Nesta quinta-feira (20), a revista americana Billboard divulgou uma entrevista feita com Richy Jackson, coreógrafo de Lady Gaga.

Na entrevista, Richy falou sobre os preparativos para a performance de Lady Gaga no Coachella, que aconteceu no último sábado (15). Citou, ainda, os momentos em que sentiu mais orgulho do seu trabalho com a cantora.

Leia a entrevista na íntegra:

Richy Jackson, coreógrafo de Lady Gaga, fala sobre a preparação para o Coachella, as tendências da dança na internet e sobre trazer o entretenimento de volta ao pop.

Como você está aproveitando o Coachella?
Eu realmente amei a energia. A atmosfera estava perfeita, mas assim que entramos no palco foi algo tipo: “finalmente!”, pois começamos o show aproximadamente às 23h00 (horário local). Ficamos lá o dia todo, ansiosos aguardando pela apresentação. Sempre tem coisas de última hora a serem feitas, mas não emergências – mais coisas para serem certificadas, afinal o show foi planejado muito rápido. Mas foi ótimo e eu realmente adorei.

Como você se preparou para o Coachella?
O que decidimos fazer para o show foi brincar com os vários gêneros de Lady Gaga. Ela consegue ir do pop para o rock. Nós encontramos uma maneira de misturar todos os seus estilos com o set. Quando tocamos Just Dance, foi uma performance apenas dela e da banda e ela remixou um pouco no refrão. Normalmente ela se apresenta com todos os dançarinos, que deixa a apresentação com um visual mais pop, ao contrário do Coachella no qual [nós fizemos] mais um visual rock, que permitiu a banda se destacar.

Qual o momento que você mais sentiu orgulho de Lady Gaga?
Foi no Super Bowl este ano. Bad Romance e Telephone foram também momentos que me deixaram muito orgulhoso.

O que você e Gaga aprenderam colaborando um com o outro?
Acredito que aprendemos a continuar trabalhando nas nossas ideias mais criativas. Ela me desafia a tentar isso ou testar aquilo. Então eu digo: “Ok, como fazemos isso mais rápido ou mais devagar?” Eu sempre penso de onde viemos e para onde estamos indo. Por exemplo, com a canção John Wayne, eu sabia que era sobre os relacionamentos dela com os homens, então eu quis que a música fosse agitada. Eu amei a parte que eu criei quando ela está pulando nas costas do cara e ainda dançando e cantando. Essa é a beleza da nossa organização, um relacionamento criativo: nós sempre continuamos a expandir nossos projetos.

Para qual caminho você vê que a indústria da dança está indo?
Eu vejo a indústria da dança se distinguindo e se separando sozinha. Você terá dançarinos convencionais e pessoas que trabalham para artistas, fazem comerciais ou filmes. A outra metade é movida pela internet, onde os jovens e os coreógrafos vão permanecer neste mundo online pois é diferente fora da internet. Um coreógrafo que está na internet trabalhando com dançarinos está promovendo seu grupo – e isso não é algo ruim. Mas no mundo profissional você está trabalhando com artistas.

Você já viu algum dançarino na internet que te inspirou?
Eu vejo vários estilos diferentes de dança e movimentos na internet. Isso é legal, mas eu nunca colocaria um desses para trabalhar com meus artistas pois eu sempre penso em como expandir a marca deles e fazê-los sentir como se eles não fossem igual todo mundo. Eu prefiro que eles sejam os líderes e mostrem ao público algo diferente.

Qual o próximo passo para você?
Com Lady Gaga será a Joanne Tour. Eu estou muito animado com isso. Será divertido trazer este álbum para a vida para que as pessoas possam ter a visão de como é. Eu amo sair em turnê e ver vários fãs em várias cidades, eles são muito animados e bem-vindos. Fora disso, eu quero continuar a trabalhar com novos artistas e trazer de volta o entretenimento na indústria artística. E sinto que neste momento eu me diferencio dos estilos atuais. Eu quero outra estrela, seja homem, mulher ou um grupo, porque eu não consigo sentir mais a vibração. Nós precisamos de entretenimento novamente. Eu estou na missão de fazer com que isso aconteça.

Lady Gaga se apresentará mais uma vez no Coachella no próximo sábado (22). O show, no entanto, não será transmitido. Você pode assistir ao primeiro show da cantora no festival clicando aqui.

Acompanhe todas as novidades sobre Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Hugo Queiroz

Revisão por Vinícius de Souza