O escritor Alex Banayan conta em seu novo livro a história de pessoas bem sucedidas e o que há de semelhante na forma em que elas alcançaram o sucesso. Para isso, ele dedicou os últimos 7 anos de sua vida pesquisando, lendo biografias e entrevistando pessoas que, de alguma forma, foram bem sucedidas profissionalmente ou pessoalmente.

Uma dessas pessoas foi Lady Gaga, uma nova-iorquina de 21 anos que sonhava em ser uma grande artista, e para isso enfrentou grandes obstáculos. Banayan diz que o que Lady Gaga fez no início de sua carreira foi semelhante ao que Bill Gates e outros bem sucedidos fizeram.

O livro se chama "A Terceira Porta: A busca turbulenta para descobrir como as pessoas mais bem sucedidas do mundo lançaram suas carreiras" (The Third Door: The Wild Quest to Uncover How the World's Most Successful People Launched Their Career).

Abaixo, leia alguns trechos traduzidos da matéria publicada pela Business Insider:

"Eu passei milhares de horas estudando pessoas bem sucedidas - e eles todos abordam a vida com a mesma mentalidade

– Sucesso é como uma boate: Muitas pessoas esperam na fila para entrarem pela porta principal, e celebridades entram pelas portas laterais.

– No seu livro, Alex Banayan explica que há outra saída: a ‘Terceira Porta’, ou a entrada pela qual você faz qualquer coisa para encontrar uma forma de entrar.

– Pessoas bem sucedidas como Warren Buffett, Bill Gates, e Lady Gaga, todos lançaram suas carreiras porque eles entraram pela ‘Terceira Porta’.

– Bill Gates fez isso ao pegar o telefone e fazer uma ligação que ele estava com medo de fazer - e fazendo ela valer a pena.

– Warren Buffett descobriu como conseguir reuniões com pessoas que não queriam se encontrar com ele - e Lady Gaga fingiu ser sua própria empresária para conseguir shows.

Pelos últimos sete anos eu tenho estudado o sucesso obsessivamente.

Eu passei milhares de horas pesquisando, desbravando centenas de biografias e sentado frente a frente com pessoas com quem eu queria muito aprender.

Em relação aos negócios, eu entrevistei Bill Gates; para a música, Lady Gaga; ciência da computação, Steve Wozniak; poesia, Maya Angelou. Eu entrevistei Larry King, Jane Goodall, Pitbull, Jessica Alba, Quincy Jones e muitos outros.

Meu objetivo nunca foi encontrar a ‘chave única’ para o sucesso (nós todos já vimos aqueles livros de negócios e TED Talks. Eu geralmente reviro meus olhos).

O que eu descobri, no entanto, foi que apesar de cada pessoa que eu entrevistei ser diferente uma da outra por fora - na essência eles abordaram a vida exatamente com a mesma mentalidade. Todas essas pessoas tratam a vida, os negócios, o sucesso… como uma boate. Sempre há três formas de entrar, e eles sempre entram pela mesma porta.

Há a ‘Primeira Porta’: a entrada principal, onde as filas dobram o quarteirão. É onde 99% das pessoas esperam para entrar.

Há a ‘Segunda Porta’: a entrada VIP, por onde os bilionários e celebridades passam.

Mas o que ninguém te diz é que há sempre, sempre, a ‘Terceira Porta’. É a entrada onde você fura fila, passa por um beco, bate na porta centenas de vezes, força a entrada pela janela ou passa sorrateiramente pela cozinha - mas você entra.

Não importa a forma como Bill Gates vendeu seu primeiro software ou como Steven Spielberg se tornou o mais jovem diretor na história de Hollywood, todos eles entraram pela mesma porta.

Então como as pessoas mais bem sucedidas do mundo entraram pela Terceira Porta?"

Sobre Lady Gaga, o escritor diz:

"Seja o seu próprio empresário

Quando Lady Gaga estava em Nova Iorque tentando iniciar sua carreira, ela teve um problema. Ela era relativamente desconhecida e tinha dificuldades em conseguir que algum local a contratasse para se apresentar.

Então, ela usou o dinheiro que tinha ganho como garçonete e foi até uma gráfica imprimir posteres grandes de si mesma. Ela os colou nas fachada de todos os bares e clubes nos quais queria se apresentar. De repente, os contratantes atenderam suas ligações.

Mas quando ela quis negociar horários melhores para se apresentar, ela encontrou resistência. Ela, então, ligava para os bares, mudava sua voz e dizia “Aqui é o empresário de Lady Gaga” e que Gaga apenas se apresentava às dez da noite.

Funcionou.

A lição é parar de se adiar na esperança de que as pessoas irão perceber o seu talento. Seja o seu próprio empresário. Seja o seu próprio publicista. Pare de esperar que alguém o escolha e comece a escolher você mesmo.

Fale sério: Se você tivesse um empresário de primeira-classe focado em alavancar a sua carreira neste momento, qual seria a coisa mais importante que você pediria a ele que fizesse? O que o está impedindo de você mesmo fazer isso?".

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz e Mariana Dias

Imagens: reprodução/divulgação

Revisão por Kathy Vanessa