O site da V Magazine publicou hoje (31) uma entrevista feita com Ruth Hogben e Andrea Gelardin, equipe criativa de Lady Gaga.

Na entrevista, elas contam como conheceram Lady Gaga, falam do processo criativo por trás do visual do Joanne, além do trabalho delas na Joanne World Tour.

Confira a tradução do artigo na íntegra:

"Ruth Hogben e Andrea Gelardin, da Lobster Eye, falaram com a V sobre a direção criativa do Joanne.

Joanne, de muitas formas, não foi um álbum típico de Lady Gaga por causa dos novos colaboradores no estúdio, que foi de Mark Ronson a Tame Impala. Olhando por trás das cortinas, houve algumas outras adições nos bastidores além da tropa da Haus of Gaga. Ruth Hogben e Andrea Gelardin, da Lobster Eye, têm trabalhado continuamente com Gaga desde a época de The Fame Monster (incluindo as interludes da Monster Ball Tour), mas o estúdio de direção criativa das duas recentemente estabelecido, assinou um contrato exclusivo para trabalhar no Joanne do início até a sua finalização, incluindo dirigir ‘‘Perfect Illusion’’, o primeiro clipe do álbum mais moderado. V falou com as duas sobre as colaborações com Gaga, e o que o futuro guarda para a Lobster Eye.

Vamos começar com quando vocês formaram a Lobster Eye.

Nós trabalhamos com Gaga na sua performance do David Bowie no Grammy, e Andrea e eu nos divertimos muito fazendo os visuais em 360 graus com Gaga. Foi algo que nós queríamos buscar e continuar - nós fizemos anúncios na TV, a performance e muita tecnologia. Aquela foi a primeira vez que trabalhamos perto de algo que estava tão à mostra; tinha muita coisa para fazer. E nós temos trabalhado com Gaga nesse aspecto desde esse momento. Nós fizemos o álbum inteiro com ela; nós não estamos apenas fazendo stills e filmando, estamos fazendo o design de divulgação, o design do site, das redes sociais e dos shows ao vivo.

Onde vocês duas se conheceram?

A coisa mais importante que você precisa saber é que nós somos melhores amigas já faz muito tempo… 12 anos, talvez! Nós duas trabalhamos no show do Nick Knight e nos conhecemos lá, e nos demos muito bem criativamente. Nós entramos em sintonia, lemos a mente uma da outra e nos divertimos muito. Somos sortudas. A única coisa que estava clara na nossa amizade é que nós compartilhávamos os mesmos objetivos; essas ideia de retratar as mulheres como seres humanos poderosos foi algo realmente importante, e nossos conceitos de beleza são bem parecidos.

Como foi o processo de trabalhar nesse álbum, visto que vocês estão envolvidas desde o início?

É sempre uma colaboração criativa, o que é a melhor parte. Ela é extremamente generosa e nos convidou para passar um tempo com ela em seu estúdio de gravação... Testemunhá-la fazendo música de verdade é muito importante para nós, ver Joanne desde o nascimento. Nós apreciamos e nos beneficiamos por estar lá desde o início.

Você mencionou tentar combinar o visual com a música. Esse álbum parece bem mais moderado; quanto vocês estão tentando combinar o álbum, enquanto ao mesmo tempo não deixam para trás a história dos visuais da Gaga?

Foi uma progressão - Gaga realmente não queria se preocupar muito no início do ciclo sobre o que ela iria vestir. Ao invés de ser um grande ícone fashion, eu acho que ela estava mais preocupada em ser uma musicista. Uma musicista talentosa. Por causa de termos nos concentrado tanto nisso, o vídeo de ‘‘Perfect Illusion’’ parece simples onde ela performa, porque nós estávamos concentrados no tom da voz dela, na história que ela estava contando e na musicalidade disso.

Obviamente, Gaga é conhecida por se expressar através do cabelo e maquiagem, mas eu acho que por ser tão importante para ela retornar às origens nesse álbum, para sua música, sua família, e realmente se concentrar no que ela é, o que a deixa feliz e o que faz as músicas dela funcionarem, eu acho que foi muito importante para ela. Ela estava se deixando levar, sendo a artista que ela é. É tudo muito natural e nada é tão bom quanto sentar e fazer uma decisão estética sobre o que deve parecer e como ela se sente, porque ela é humana.

Qual é o envolvimento de vocês com a turnê mundial?

É uma colaboração enorme onde Gaga é a chefe. Ela passa para a equipe o que ela está pensando, o turbilhão de coisas que vêm à cabeça dela, e então nós todos nos reunimos e trabalhamos para fazer acontecer. Dessa vez nos juntamos com o coreógrafo Richy Jackson, com Brandon Maxwell, com cabeleireiro e maquiador e nós todos conversamos muito sobre a história e a fluidez do show. Eu acho que foi um ponto de partida muito importante; tudo se desenvolveu a partir disso. Mas eu acho que ninguém é responsável por essa turnê mundial, é definitivamente uma grande colaboração. Eu acho que foi o momento mais colaborativo do ciclo inteiro.

Que outros projetos vocês se veem trabalhando na Lobster Eye? Vocês continuarão na linha de trabalhar principalmente com músicos ou irão se aventurar em outras áreas?

Bem, Andrea e eu temos trabalhado por muito tempo na indústria fashion, e trabalhar com Gaga nessa função tem sido brilhante, mas é sobre a criação da imagem e comunicação. Nós não queremos ir para uma área e ficar lá. Andrea e eu temos diversas paixões e interesses; teatro, design, dança, filme, roupas, estilos, cabelo e maquiagem, nós absolutamente amamos tudo que seja sobre criatividade, e projetar mulheres tão fortes e poderosas é muito importante para nós.

E finalmente… de onde veio o nome Lobster Eye (Olho de Lagosta)?

Os olhos de uma lagosta veem em 360 graus, então meio que faz sentido. E elas vivem por muito tempo. Seus dentes estão no estômago. Elas são seres complexos, as lagostas".

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Revisão por Vinícius de Souza

Imagens: Reprodução/divulgação