No dia 16 de abril, Lady Gaga surpreendeu o mundo com um novo single sem ligações com o álbum Joanne, seu último lançamento. The Cure, como de praxe, é um single totalmente diferente de tudo que Gaga já fez antes, o que não é nenhuma surpresa. Se tem uma coisa que é constante na carreira dela, é a sua mudança de estilo musical: ela vai do jazz ao EDM, com maestria.

Obviamente, houve um grande surto no mundo da música pop com o novo lançamento surpresa, a mídia elogiou a música, grande parte dos fãs amaram a nova proposta e o single foi bem recebido pelas rádios americanas e pelo público, alcançando ótimas posições em suas 24 horas após a disponibilização nas plataformas digitais para compra e streaming.

Porém, essa coluna não é para discutir isso, o objetivo aqui é dar luz a algo muito importante do seu novo single: a letra. Todo mundo prestou bastante atenção à letra dessa música? Eu tenho que dizer, a letra, que eu particularmente acho linda, carrega uma mensagem bem especial também. Não é só um amontoado de palavras para preencher uma batida eletrônica. Há algo realmente especial nela, merece uma análise.

Na música, Gaga canta para alguém que está passando por algum tipo de dificuldade, ela entoa versos onde afirma que cuidará e protegerá essa pessoa, ela mostra que estará ao seu lado e que pode consertá-la com seu amor, basta que a pessoa diga “sim”. Ou seja, Gaga promete que pode ser a cura para esse alguém.

“Se eu não conseguir encontrar a cura eu
Eu te curarei com meu amor
Não importa o que você souber
Eu te curarei com meu amor
E se você disser que está bem
Eu te curarei de qualquer forma
Prometo que sempre estarei lá
Prometo que serei a cura”

Muitos podem achar que essa seja uma pretensão muito grande da cantora ou uma metáfora muito fantasiosa, mas eu não acho que seja, de modo algum. Claro que a artista fez uso de uma metáfora para compor a canção, entretanto, é muito verdade que qualquer um de nós pode ser a cura para alguém que não está bem.

Atualmente, a série “Os 13 Porquês” (13 Reasons Why) está tomando a mídia com seu enorme sucesso na plataforma da Netflix, mas o maior sucesso dessa série não tem nada a ver com os números que ela conseguiu, mas sim com a importância que ela desempenhou ao trazer à tona um assunto que, infelizmente, ainda é um tabu, mas também é um problema de saúde pública: o suicídio.

Apesar das críticas de alguns em relação a como a trama desenvolve a história envolvendo uma adolescente que se suicida por ser vítima de bullying no ambiente escolar, uma das melhores mensagens que ela passa é que as pessoas devem cuidar uma das outras, ter empatia, que pequenos atos que demonstrem apoio e compreensão podem ajudar alguém, ou seja, as pessoas podem sim ser uma parte relevante na cura de quem precisa.

Uma palavra de carinho e apoio pode ser a diferença entre a vida e a morte. Por esse motivo, é importante ficar atento aos sinais de alguém que demonstra não estar se sentindo bem, seja de apoio que essa pessoa precisa ouvir, esteja apto para doar um pouco do seu tempo para ouvi-la e dar seu ombro para que ela possa se reconfortar, dê a sua mão para que ela se levante e a guie para a saída dessa situação.

Nós, seres humanos, precisamos do contato social, precisamos saber que existe alguém ao nosso redor que estará lá se os tempos ficarem difíceis. Às vezes, é difícil saber se essa pessoa está ao nosso redor, se realmente alguém se preocupa. Porém, uma coisa é certa: sempre há alguém.

Se você precisa de ajuda, não pense duas vezes antes de pedir e se abrir, você precisa falar sobre o que está se passando dentro de você, não tenha vergonha disso, todos nós precisamos de outras pessoas e todos passamos por dificuldades, não há vergonha em admitir isso. Não guarde sentimentos negativos para si, isso só piora as coisas. Fale quando você precisar e escute as palavras de apoio que o outro tem para oferecer. Ninguém precisa se curar sozinho, o caminho pode ser trilhado em conjunto.

Entretanto, se você precisa de ajuda e acha que não há ninguém próximo que possa fazer isso por você, também não ache que está sozinho. O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil filantrópica e sem fins lucrativos que oferece, gratuitamente, apoio emocional e prevenção ao suicídio.

Essa associação tem vários meios para ajudar, você pode receber apoio por telefone através do número 141, que faz atendimento 24 horas, o centro também possui 72 postos de atendimento presencial, além de oferecer assistência através do site (www.cvv.org.br) por meio de chat, Skype e e-mail, todo o tipo de atendimento é feito com total sigilo. Visite o site para mais informações sobre o atendimento e sobre o suicídio.

Para aqueles que precisam de ajuda: não hesite em pedir assistência, saiba que muitos querem te ouvir. Para todos os outros: não precisa de muito para que você seja a cura que alguém precisa. Vamos trazer empatia para esse mundo.

Revisão por Kathy Vanessa