou sobre o significado da música:

"Eu e Hillary Lindsey estávamos conversando e refletindo sobre idas e vindas e pensamos porque os homens - todos os homens, como meu pai, meus namorados, todos os homens na minha vida - eles me dão um milhão de motivos [para deixá-los], mas eu preciso apenas de um para ficar com eles".

VERSO 1

You're giving me a million reasons to let you go
(Você está me dando um milhão de motivos para te deixar ir)
You're giving me a million reasons to quit the show
(Você está me dando um milhão de motivos para desistir)
You're givin' me a million reasons
(Você está me dando um milhão de motivos)
Give me a million reasons
(Me dê um milhão de motivos)
Givin' me a million reasons
(Me dando um milhão de motivos)
About a million reasons
(Por volta de um milhão de motivos)


A primeira estrofe da música já inicia demonstrando a insatisfação da Gaga perante essa relação, afirmando que tem milhões de motivos para deixar a pessoa ir e deixar o palco.

Aqui, mais uma vez, a música funciona em dois planos, onde ela direciona a música tanto a uma relação amorosa quanto a sua relação com a fama e a mídia. De fato, em 2015, Gaga disse em entrevista: “Ao final de 2014, meu estilista me perguntou 'Você sequer se importa em ser uma popstar ainda?', e eu olhei para ele e disse, 'Quer saber, se eu pudesse parar toda essa loucura agora mesmo, eu pararia. Mas eu não posso'".

Ainda na primeira estrofe, ela revela sua vontade de ficar isolada ao dizer que se tivesse uma estrada, fugiria para as colinas. A linha "If you could find a dry way i’d forever be still" pode ter dois significados diferentes: 1- refere-se à estrada ser seca e segura, representando que se ela pudesse fugir de uma forma segura ela iria; 2- implica que a pessoa com a qual ela está se relacionando tem problemas com bebidas (dry away faz alusão à drying out, que significa ficar sóbrio), de forma que pode ser tanto na realidade ou apenas uma metáfora para representar o quanto essa pessoa é instável e desestabiliza sua vida.

VERSO 2

If I had a highway, I would run for the hills
(Se eu tivesse uma estrada, eu correria para as colinas)
If you could find a dry way, I'd forever be still
(Se você pudesse encontrar um jeito, eu ficaria parada para sempre)
But you're givin' me a million reasons
(Mas você está me dando um milhão de motivos)
Give me a million reasons
(Me dê um milhão de motivos)
Givin' me a million reasons
(Me dando um milhão de motivos)
About a million reasons
(Pode volta de um milhão de motivos)

A segunda estrofe, descreve momentos de devaneios em que ela se pega pensando sobre os recorrentes desentendimentos na relação e aparenta estar em outro mundo. Ela também aponta como é difícil saber no que ele diz que ela deve acreditar, mostrando como ela se sente insegura nessa relação. A recorrência da frase ‘Você está me dando um milhão de motivos’ demonstra bem essa insegurança, fazendo-a reconsiderar a todo momento se ela quer ou não estar nesse relacionamento.

REFRÃO

I bow down to pray
(Eu me curvo para rezar)
I try to make the worst seem better
(Eu tento fazer o pior parecer melhor)
Lord, show me the way
(Senhor, mostre-me o caminho)
To cut through all his worn out leather
(Para cortar todas as suas roupas de couro usadas)
I've got a hundred million reasons to walk away
(Eu tenho milhões de motivos para ir embora)
But baby, I just need one good one to stay
(Mas, baby, eu só preciso de um bom motivo para ficar)

No refrão, Gaga recorre ao conforto da religião para tentar fazer as coisas aparentarem ser melhor, uma vez que a relação já está desgastada.

No refrão, há dois pontos importantes: o primeiro é que ela reza para as coisas aparentarem ser melhores em vez de rezar para as coisas de fato melhorarem - uma alusão a como em momentos de fraqueza nós podemos nos satisfazer com uma mentira –, como uma perfeita ilusão; o segundo é que ela refere-se à relação como "couro desgastado", uma outra referência ao tema cowboy, uma vez que eles são conhecidos por usar roupas de couro.

Ao final do refrão, ela admite que precisa de apenas um motivo a favor capaz de anular todos os milhares de motivos contra. Nesse ponto, esse único e bom motivo pode ser qualquer coisa, dentro ou fora de uma relação, tornando a música relacionável com qualquer um que a ouça. Mas mais importante, voltando ao começo onde ela diz na entrevista que poderia desistir da música, em outra recente entrevista, Gaga falou abertamente sobre como a fama afeta sua relação com as pessoas, fazendo-a chorar. Isso é um indício do quanto esse sentimento pode ter influenciado o processo de composição do álbum. De fato, talvez ela conheça um caminho seco e seguro que possa livrá-la dessa loucura da fama, de fato talvez ela tenha mil motivos para desistir – ela já possui dinheiro, fama e um legado -, mas, no fim, ela precisa de apenas um bom motivo para não desistir: os fãs.

Revisão por Milena Rodrigues