Photo: Kevin Winter/Getty Images for Bud Light

Mais um ano está chegando ao fim e nesse período sempre há algumas perguntinhas chatas que ficam martelando na sua cabeça sobre o que você fez nesse ano e como você poderia ter mudado tantas outras coisas. Também é um tempo de muita nostalgia, quem não se pega pensando nas suas lembranças vividas? Além disso, é a época da família, essa é a palavra mais falada quando o fim do ano se aproxima.

Grande parte das pessoas ao redor do globo se mobiliza e viaja para reencontrar sua família. Todos se juntam diante de uma ceia para conversar sobre seus feitos e o futuro. Todo mundo quer ter aquela sensação gostosa de estar de volta ao lar, de se reconectar com suas raízes. Porém, nem todo mundo tem uma grande família com quem dividem o laço de sangue. Então, o que é família?

A palavra família tem sido muito presente para os little monsters nesse ano, para ser mais exata, desde o anúncio do novo álbum de Lady Gaga, o incrível Joanne, o qual Gaga faz questão de lembrar, em sua entrevista para a revista "Rolling Stone", de que se trata de família:

“Mesmo se o álbum se tratasse sobre um namorado ou um grupo de amigos, todos eles são minha família. Eu não mantenho pessoas ao meu redor que não são da família. Não dá pra ficar. A menos que você esteja comendo na mesa conosco, você não faz parte da nossa família. Nós comemos juntos, choramos juntos, vivemos juntos, morreremos juntos. Tudo o que fazemos é para o outro, e nos preocupamos com o outro. Mesmo que tudo esteja bom e o dinheiro fluindo, e se estiver ruim ou não, ou mesmo que todos estejam saudáveis ou não, ou se seu melhor amigo tiver câncer. Tanto faz, o que importa é que você estará lá por perto, um pelo outro. No álbum, eu passei por todos aqueles momentos da minha vida. E é isso que é o mais maravilhoso para mim, ouvir tudo isso de volta. Eu pensei, 'Quer saber, eu fiz certo por essa pessoa, como uma artista'. Porque a partir disso irão olhar pra mim como uma amiga e vão pensar, 'Uau, minha amiga me ama de verdade’”.

Como Lady Gaga falou nessa entrevista, família não é apenas feita de pessoas que compartilham uma ligação sanguínea, o conceito deve ser muito mais ampliado. Estar em família significa estar na companhia de pessoas que te amam e te apoiam, pessoas que fazem com que você se sinta, verdadeiramente, como se você tivesse chegado ao lar.

Sua família deve ser aqueles que te demonstraram apoio quando você se encontrava no fundo do poço, que te confortaram quando o peso do mundo já era muito difícil de suportar sozinho, que enxugaram suas lágrimas quando muitos outros não demonstravam estar vendo-as. Mas que também sorriu e pulou junto com você quando uma conquista era concretizada, que te deram um motivo para dar gargalhada ou comemorar, que fizeram com que você se sentisse uma das pessoas mais felizes naquele momento.

Onde eu quero chegar com tudo isso? Como eu disse acima, o fim do ano é a época da família e por causa disso muitos que estão aí fora se sentem completamente sozinhos, a solidão também é um sentimento que ronda essa época festiva. Pensando nisso, essa coluna é dedicada principalmente a esses que estão se sentindo solitários.

Para os que estão se sentindo sozinhos nesse fim de ano: por favor, olhe ao seu redor e se faça a pergunta: “Quem é minha família nesse momento?”. E uma vez que você tiver essa resposta, se aproxime dessas pessoas, se permita alguns momentos de pura felicidade e não pense em todas as coisas que fizeram você duvidar que merecesse isso.

É importante que a gente se lembre de mais uma coisa: nós podemos construir nossa família todos os dias. Uma das teclas que Lady Gaga mais bateu durante a divulgação do Joanne foi que seu objetivo maior com o álbum era unir as pessoas através da música, criar uma família de pessoas que compartilham seu amor por essa arte. Grande objetivo, não é? Eu acredito que nós, fãs, realmente podemos e estamos nos unindo como uma grande família, desde o início da carreira dela.

Então, no próximo ano, faça mais por você e por aqueles que te cercam. Distribua gentilizas, amor e apoio para quem precisa. Construa sua família, pessoa por pessoa. Eu acredito, piamente, que bondade atrai bondade. Não seria esse um belo meio de começar uma maravilhosa ligação com os outros? Mais do que qualquer outra coisa, precisamos urgentemente de união. Faça com que isso seja um dos seus objetivos o novo ano.

Desejo do fundo do meu coração que todos vocês tenham um maravilhoso 2017! Também preciso agradecer muito pelo apoio que vocês, leitores, dão para essa coluna, significa muito para mim. Muito obrigada!

Xoxo

Revisão por Kathy Vanessa