Como todos devem saber, em janeiro, milhares de mulheres foram às ruas das cidades dos Estados Unidos e do mundo inteiro para marcharem juntas, para lutar a favor dos direitos das mulheres, das minorias e contra o novo presidente dos EUA, Donald Trump, um homem misógino e preconceituoso. Foram mais de 500 mil mulheres marchando contra o presidente que possui cerca de 52% de rejeição da população norte-americana, de acordo com informações da Folha de S. Paulo.

Esse momento foi memorável, de uma grandeza sem tamanho. Milhares de mulheres saíram com suas mães, filhas e irmãs, e levantaram sua voz contra a opressão histórica que se alastra contra as mulheres desde o início dos tempos. Mulheres fortes e de coragem que estavam dispostas a gritar contra aqueles que querem fazer com que elas são sejam ouvidas e entendidas.

Havia mulheres de todas as idades e etnias, e também chamou a atenção da mídia e da sociedade o fato de dezenas de artistas estarem presentes na luta a favor dos seus direitos. E que bom essas mulheres e homens comparecerem, que bom descobrir que seus artistas preferidos estão juntos contra qualquer ameaça às nossas mulheres. Quantas artistas fizeram lindos discursos e endossaram essa luta diária, levaram as manifestações e os gritos para suas redes sociais, para a televisão, para as páginas dos jornais.

Infelizmente, Lady Gaga não pôde comparecer durante a manifestação, entretanto, ela sempre demonstrou sua rejeição e sua preocupação com o discurso anti-mulheres do presidente eleito. Desde o início da corrida presidencial, Gaga demonstrou seu apoio ferrenho à Hillary Clinton e repúdio aos discursos de Trump. Depois de eleito, Gaga foi ao prédio de Donald Trump protestar com um cartaz escrito “Love trumps hate" ("O amor supera o ódio”).

Em um artigo intitulado O retrato de uma lady, que foi veiculado na revista Harper’s Bazaar, em novembro, Lady Gaga falou um pouco sobre as eleições:

“Eu pensava em Joanne enquanto estava assistindo as notícias durante a eleição sobre o escândalo por trás da fita do Access Hollywood. Aqui estamos nós, em 2016, e o fato de que aquele tipo de linguagem que estava sendo utilizada para falar sobre mulheres estava em todo lugar - na TV, na política - foi um abrir de olhos. Eu me senti deprimida e machucada porque é isso que esse tipo de linguagem faz. Depois eu assisti nossa incrível primeira dama, Michelle Obama, falando em New Hampshire sobre o quão machucada ela se sentiu vendo isso também. Ela falou sobre como as mulheres estão frequentemente com medo de dizer algo porque estão preocupadas que irão parecer fracas - que nos dirão que somos exageradas, dramáticas, emocionais. Mas não somos. Estamos lutando por nossas vidas.”

Vemos aqui a importância das mulheres se unirem e, juntas, lutarem por uma sociedade mais justa e igualitária, que nos escute e respeite nossas decisões. A frase “juntas somos mais fortes” deve ser cumprida ao pé da letra, e mais do que nunca precisamos fazer de nossa voz e de nosso corpo uma arma para lutar contra todos os que nos oprimem, contra todos que querem nos deixar no silêncio.

No Brasil, mulheres e minorias enfrentam o mesmo problema. Dezenas de políticos sentam em suas cadeiras com o objetivo de destruir tudo o que já conseguimos, para proferir discursos de ódio. Políticos com pensamentos retrógrados, que simplesmente não querem nos escutar, não querem nos entender, não fazem a mínima questão.

Coincidentemente, ano passado, Gaga nos presenteou com a linda música “Hey Girl”, em uma parceria icônica com Florence Welch. A letra fala sobre mulheres apoiarem umas às outras, uma grande mensagem em tempos onde a sociedade cria a falsa imagem de que mulheres são e precisam ser inimigas.

“Ei garota, ei garota Nós podemos tornar tudo mais fácil se levantarmos uma à outra Ei garota, ei garota Nós não precisamos ficar nos enfrentando Ei garota, ei garota Ei garota, ei garota Se você se perder Saiba que eu estou com você Saiba que eu estou com você” – Trecho de Hey Girl

Mulheres, agora é nossa hora. Vamos nos dar as mãos e marchar juntas. Vamos fazer muito barulho com todas as nossas vozes em harmonia. Vamos nos manter corajosas, confiantes e esperançosas, não só por nós, mas por todas as que ainda virão.

“Ser uma lady hoje significa ser uma guerreira, uma sobrevivente.” – Lady Gaga

Revisão por Vinícius de Souza