No último dia 3 de dezembro, antes de fazer seu show da Joanne World Tour, em Houston, Texas, Lady Gaga esteve presente na casa de uma moradora local que foi atingida pelo furacão Harvey, em Agosto deste ano.

Junto com uma ONG local e representando a Fundação Born This Way, a qual é co-fundadora, Gaga e sua equipe ajudaram a moradora a reconstruir sua casa, derrubando paredes e retirando pisos que foram danificados.

Nesta sexta-feira (8), a cantora compartilhou uma carta aberta falando sobre este dia e a importância de ajudar as pessoas que sofreram com essa tragédia, não só com dinheiro e materiais, mas também psicologicamente.

Leia:

"Depois do desastre, a recuperação deve tomar muitas formas. Há a recuperação física que podemos ver em imagens e nos noticiários noturnos - a limpeza dos entulhos, a configuração da destruição, a reconstrução de casas e lojas. Mas a recuperação invisível da cura mental e emocional é tão vital quanto, mesmo sendo mais lenta e difícil de se ver.

No domingo, eu tive a grande honra de me voluntariar junto ao Team Rubicon, em Houston, Texas. O modelo da organização permite que veteranos impulsionem suas habilidades únicas e suas experiências para apoiarem esforços de ajuda e, no processo, reencontrar seu senso de propósito, comunidade e identidade enquanto navegam a transição tão difícil para a vida de cidadão. Eu experimentei o poder da bondade como uma ferramenta de cura da minha própria vida, e eu sou muito grata por ser capaz de me juntar a esses homens e mulheres corajosos por algumas horas.

Junto com a minha mãe e muitos membros da minha equipe, nós passamos a tarde de domingo retirando pisoss danificados e madeira apodrecida na casa de uma mulher incrível, forte e corajosa chamada Pamela.

Pamela tem lidado não só com os desafios físicos de viver sozinha em uma casa gravemente danificada pelo furacão Harvey, mas também com o estresse e a tensão da situação - de ver todos os dias a destruição do lugar que deveria ser seu refúgio e da preocupação que vem de não saber quando ou como o estrago será reparado.

Há milhões de Pamelas que ainda precisam de nosso apoio.

Enquanto nossa atenção nacional pode ter começado a ser desviada, muitos dos afetados pelos furacões Harvey, Irma, Jose e Maria não foram capazes de seguir a vida tão facilmente ou tão rapidamente. Tal destruição não se importa com nossas diferenças ideológicas e a tragédia não poupa ninguém. Então nossa resposta deve ser igualmente veloz, coerente e abrangente. Nós devemos ajudar os sobreviventes não somente a reconstruírem suas casas e comunidades, como também a lidarem com trauma psicológico desses eventos desastrosos.

É por isso que eu doei 1 milhão de dólares para apoiar a recuperação emocional e mental dos sobreviventes dessas tempestades e dos dois terremotos no México. Eu doei fundos para as organizações Save the Children, Volunteer Florida, Rebuild TX, The Greater Houston Community Foundation e Team Rubicon – e espero que vocês se juntem a mim no apoio dessas organizações fenomenais. Clique nos links abaixo para começar.

Save the Children tem um programa incrível chamado “Jornada da esperança” que ajuda as crianças a construírem habilidades de resiliência e a superarem a experiência difícil que tiveram.

One America Appeal trabalhou conosco para criar um fundo de ajuda de organizações no Texas e na Flórida para melhorar a saúde mental dos sobreviventes em três organizações: Volunteer Florida, Rebuild TX e Greater Houston Community Foundation. *Team Rubicon unifica veteranos militares com socorristas, desenvolvendo times de emergência em áreas de desastre.

Trauma e dor podem ser ótimos equalizadores, mas a gentileza também é. Nós todos podemos fazer algo, seja doando dinheiro, doando suprimentos, doando nosso tempo. Eu espero que cada pessoa que puder (e você pode fazer mais do que pensa!), se junte a mim no apoio, na recuperação e reconstrução dessas lindas e vibrantes comunidades.

– Lady Gaga"

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Revisão por Kathy Vanessa