Lady Gaga não é somente conhecida mundialmente por seu talento musical e qualidade vocal, além de sua versatilidade artística e representatividade. A cantora também é continuamente ligada à impactantes e grandiosas performances, bem como irreverentes e peculiares conjuntos de moda utilizados tanto em apresentações quanto em importantes eventos.

Essa marca da cantora foi responsabilidade de sua equipe de criação pessoal, que cria seus adereços, cenários, maquiagens, roupas, etc – a Haus of Gaga. Dentre dos que são ou já foram seus integrantes mais famosos, podemos citar Bobby Campbell, DJ White Shadow, Fernando Garibay e, é claro, Nicola Formichetti.

Integrando a Haus of Gaga entre 2009 e 2011, sendo Diretor de Moda da equipe durante as eras The Fame Monster e Born This Way, Nicola Formichetti, em sua conta no Instagram, confirmou que está trabalhando novamente com Gaga. Clique aqui para conferir a matéria sobre.

Nesse sentido, o RDT Lady Gaga reuniu, dentre os muitos trabalhos do fashionista e diretor artístico com a cantora, os 10 dos mais importantes e icônicos projetos de sucesso, passando por performances ao vivo, videoclipes e criações de destaque no período em que esteve na equipe criativa de Gaga. Confira:

Performance no MTV Video Music Awards (VMA) 2009: Foi no palco dos VMA 2009 onde ocorreu uma das mais icônicas e veneráveis apresentações ao vivo de Lady Gaga, onde a cantora termina sua performance ensanguentada e pendurada em frente à plateia, após apresentar a introdução de Poker Face e Paparazzi por completo. Junto a Beyoncé, Gaga liderava as nomeações com nove delas, tendo conquistado três prêmios, incluindo de Melhor Novo Artista com Poker Face. Formichetti foi o responsável pelo look usado durante a performance.

Body Orbit Metálica: Projetada por Nazir Mazhar, a irreverente orbe com estrutura de metal também foi parte das criações de Nicola Formichetti enquanto membro da Haus of Gaga. Além de um dos símbolos da era The Fame Monster, aparecendo em videoclipes e ao longo da The Monster Ball Tour, o traje foi utilizado em uma apresentação ao vivo no programa Saturday Night Live em 2009, tendo sido performadas as canções LoveGame e, no piado, Bad Romance e Poker Face.

Videoclipe de Bad Romance: Sendo a primeira colaboração artística de Formichetti em um clipe de Lady Gaga, o vídeo musical de Bad Romance, dentre diversos outros prêmios, conquistou um MTV Video Music Award como Clipe do Ano em 2010 e um Grammy Award de Melhor Clipe de 2011. Dirigido por Francis Lawrence, no vídeo a cantora aparece vestindo várias roupas e calçados de Alexander McQueen e no já citado orbe projetado por Nazir Mazhar, além da direção criativa da Haus of Gaga. Formichetti foi o responsável pela escolha de todos os looks, ao lado de Gaga.

Direção Artística de Jo Calderone: Lady Gaga possui autênticos e diversos alter-egos, que protagonizam algumas de suas principais apresentações e videoclipes, como Morgana Devacelli a sereia Yüyi. Entretanto, seu “outro eu” mais famoso é Jo Calderone, um bad boy italiano que é citado no videoclipe de Yoü and I como o “garoto de Nebraska”. Tendo sua primeira aparição em um editorial da revista Vogue Japão, se apresenta no VMA 2011. É um personagem que representa o lado rebelde e debochado da cantora.

Videoclipe de Telephone: Lançado em março, o vídeo da música com a participação de Beyoncé teve como diretor de moda e estilista Nicola Formichetti. Dirigido por Jonas Åkerlund, o vídeo musical de Telephone foi o ganhador de um MTV Video Music Award como Melhor Clipe de Colaboração e um NRJ Music Award como Videoclipe do Ano de 2011.

Direção Artística no Brit Awards 2010: Vencendo, além de outras duas indicações, a categoria de Melhor Álbum Internacional com seu primeiro álbum de estúdio, The Fame, Lady Gaga performou no palco da premiação duas canções: Dance in the dark e, no piano, Telephone. Tanto no tapete vermelho quanto em sua performance, Gaga utiliza um de seus mais irreverentes conjuntos.

“A cantora apareceu no tapete vermelho exibindo um vestido branco de Francesco Scognamiglio com uma peruca branca que faria até a colméia de Amy Winehouse parecer dócil. E enquanto Gaga deixava mais à imaginação do que o habitual, o conjunto era indiscutivelmente oponente, até mesmo para seus padrões, uma de suas escolhas de moda mais bizarras de todos os tempos.” – Daily Mail.

Criação do “Meat dress”: No MTV Video Music Awards (VMA) 2010, sob a direção artística de Formichetti, Lady Gaga fez sua célebre aparição, na qual a cantora usava, dentre outros vestuários ao longo da premiação, seu famoso e irreverente “vestido de carne”, desenhado por Franc Fernandez. Além de chocar o público por seus adereços ousados naquela noite, Lady Gaga fez história sendo indicada em 13 categorias, vencendo 8 delas, se tornando a artista mais indicada na história dos VMA com um vídeo, além de se tornar a primeira artista feminina a conquistar duas indicações simultâneas na categoria Vídeo do Ano, com Bad Romance e Telephone.

Vídeoclipe de Alejandro: Além da performance no American Idol de 2010, o vídeo musical de Alejandro, com a direção geral de Steven Klein, também obteve o estilo artístico de Formichetti ao longo de sua gravação. Além de outros prêmios, a canção ganhou um International Dance Music Award na categoria Melhor Faixa Pop Dance.

Direção Artística e Performance no 53º Grammy Awards: Nas gravações do videoclipe do single Born This Way, dirigido por Nick Knight, Nicola Formichetti foi o responsável pelas roupas e figurino das gravações. Além disso, em 2011, dirigiu artisticamente a entrada de Lady Gaga no Grammy Awards até a performance de seu novo single, onde a “Mother Monster” é carregada por uma espécie de “ovo”, fazendo referência a um útero, de criação do designer Jussein Chalayan, pelo tapete vermelho, e depois pelo palco, o quebrando e saindo de seu interior com um figurino de látex cor de gema.

Direção Artística no MuchMusic Video Awards 2009: Após um mês fazendo parte da equipe criativa de Lady Gaga, a apresentação da cantora na premiação, icônica pela utilização de um suposto sutiã pirotécnico, pode-se afirmar que já possuía a influência artística de Nicola Formichetti. Nessa mesma noite, a categoria Melhor Vídeo Internacional – Artista com Poker Face foi vencida por Gaga, e os sucessos LoveGame e Poker Face foram apresentados.

Nesse momento, resta aos fãs aguardarem por mais novidades.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vinicius Colombo.

Revisão por Kathy Vanessa