Em 2011, a cantora Rebecca Francescatti processou Lady Gaga e RedOne acusando-os de copiar sua música Juda, que supostamente teria sido transformada em Judas algum tempo depois.

No entanto, mensagens trocadas entre o produtor e Gaga, vazadas pelo Daily Mail, foram entregues à justiça por conta do caso de Rebecca. Nessas mensagens, foi revelado que eles estavam preocupados com outras acusações.

As mensagens mostram que Lady Gaga ficou preocupada da canção "Judas" ser comparada com Invading My Mind, da Jennifer Lopez, ao perceber que o produtor RedOne utilizou praticamente a mesma base nas duas músicas.

Gaga recorreu a ele pedindo para que mudasse uma das faixas, ou sugerindo que ela fosse creditada na canção de Lopez afim de evitar comparações. Para que a situação se tornasse provavelmente mais justa, Gaga disse que daria uma música sua chamada Hipnótico para Jennifer Lopez utilizar no álbum "Love?".

A conversa iniciou-se em 17 de Março de 2011, quando Gaga mandou uma mensagem de texto para RedOne dizendo:

“Precisamos mudar a batida de Judas... parece demais com a “Invading” da JLo... RedOne!!! Temos um grande problema.”

Horas depois, cerca de meia noite, Gaga continuou:

“Red... soa exatamente como Judas eu posso ouvir que o mesmo MIDI foi usado e movido.”

“Você precisa mudar a faixa pra ela... até o FORMATO é o mesmo....”

“E está no perezhilton.com como um vazamento”

“E as pessoas vão dizer que eu roubei da J-Lo! Eu amo Judas DEMAIS mas eu não posso parecer que estou imitando a J-Lo!!!!”

Mais tarde naquela manhã, Gaga mandou outra mensagem para RedOne perguntando se a música de J-Lo havia sido mudada. Seguiu dizendo:

“Eu estou muito preocupada com essa coisa da J-Lo.”

“Eu sinto que você e eu vamos ficar mal-vistos”

“E se as pessoas disserem que eu não sou original por causa disso?”

“Eu estou tão assustada”

“Toquei para algumas pessoas. Elas ficaram preocupadas.”

"Talvez se você me creditar nas duas músicas isso evitaria comparações?.... Estou muito preocupada em ser acusada de não ser original."

"Mas se você me der créditos pelas duas músicas, uma pela produção e outra pela composição certamente ajudaria com as comparações''.

Red One eventualmente concordou e respondeu:

"Abrace! Somente te fará parecer confiável e grande! Confie em mim''.

Germanotta responde:

"SE e somente SE você me dar crédito de produção de 'Invading my Mind', eu darei a música 'Hypnotico' para ela, porque se alguém perceber similaridades eu posso dizer ''Eu trabalhei naquela música com RedOne''.

RedOne respondeu:

"CLARO!"

Gaga então falou:

"Ok, eu não acho que eu farei um dueto, mas eu daria a música para ela se você jurar que vai me dar o crédito merecido por 'Invadind my Mind'".

*Gaga usou a palavra 'merecido' pelo fato da música ter sido feita com base em uma de suas criações.

Segundo o Daily Mail, nos documentos do processo, Gaga disse ter acreditado que era justo receber os créditos por "Invading My Mind", considerando que a música foi inspirada em um trabalho seu, no caso, "Judas".

*Apesar de "Judas" ter sido criada antes de "Invading My Mind", a música de Jennifer Lopez foi vazada na internet antes de "Judas" ser lançada. Por isso o medo das acusações.

*Rebecca Francescatti e Lady Gaga chegaram a um acordo na justiça dois meses depois do processo ter sido aberto.

Anteriormente, RedOne também já havia feito algo parecido, utilizando a base de "Poker Face" na introdução de outra música.

Relembre:

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Kathy Vanessa