Dando início a sua turnê mundial ontem (02), em Vancouver, no Canadá, Lady Gaga vem recebendo diversas críticas positivas da mídia, dessa vez, um jornal local, o "CTV News Vancouver" afirmou que Gaga levou paixão e orgulho para cidade.

Além de afirmar que ninguém está produzindo arte de modo tão interessante quanto a cantora, o jornal publicou, em seu site, uma resenha completa sobre o primeiro show da Joanne World Tour.

Leia completo e traduzido:

"Lady Gaga traz orgulho e paixão para Vancouver

É normal uma turnê internacional começar com alguns problemas iniciais. E foi assim que a Joanne World Tour começou na noite passada, na arena Rogers, em Vancouver, 40 minutos depois da hora marcada e com dificuldades em resolver problemas de áudio, que fez o show inteiro soar como se fosse uma performance em um poço, embora seja em um revestido de glitter.

Felizmente, é preciso mais que alguns problemas técnicos para derrubar uma boa estrela pop. Superando essas trivialidades, Lady Gaga, uma ótima estrela pop, evocou um show cheio de ideias e emoção.

Será esta a turnê que lança mais uma marca de Lady Gaga no mundo? A abertura com a country-rock “Diamond Heart” e “A-YO” chegou como uma declaração definitiva de que não seria um pacote de grandes hits. “Poker Face” foi colocada na playlist na sequência – demonstrando que ela não estava poupando os adoradores na plateia para o grande final – antes de voltar para o seu último álbum “Joanne”, com “Perfect Illusion”.

Embora Gaga voltasse repetidamente para o seu novo gosto por soft rock - musicalmente e estilisticamente inclinando seu chapéu (cowboy) para Stevie Nicks - ela não está abandonando sua sensibilidade pop ainda. Uma dose tripla das suas músicas antigas - “Just Dance,” “LoveGame” e “Telephone” levantou a energia na arena, Gaga e seus dançarinos garantindo que todos os presentes estivessem no espírito de festa.

E ainda, esse foi um show onde o talento artístico foi bem além de meramente oferecer um momento de diversão. Caminhando do palco principal para o fundo da arena através de uma série de palcos e passarelas que desciam de caibros (tinha um display fenomenal de engenharia virtuosa), Gaga estava sentando no piano quando uma bandeira do orgulho gay voou da multidão, caindo perto de seus pés.

“Com licença, senhor”, ela pediu, batendo no ombro do segurança. “Você pode me entregar a bandeira de Orgulho Gay?”

‘‘Não preciso falar isso’’, ela sorriu, segurando-a em cima para ser aplaudida, “Eu tenho muito a dizer sobre esse assunto”. Provou ser uma introdução na hora certa para a música “Come To Mama”, e o ponto alto da noite, “The Edge of Glory,” ambas revelando uma crueza já ouvida antes enquanto Gaga acompanhava seus vocais apaixonados junto ao piano. Depois de se abrir completamente, o retorno da coreografia pop de “Born This Way” foi quase anti-climático.

A mudança no formato do palco, a produção, coreografia e decisões fashion ousadas foram uniformemente perfeitas - uma série de vanguardas e ocasionalmente vídeos perturbadores admiravelmente compondo os momentos em que Gaga estava fora do palco mudando roupa - mas como uma artista, ela continua no seu melhor quando sai do personagem para revelar sua vulnerabilidade e seu charme inconsideravelmente natural. Ela mostrou os dois na introdução de “Joanne,” ficando acima da multidão com uma guitarra acústica explicando a trágica origem do álbum e do título da turnê antes de pedir um momento comunal de luto compartilhado e introspecção.

“Qual foi o momento que te marcou tanto que você não se lembra de quem era antes disso ter acontecido?”

Foi uma pergunta ousada para uma noite de celebração. Mas ousadia junto com talento é o que leva Lady Gaga da obscuridade para o estrelato. Ambos estavam à mostra quando Gaga retornou ao piano no final da arena para cantar “Million Reasons.”

Minutos antes, metade da multidão parecia relutante em seguir seu pedido de colocar suas mãos no ar para o dance pop de “The Cure”. Mas quando viram a emoção crua do momento enquanto ela escalava em cima do piano na balada final, eles se uniram para enaltecê-la.

Talvez a música pop em 2017 tenha melhores cantores, dançarinos e mesmo entertainers, mas não tem ninguém produzindo arte mais interessante que Lady Gaga".

Fizemos um resumo completo para você que não assistiu - ou assistiu e quer relembrar - com os momentos do primeiro show da turnê. Clique aqui e confira.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Revisão por Kathy Vanessa