01. É uma artista de verdade

Desde o início de sua carreira, Gaga compõe e participa diretamente da produção de todas as suas músicas, de todos os seus álbuns. A música sempre esteve inclusa em seu dia-a-dia dentro de casa. Além disso, ela começou a ter aulas de piano aos 7 anos de idade e hoje usa dessa habilidade constantemente, principalmente nas composições e apresentações ao vivo.

02. É uma artista diferente de qualquer outra

Por ser uma artista que escreve suas próprias músicas, Gaga consegue criar e transmitir em sintonia a mensagem que deseja passar em cada um de seus álbuns. Ela age, interpreta, se veste e externaliza exatamente aquilo que está sentindo, e a cada novo trabalho/inspiração isso muda.

03. Sua história de vida é inspiradora

Ela largou uma das melhores universidades de arte de Nova Iorque para realizar seu sonho de ser cantora. Seus pais fizeram um acordo: ela tinha um ano para conseguir um contrato com a alguma gravadora, ou teria que voltar para faculdade.

Ela aceitou e, ao mesmo tempo que lutava pelo seu sonho, trabalhou como garçonete e go-go dancer para se sustentar.

Em um ano ela conseguiu o contrato com a gravadora! Parte dessa história é mostrada no videoclipe Marry The Night:

04. Toca piano divinamente bem

Seus pais tinham um piano em casa desde que Gaga tinha apenas um ano. Ela era uma criança cheia de energia e, quando cresceu, seus pais determinaram que ela ficaria sentada ao piano como forma de controlá-la: "você vai sentar nesse piano, não me importa se você não vai tocar, você vai sentar aí por uma hora todos os dias".

Isso acabou sendo um estímulo para que ela começasse a praticar desde cedo e se tornar mais tarde uma grande pianista e compositora.

05. Ela é um orgulho para os seus pais

É claro que, com tudo o que a Gaga conquistou por acreditar e seguir os seus sonhos, seus pais ficaram orgulhosos e realizados. Ainda mais por Gaga usar a sua voz e grande alcance para apoiar grandes causas, fazer coisas boas.

Em 2015, ela foi eleita Mulher do Ano pela Billboard, e sua mãe, Cynthia Germanotta, fez um discurso emocionante ao apresentar o prêmio à filha.

06. E também para os seus fãs

Gaga sabe que o apoio dos seus fãs é imprescindível e faz questão de agradecer e dedicar aos Little Monsters todos os seus triunfos.

E esse orgulho por parte dos fãs vem a cada álbum, conquista, vitória (ou não), volta por cima, atitudes e muito mais.

07. Ela ama animais, principalmente cachorros e cavalos

Em sua casa, Gaga tem pelo menos 5 cachorros e 2 cavalos e cuida deles como se fossem filhos.

Em 2015, ela ganhou um cavalo de sua gravadora, Interscope.

08. A excentricidade em seus looks e atitudes é marca registrada

Gaga sempre soube que o seu estilo de vida e visual seriam a marca da persona que estava criando. De fato, ela estava certa: Lady Gaga ficou mundialmente famosa pelos seus looks excêntricos e atitudes fora do comum:

09. É reconhecida pelo seu talento por grandes nomes da música

Elton John, Tony Bennett, Paul McCartney, Metallica, Sting, Stevie Wonder, Cindy Lauper, Celine Dion, Nile Rodgers são alguns nomes que já elogiaram Gaga pelo seu talento artístico.

10. E da moda também

Já trabalhou com grandes estilistas da alta costura, como: Donatella Versace, Tom Ford, Alexander McQueen, Philip Treacy, Jean-Paul Gaultier, Karl Lagerfeld, Marc Jacobs, Yves Saint Laurent, Alexander Wang, Giorgio Armani Azzedine Alaia e vários outros.

11. Ajuda seus fãs e demais pessoas com discursos e letras inspiratórias

Em diversas entrevistas, palestras e conferências, Gaga inspirou pessoas com fortes discursos baseando-se em sua experiência pessoal e a forma como vê o mundo:

É claro, grande parte de ser considerada uma pessoa inspirável vem de suas músicas. O álbum Born This Way é apontado pelos fãs como o mais expressivo nesse sentido.

Lady Gaga - Hair

12. É engajada em diversas causas sociais

Gaga é engajada em diversas causas sociais, e realmente põe a cara a tapa pra cada uma delas. Esta é uma constante em sua carreira, ela nunca deixa de apoiar aquilo que acredita.

Em 2009, gritou com o presidente dos Estados Unidos na época, Barack Obama, pedindo mais igualdade para membros da comunidade LGBT+

Pouco depois, em 2010, ajudou militares a derrubarem a lei "Don't Ask Don't Tell", que os proibia de dizer qual era sua orientação sexual. Ela foi acompanhada por alguns deles, que foram expulsos, no Video Music Awards e colocou a causa em bastante evidência.

Em 2015, lançou a canção Til It Happens To You, com Diane Warren, para combater estupros em campi universitários dos Estados Unidos.

Mais recente, Gaga participou da caminhada pedindo mais controle na venda de armas nos Estados Unidos.

13. Junto com sua mãe, criou a fundação Born This Way

Também envolvendo causas sociais, Gaga e sua mãe, Cynthia Germanotta, fundaram a Born This Way Foundation, organização sem fins lucrativos para empoderar jovens.

A fundação foi criada em 2011 e tem a missão de criar um ambiente de gentileza e bravura no mundo para os jovens, assim como o bem-estar mental deles.

14. Lançou o álbum The Fame

O álbum que apresentou Lady Gaga ao mundo, conta a história da fama em 15 canções. Dentre elas estão os hits Just Dance, Poker Face, LoveGame e Paparazzi (ouça no Spotify).

15. Lançou o álbum The Fame Monster

Momento do ápice de Lady Gaga. O álbum, que mostra o lado ruim da fama, tem Gaga apresentando os "monstros" que encontrou durante o início de sua carreira:

Monstro do amor (Bad Romance), monstro dos homens (Alejandro), monstro do sexo (Monster), monstro da morte (Speechless), monstro do julgamento (Dance In The Dark), monstro do sufocamento (Telephone), monstro do vício (So Happy I Could Die), monstro da verdade (Teeth).

Ouça no Spotify.

16. Lançou o álbum Born This Way

Gaga escreveu Born This Way enquanto estava em turnê e, de acordo com ela, o álbum fala não só sobre si, mas também dos fãs que encontrou na estrada.

Em várias enquetes que fizemos, Born This Way é tido como o álbum favorito dos fãs por ter servido como autoaceitação para muitos!

Ouça no Spotify.

17. Lançou o álbum ARTPOP

Mesmo sempre trabalhando com expressão visual através de seus looks, durante a era ARTPOP Lady Gaga fez isso de uma forma bem mais profunda (ouça no Spotify).

18. Lançou o álbum Cheek To Cheek, em parceria com lendário cantor Tony Bennett

Lady Gaga teve a honra de fazer um álbum em parceria com Tony Bennett e sair em turnê com ele!

Ouça no Spotify.

19. Lançou o álbum Joanne

Em 2016, ela lançou o seu álbum mais pessoal e intimista. Além disso, mostrou que é capaz de cantar qualquer ritmo: seja country, rock ou pop.

Ouça no Spotify.

20. Já vendeu mais de 28 milhões de álbuns no mundo inteiro

21. Tem 6 Grammys pelos seus trabalhos musicais

Lady Gaga é muito querida pela Academia do Grammy, a maioria dos seus álbuns já receberam indicações (ao todo são 19!), assim como já se apresentou diversas vezes.

22. Já acumulou incontáveis prêmios internacionais

São muitos, muitos, muitos prêmios. A cada votação os fãs fazem de tudo para tentar entregar o prêmio pra Gaga.

23. Todos os seus álbuns são platina no Brasil

Sim! Todos os álbuns de Lady Gaga tem ótimas vendagens no Brasil.

24. Não tem medo de se expressar

Gaga sempre deixou claro que segue a sua visão artística e não se importa com quem está gostando ou não. Ela expressa aquilo que está sentindo e é fiel a isso.

Em entrevista, ela declarou que os fãs tem dificuldade de "deixar as eras passadas pra trás" por conta das transformações que ela passa a cada álbum.

25. Foi a atriz principal da quinta temporada de American Horror Story: Hotel

Por essa atuação, Gaga ganhou um Globo de Ouro! Sempre foi seu sonho atuar, antes mesmo de se tornar uma cantora:

26. Foi atração do intervalo do Super Bowl em 2017 e bateu recorde de audiência

O momento que celebrou os 10 anos de carreira de Lady Gaga, e a união dos fãs que a acompanham desde então!

27. Lançou um documentário sobre sua vida e o processo de criação do álbum Joanne

Juntamente com a Netflix e o diretor, Gaga fez um pequeno filme, bastante pessoal, mostrando seu dia-a-dia, os bastidores da produção do álbum Joanne e ensaios para o SuperBowl.

28. Luta bravamente contra uma doença crônica: Fibromialgia

Neste documentário também é mostrado como Gaga lida com a Fibromialgia, doença crônica que se desencadeou devido a fratura que teve no quadril, em 2012.

Por conta desta doença, Gaga foi obrigada a cancelar mais de 10 shows de sua última turnê e dar uma pausa em sua carreira.

É triste ver Gaga tendo seus sonhos interrompidos por conta disso. Mas é louvável que ela se dedique a sua recuperação para voltar a fazer o que ama e se apresentar para os fãs.

29. Tem uma fã-base enorme: Little Monsters

Lady Gaga foi pioneira na criação dos fandoms como conhecemos hoje, e a revista Noisey fez uma matéria muito fofa sobre isso (inclusive, Gaga compartilhou).

Leia: clique aqui.

30. Ela tenta retribuir aos seus fãs todo o amor e apoio que é dado a ela

31. Está prestes a lançar o filme que mostra sua primeira atuação num papel principal nos cinemas, A Star Is Born

Lady Gaga foi convidada para atuar no remake do clássico A Star Is Born, dirigido por Bradley Cooper, que será lançado este ano, dia 5 de outubro!

Vários artistas que assistiram ao filme o encheram de elogios, estamos ansiosos pra ver o resultado!

32. Tem um fã-site brasileiro dedicado à ela formado por pessoas que a amam de todo coração

Sim, ela tem! ♥♥♥ E é uma honra informar os Little Monsters brasileiros com as novidades da carreira dessa artista sensacional que é Lady Gaga.

PARABÉNS, GAGA!

Revisão por Kathy Vanessa