A atual turnê de Lady Gaga, Joanne World Tour, segue agradando o público geral por onde passa. No último dia 20, Lady Gaga levou seu show para uma plateia de aproximadamente 15 mil pessoas em Pittsburgh, e o site Post Gazette fez uma review do espetáculo.

O site não poupou elogios a Lady Gaga e ao seu show, exaltando seus discursos de amor, aceitação e família.

Abaixo, confira a tradução na íntegra:

Fora da arena PPG Paints na noite de segunda-feira, havia um grupo de rapazes com placas de “Confie em Jesus”, um deles com um megafone alertando em alto som a todos que entravam a não entregarem suas almas ao diabo.

Do lado de dentro, era a igreja de Gaga, e se os rapazes tivessem entrado, teriam visto muito mais danças sugestivas do que jamais gostariam de ver, mas acima de tudo, teriam visto muito amor.

Eles teriam ouvido Lady Gaga falar intimamente sobre sua família, sobre como sua dor crônica a levou a resgatar sua história e nomear seu último álbum e turnê por sua tia Joanne, a irmã de seu pai que morreu aos 19. Eles teriam a ouvido falar sobre o “tremendo luto que passou para nós” de uma tragédia distante e compartilhariam um “momento para honrar quem nós perdemos - e quem nós temos”.

Eles teriam a ouvido ler uma carta escrita à mão e jogada no palco por um fã que descrevia como suas canções o tiraram de uma depressão quase-suicida. Eles então teriam a testemunhado pular no público para abraçá-lo.

Eles a teriam visto trocar o final selvagem comum por uma finalização mais suave, onde ela levou ao palco um menino com autismo chamado Owen e cantou para ele a emocionante balada “Million Reasons” no piano translúcido.

Eles a teriam ouvido falar sobre amar pessoas de todas as raças, gêneros e orientações sexuais, e declarar que mesmo as pessoas que NÃO acreditam em igualdade merecem ser amadas.

Claro, eles teriam visto uma produção dance-pop com estado de arte de uma sublimemente dotada artista. Sua habilidade de espiralado entre os batidões disco “Scheiße” e “Perfect Illusion” e então iluminar o lugar ao piano com uma versão solo de “The Edge of Glory” está há anos-luz da capacidade da maioria dos artistas.

Como sempre, a produção foi generosa, iniciando com Gaga em uma alta plataforma vestindo uma roupa de cowboy com paetês para “Diamond Heart”.

“Eu preciso que vocês se levantem,” ela diz, “porque é segunda-feira à noite, o que significa que é hora de festejar.”

Os little monsters não precisavam de muito estímulo com Gaga e seus dançarinos trabalhando em um palco mágico com sucessos como “A-Yo” e “Poker Face”. Ela cobriu a maior parte de “Joanne”, perfeitamente as misturando com os maiores sucessos voltando todo o caminho até “Just Dance”, “LoveGame” e “Bad Romance”, saindo a cada porção de musicas para trocar de roupa, indo de um vestuário azul claro espacial até o esquisito vestido vermelho inflado até um vestido longo estilo Antebellum.

Sabe como todas as performers de arena têm aquele segundo palco que as permite ficar mais próximas dos fãs que pagaram por ingressos mais baratos? Geralmente vem com aquele momento que desafia a morte quando o segurança avança para lá e para cá, às vezes no escuro, às vezes debaixo das luzes.

Lady Gaga não precisou de nada disso. Pairando sobre a multidão estavam três grandes cápsulas gigantes luminosas que pareciam naves alienígenas. No meio do show, elas desceram para se transformarem em pontes para ela e sua comitiva desfilarem pela passarela enquanto apresentavam ‘‘Applause’’.

Não somente a deixou mais próxima dos fãs que estavam atrás, mas também de onde estava a família dela de West Virginia - sua avó, que estava lá com sua mãe e pelo menos uma prima, que estava usando o FaceTime mostrando o momento para outra prima que estava em casa.

A Joanne Tour pode muito bem ser o show com maior demanda de Gaga até agora, e pelas duas horas a energia dela nunca cessou, seja ‘‘Dançando em Círculos’’, como a letra da música insistia, ou cantando a balada ‘‘Angel Down’’, com a voz declarada pelo próprio Tony Bennett como uma das melhores que ele já ouviu. Quem somos nós para discordar?

A turnê de Gaga é um espetáculo de arena cheio de arte, impregnado com coração e uma mensagem de amor que irá manter seus Little Monsters dedicados a vida toda.

Tradução por Pedro Marinho e Vanessa Braz de Queiroz

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Kathy Vanessa