A Billboard escolheu as 15 melhores músicas de Lady Gaga para uma lista especial, publicada nesta quarta-feira (26).

As canções vão desde o primeiro álbum de Lady Gaga, The Fame, até o último lançamento, Joanne.

Abaixo, confira a lista e o que foi dito pela Billboard sobre cada uma:

"15- Lady Gaga, "Yoü and I"

Com participação de Brian May, da banda Queen, na guitarra, Yoü and I representa o momento mais propositalmente arena-rock da carreira de Gaga - há muitas passagens na música que a cantora claramente criou com milhares de braços levantados em mente. Mas o destaque de Born This Way funciona porque Gaga arrasa no clima encharcado de whiskey, apresentando uma homenagem ao rock clássico enquanto faz uma oferta para acrescentar ao cânone.

14- Lady Gaga, "MANiCURE"

Uma brincadeira barulhenta de ARTPOP que infelizmente jamais foi lançada como single, MANiCURE é construída como um mantra de supere-o-seu-homem que poderia funcionar em um musical da Broadway e carrega um refrão maníaco que implora por participação do público. Em uma era que muitos criticaram como enrolada demais, MANiCURE foi o momento mais direto e delicioso de ARTPOP.

13- Lady Gaga, "Monster"

“He a-a-ate my heart", Gaga entoa em Monster, uma faixa dance devastadora sobre estar atraída pelo cara errado várias vezes sem ser capaz de quebrar o ciclo. A performance vocal de Gaga separa Monster do dance-pop genérico: a forma com que ela canta “He’s a wolf in disguise/ But I can’t stop staring in those evil eyes” é mais ferida que brega, e isso funciona."

12- Lady Gaga, "Alejandro"

A sequência para os sucessos do The Fame Monster - Bad Romance e Telephone - foi a facada mais sincera de Lady Gaga no Europop, com os sintetizadores de RedOne apoiando seu drama romântico. A produção marcante e suada ergue-se durante um de seus mais simples e mais eficazes refrões até hoje.

11- Lady Gaga, "Perfect Illusion"

Gaga, Bloodpop e Mark Ronson participaram da criação de Perfect Illusion, mas o outro co-autor e co-produtor, Kevin Parker do Tame Impala tem suas digitais impressas sobre essa beleza disco-rock, especialmente quando um quarteto de batidas de bateria leva à famosa (ou infame, dependendo de para quem você perguntar) mudança de tom na música. Confusa, irritada e faminta por gritar a verdade, Gaga vira uma banshee no primeiro single de Joanne, e a performance crua vale uma escuta cativada.

10- Lady Gaga, "Speechless"

A melhor musica estilo Broadway de Gaga que nunca foi para a Broadway. Speechless, com seu arranjo rock envolvente e uma performance vocal que lembra Freddie Mercury, representou o momento crucial no The Fame Monster, onde Gaga demonstrou que ela era capaz de ir muito além do pop com sintetizadores por cima.

9- Lady Gaga, The Edge of Glory

Tomando como inspiração o falecimento de seu avô em 2010, The Edge of Glory disfarça seu fundo sombrio (outra dose antes de beijarmos o outro lado, yeah baby) com um arranjo estilo Bruce Springsteen e um dos maiores refrões dela até então. Falando em Bruce Springsteen, o solo de saxofone de Clarence Clemons aparece no momento perfeito para levar glória ao limite da grandiosidade.

8- Lady Gaga, Do What U Want

O grande problema de Do What U Want é que o som mais contagiante de ARTPOP tem sua reputação estragada devido à constante controvérsia que envolve o parceiro de Gaga na faixa. Deixando R. Kelly de lado, DWUW possui o ritmo futurístico e sensual que Gaga adota quando não está se acabando na pista de dança; além disso, a letra alfineta os críticos, os quais ela permite que analisem seu corpo, mas não sua mente ou voz.

7- Lady Gaga, "Born This Way"

O milésimo hit número 1 na Hot 100 da Billboard, Born This Way, será sempre (e corretamente) lembrado como o mais notável hino gay na discografia de Gaga. Junto com sua importante mensagem de aceitação, no entanto, a música é um som dance bom pra caramba. Com algumas nuances da melodia de Express Yourself, de Madonna, é considerada uma das mais relevantes performances da carreira de Gaga.

6- Lady Gaga, "Million Reasons"

A era Joanne de Gaga foi com certeza diferente, cheia de chapéus de cowboy e sons de guitarra, mas Million Reasons teria dado certo em qualquer ponto de sua sinuosa carreira. O single que fala de um amor mal correspondido disparou nos charts depois que Gaga cantou-o no show do intervalo do Super Bowl; analisando bem, um estádio cheio de velas balançando foi o cenário perfeito para uma balada tão poderosa como Million Reasons.

5- Lady Gaga feat. Colby O’Donis, ‘’Just Dance’’

Gaga evoluiu muito desde seu single de debut - que, por acaso, foi apresentado como nova música do co-escritor Akon, seu protegido Colby O’Donis e uma artista feminina desconhecida quando foi lançado - mas algo constante tem sido a inteligência de suas composições e seu poder vocal. Os dois elementos são expostos em ‘’Just Dance’’, uma festa vibrante focada em jogar seus problemas para longe… e por acaso alguém sabe se Gaga conseguiu encontrar o celular dela na boate?

4- Lady Gaga, ‘’Marry the Night

A música abertura do álbum Born This Way e último single não se conectou tão bem como os hits que ficaram no Top 10, como Born This Way ou The Edge of Glory, tendo seu melhor lugar em 29º no chart Hot 100. Olhando para trás, no entanto, Marry the Night é o momento mais explosivo do álbum, uma dose de adrenalina cheia de frases deliciosas (‘’Eu vou levantar meu whiskey, beijar o bartender duas vezes, eu sou uma perdedora’’, continua sendo genial) e algumas palmas introduziram o colapso que coloca a canção no top 5 daqui.

3- Lady Gaga feat. Beyonce, ‘’Telephone’’

Um ano e meio antes de Jay-Z e Kanye West se juntarem em um álbum conjunto, Gaga e Beyoncé revelaram o trono original que precisava ser visto. Telephone continua uma obra brutal de empoderamento pop durante o ano de maiores vitórias de Gaga, e enquanto o dueto feroz deve ser celebrado, dê créditos a Rodney ‘’Darkchild’’ Jerkins por ter se juntado a Gaga para co-produzir um estrondo de eletro-pop.

2- Lady Gaga, ‘’Poker Face’’

Poucas frases na música pop moderna pode superar ‘’Mum mum mum MAH’’ como abertura, ou ‘’P-p-p-p-poker face’’ como um gancho central. Os elementos de Poker Face combinam em uma fórmula intoxicante que representa a música pop no seu melhor: construída com inteligência, é instintivamente grudenta, fácil de decorar e é muito divertida. E tem a Lady Gaga no meio dos muitos prazeres centrais, cantando pra caramba e se tornando uma artista única.

1- Lady Gaga, ‘’Bad Romance’’

É raro a marca de um artista pop juntar todas as suas forças respectivas, mas Bad Romance consegue fazer isso para Gaga, capturando sua grandiosidade estética, composição ousada, letras floridas e vocal dramático. Pense assim: seria impossível para qualquer outro artista performar essa música de Lady Gaga tão bem quanto ela, porque Bad Romance é feita das paixões e da personalidade dela. A música também a ajudou a torná-la uma estrela internacional durante o seu lançamento no final de 2009, e a direcionou para se tornar uma das artistas que definiram a década de 2010. ‘’Eu quero o seu amor - amor, amor, amor, eu quero o seu amor’’, Gaga canta nos versos. Ela nunca precisou pedir isso".

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Pedro Marinho, Thaís Fernandes e Vanessa Braz de Queiroz

Revisão por Vinícius de Souza

Imagens: Reprodução/divulgação