A Billboard publicou uma matéria em seu site falando sobre músicas que grudam rapidamente na cabeça. A matéria traz um estudo realizado por uma universidade de Londres, onde foi feita uma pesquisa com 3 mil pessoas.

As músicas de Lady Gaga foram as mais citadas pelos entrevistados quando perguntados quais as canções que ficam na mente involuntariamente.

Confira a tradução abaixo:

"Se você já deu uma olhada na lista da Billboard dos 100 Maiores Refrãos do século 21, você sabe que não custa muito para que uma (ou 100) dessas músicas comecem a tocar repetidamente na sua cabeça. Ficar com uma música na cabeça é algo tão comum que a maioria de nós acredita que é normal que certas canções sejam mais propensas a ficarem guardadas no cérebro do que outras.

Mas por qual razão? E as músicas que ficam presas em sua cabeça compartilham características em sua composição com as menos “grudentas”? Estas são algumas das perguntas que um estudo feito de 2010 a 2013 em Goldsmiths, na Universidade de Londres, investigou, como parte do Projeto Earworm.

Fazendo uma pesquisa com 3 mil pessoas, o estudo produziu uma lista dos earworms (canções que ficam na mente involuntariamente) mais comumente citados na música pop, bem como revelou uma série de características sobre elementos de composição que essas canções tendem a compartilhar. A descoberta mais importante na pesquisa, no entanto, foi algo que você não precisava de um PhD para lhe dizer: as músicas de Lady Gaga são grudentas pra car#%¨.

"Em termos de artistas mais citados, Lady Gaga ganhou o prêmio", diz a principal autora do estudo, Kelly Jakubowski, PhD, à Billboard. "Ela teve três canções no top 10 da nossa lista de earworms, e ela foi escolhida na melhor canção, com Bad Romance, nomeada por 33 participantes em nosso estudo".

'Alejandro' e 'Poker Face' ficaram nas posições 8 e 9 em nossa lista, então parece que certos artistas “grudam” mais do que outros. A razão pela qual "Bad Romance" encabeçou a lista de “earworms” mais relatados poderia ser, em parte, porque a música apresenta dois segmentos igualmente inesquecíveis – o refrão em si e o trecho "rah rah" - ambos foram citados "de forma razoavelmente igual" pelos participantes como partes que ficaram presas em suas cabeças.

Em relação ao que os earworms mais citados têm em comum com relação à composição, Jakubowski diz que os mais bem sucedidos tendem a ser bastante simples, mas com algumas partes diferentes inseridas para manter os ouvintes interessados. "A forma geral da frase ou melodia inteira tendeu a ser bastante genérica [nestas músicas], do tipo que você pode encontrar em canções de ninar ou Twinkle, Twinkle Little Star. "Apesar do padrão geral, algumas das estruturas de intervalo dentro dessa melodia eram raras ou incomuns. Você pode encontrar um salto maior [entre as notas] ou uma maior queda ou aumento no tom do que você espera ouvir em uma música pop típica", explica Jakubowski. "A estrutura geral tem que ser simples o suficiente para que ela possa ser lembrada espontaneamente na mente, então não pode ser tão complexa a ponto de você não se recordar dela, mas dentro disso, você encontra intervalos interessantes que acrescentam imprevisibilidade à melodia”, ela pontua. "Simples, mas não simples demais, para que o cérebro não perca o interesse".

Embora o Projeto Earworm tenha incluído canções presentes ao longo de toda a história da música, Jakubowski confirmou que a lista compartilhou uma série de semelhanças com a lista “Os 100 Maiores Refrãos do Século 21”, da Billboard, incluindo músicas de Lady Gaga, Beyoncé, Katy Perry e LMFAO.

Ela também confirmou que, apesar de não ser fã de música pop antes do estudo - "Eu sou violinista clássica", diz ela - seu cérebro agora está conectado à freqüência da Mother Monster. "Quando eu estava trabalhando nesta pesquisa, era eu ver Bad Romance listada no topo, e ela instantaneamente aparecia na minha mente. Eu fiquei com ela na minha cabeça por semanas trabalhando nisso. Eu nem conhecia muito bem a música antes do estudo. Mesmo quando eu fico sem pensar no estudo durante semanas, a música ainda aparece aleatoriamente na minha cabeça quando estou andando pela rua. Eu fico tipo: “de onde isso veio?”

Há algo nos dados da pesquisa: Bad Romance, ela realmente fica presa em sua cabeça".

Acompanhe todas as notícias sobre Lady Gaga através do site RDT Lady Gaga e suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Thais Fernandes

Revisão por Vinícius de Souza