Lady Gaga apresentou ao mundo em outubro o seu quinto álbum de estúdio, Joanne. Como todos os álbuns de Gaga, esse chegou com sonoridade e visual bem distintos, resultado de colaborações com um grupo de produtores, estilistas, designers, etc.

Pensando nisto, a revista V Magazine, montou uma análise, dividida em tópicos, para entendermos sobre o processo criativo de montagem e concepção do álbum.

Leia a análise traduzida na íntegra:

Gaga e Mark em estúdio mixando músicas do "Joanne".

A MÚSICA: Mark Ronson, Produtor.

"Foi realmente um processo aprofundado para acontecer em seis meses. Quando você está trabalhando nas coisas existe um ritmo, e você está se divertindo, e o tempo pode voar, mas ao mesmo tempo você pensa em todas as pessoas que vieram e contribuíram, e todo o trabalho que saiu em apenas seis meses. Foi encantador. Eu conheço Gaga por quase 10 anos. Eu sei qual é seu som, e sei o quão boa cantora ela é, mas entrando nisso eu não sabia se nós poderíamos necessariamente nos conectar criativamente. Nós fazemos coisas diferentes. Eu sei que gostamos das mesmas coisas, mas nem sempre isso é suficiente. E então nós começamos, os primeiros dias foram desajeitados, começar um álbum com qualquer pessoa é sempre uma mistura entre o primeiro dia de aula e um encontro às cegas que traz todas as neuroses e ansiedades. Toda vez que começo um novo álbum, o dia anterior eu estou sempre tipo: 'Eles vão descobrir que eu não tenho boas ideias e que eu estou inventando tudo esse tempo todo?'. Mas nós começamos, e depois de alguns dias nos sentamos e eu acho que a primeira música que saiu foi Diamond Heart, e então Joanne no outro dia. Era muito comovente. Eu só posso julgar alguém pensando, 'Caramba, se isso sair eu estarei empolgado para ouvir isso cinco vezes seguidas?', e eu tinha essa sensação em relação a essas músicas.

Joanne é uma música tão significativa para ela. O minuto que ela cantou aquele gancho eu estava tocando a guitarra e ela teve a ideia para a primeira letra de música: 'Where do you think you’re going? Where do you think you’re going?'. Eu não sabia a história toda por trás naquele momento, mas eu quase fui levado às lágrimas. Com aquela música nós ficamos tipo: 'Vamos fazer o álbum'.

Em seguida, pessoas incríveis as quais compartilhamos relacionamentos começaram a participar, alguns que escrevem, alguns que eram fãs que vieram e fizeram coisas maravilhosas. Era meio que um musical incrível de acampamento de verão de certa forma. Claro que é trabalho e que existem discussões e que algumas vezes irritamos uns aos outros e que todo mundo defende suas opiniões, mas na maior parte éramos nós, acampados nesse estúdio incrível, com todas essas pessoas maravilhosas vindo e adicionando coisas as músicas delas."

As duas diretoras criativas responsáveis pela direção do clipe de Perfect Illusion.

THE VISUALS: Ruth Hogben e Andrea Gelardin, Diretores Criativos.

"Nós trabalhamos com Lady Gaga por quase 10 anos, através de vários projetos, mas trabalhar com ela no Joanne foi diferente. Não é somente uma mudança de direção para ela como musicista, mas também como uma mulher. Joanne é um álbum de uma mulher forte, sobre uma mulher forte e isso realmente ressoou para nós. Nós fomos sortudas o suficiente de sermos capazes de ouvir as músicas bem mais cedo; passamos tempo no estúdio com ela e Mark, estávamos lá na concepção das músicas mais comoventes. Ver a jornada que o álbum passou nos permite entender completamente a intenção por trás, isso significa que fomos verdadeiramente e autenticamente capazes de casar a música e a imagem.

Perfect Illusion é uma música cheia de energia e nós queríamos um vídeo que refletisse essa energia, que fosse cru e empolgante. Foi Lady Gaga que originalmente visualizou o vídeo como uma performance e nós usamos a ideia inicial como nosso ponto de partida. Gaga é uma pessoa muito inclusiva e nós queríamos que isso viesse à tona no vídeo, então nós não queríamos ela performando num palco - tivemos a sensação que isso a separaria da multidão, e queríamos que ela realmente fosse parte disso. Nós amamos a ideia de Mark Ronson, BloodPop e Kevin Parker estarem no vídeo, mostrando novamente a natureza colaborativa de Gaga como artista.

Nós queríamos que o vídeo a mostrasse sem artifícios, de uma forma que seus vídeos não fizeram no passado. Há uma simplicidade no conceito. Por exemplo, nós amamos que ela segura o microfone portátil dentro da performance. A capa do single foi tirada no mesmo dia. Não queríamos que fosse uma pose calma ou uma 'imagem de moda', queríamos que mostrasse movimento e energia e que fosse sobre ela e sua performance.

Gaga dirigiu o Bronco [carro] sozinha no vídeo e seu compromisso com a performance e sua autêntica energia crua realmente aparecem na forma que ela dirigiu! Para nós, como diretores, foi assustador e empolgante ao mesmo tempo - a energia e emoção foram puramente autênticas. Seu pai estava no set e ele disse a ela que ela poderia dirigir o quão rápido quiser, desde que estivesse usando cintos de segurança!"

Lady Gaga utilizando o short e a blusa, no clipe de "Perfect Illusion", que marcaram o início da era "Joanne"

A MODA: Brandon Maxwell, Estilista.

“Essa foi a primeira vez que a vi completamente em apenas um lugar para a criação de um álbum. Ela tirou a carteira de motorista e dirigia todos os dias para o estúdio. Foi uma experiência muito pura onde o foco estava todo na criação da música e do álbum. Eu participei da criação de todos eles [álbuns] com ela, e com o Nicola [Formichetti] até agora, e ela sempre estava gravando enquanto estava em turnê, ou enquanto trabalhava em outros projetos. Essa foi a primeira vez que eu a vi sair de casa todos os dias, e ver como ela se vestiria, e pegar o carro e dirigir por aí. A maior inspiração para mim com [em termos de moda] esse álbum foi, realmente, apenas ela. Para mim, a inspiração não veio de nenhuma direção, mas de um lugar muito puro: onde ela está na vida dela, o que ela gosta, onde ela está confortável, e o que seu verdadeiro estilo pessoal é nesse momento. Essa foi a inspiração para mim: apenas observá-la fazer o álbum, observá-la acordar todos os dias de manhã e fazer seu café e dirigir até o estúdio e vestir o que a fazia confortável enquanto escrevia durante o dia todo. Chateia-me que todo mundo esteja 'Ah, e você a coloca nos vestidos' e eu estou tipo 'Sim, e eu também fechei o zíper do vestido de carne', sabe? Eu gosto dos dois igualmente e os dois vieram de lugares igualmente puros. Nunca é um artifício. Quando ela vestia o que vestia no começo, o que ela vestia ano passado, tudo é o que ela é. Então, pra mim, é sempre triste quando alguém olha para isso diferentemente do que verdadeiramente é. Se ela fosse uma artista que não escrevesse sua própria música – você sabe por que você está por perto, - ela fala de todas as partes de sua vida. E para ser capaz de trabalhar e criar algo assim, você precisa levar isso para um lugar mais honesto. Eu sei que todo traje que eu fechei o zíper veio de um lugar do qual ela estava confortável. Do seu coração, ela se sente fortemente nisso e ligada a isso e investe nisso. E isso é o que vamos continuar a fazer.

Eu realmente acho que esse é o melhor trabalho que ela tenha criado. Eu a vi criar praticamente todos os álbuns e amo todos, mas esse é extremamente pessoal, e é muito do que ela é. Isso, pra mim, é a única coisa que quero dizer, que todas as músicas nesse álbum estão representando o fato de que ela é muitas coisas diferentes. Quando você vê alguém trabalhando de 16 à 17 horas por dia, observa ela escrever suas próprias anotações musicais em um pedaço de papel, no chão, depois de 17 horas em shorts curtos que colocou em casa e dirigiu para o estúdio em seu Bronco [carro], e isso é o que ela realmente é. Não importa o que ela esteja vestindo – não importa se é alta-costura ou calças de moletom – a mesma mágica radia dela porque nada que ela faz é dependente das roupas. Ela tem uma energia especial que nem todo mundo tem. É cativante e animador e segura a atenção das pessoas. Tudo que ela faz, ela faz com convicção. E é maravilhoso estar perto disso."

Gaga apresentando Million Reasons utilizando o acessório.

O CHAPÉU: Gladys Tamez, Designer.

"Tem sido uma ótima experiência ter a oportunidade de trabalhar com Lady Gaga. Ela me dá muita inspiração em todas as peças que crio para ela. Nossa colaboração tem sido um processo passo-a-passo. Eu estava muito animada para colaborar com uma pessoa tão destemida, divertida, talentosa, esperta e inspiradora que tem um grande conhecimento de moda. No começo, eu fazia algumas peças grandes e exageradas para ela, e aos poucos comecei a fornecer mais chapéus de diferentes estilos. Eventualmente, eu estava indo para a casa dela em Malibu, trazendo cestas de chapéus para ela experimentar. Mas nós nos aproximamos saindo para a boate do meu marido em Los Angeles, onde tínhamos pequenas festas no cômodo de trás, ouvindo heavy metal, dançando nos móveis e então nós criaríamos vínculos falando sobre chapéus e tequila.

Chapéus tem muitos papéis ao mesmo tempo e cada um tem uma personalidade diferente, mas universalmente, eles oferecem proteção, atração e auto expressão. Eles podem fornecer resguarda e podem focar a mente e nos colocar em um estado emocional e inspirar criatividade. Eu gosto de pensar que os chapéus tiveram um pequeno papel nas ideias de Gaga enquanto ela escrevia o álbum.

Eu sou uma pessoa muito ligada à família, e isso significa o mundo pra mim. Eu vejo Joanne como uma forma de liberação – uma expressão musical de uma honestidade emocional que reflete sua criadora. Eu vejo Joanne como um jeito de Gaga mostrar um lado seu, uma divertida e animada baderneira, uma tomadora de riscos e uma cantora vanguardista, mas também uma humanamente sensível e complexa sendo uma artista.

Esse álbum é a expressão da sua educação e vida familiar, mas também a música que a inspira, seja country ou heavy metal. Para mim é a música mais sincera e pessoal que ela já fez. Geralmente, na vida, nós apresentamos ao mundo uma face que conforma com as expectativas dos outros ao invés do que somos por dentro. É sempre uma versão de nós que mostramos, mas algumas vezes nós somos forçados a ser uma certa pessoa para conformar a expectativa dos outros. Pra mim, esse álbum é sobre libertação e ser honesto sobre quem você é, não só para o mundo, mas para nós mesmos."

Lady Gaga lançou seu novo álbum, Joanne, que inclui as canções Perfect Illusion, Million Reasons e A-YO. Adquira nas lojas Fnac, Saraiva ou Livraria Cultura.

Acompanhe todas as notícias sobre Lady Gaga e seu novo álbum JOANNE, através do site RDT Lady Gaga e suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.


Tradução por Vanessa Braz de Queiroz e Bruno César
Revisão por Milena Rodrigues