Há exatos 5 anos, enquanto todos esperavam o lançamento de Applause e o lançamento do álbum ARTPOP, vazava na internet a demo da primeira música do álbum, Aura.

No início, os fãs chamaram a música de Burqa, depois foi confirmado que o nome, na verdade, era Aura.

Relembre a demo vazada:

Para a rádio americana Sirius XM, Gaga falou sobre a música:

"Essa música é sobre mim basicamente dizendo que só porque todas aquelas coisas estão lá, não significa que não há uma espécie da mesma pessoa por baixo. E daí, também todos aqueles véus estão realmente apenas me protegendo da coisa que eu considero mais sagrada, que é minha criatividade... Minha aura é a forma através da qual eu lido com minha sanidade e como me sinto completamente insana, então essa música soa muito insana... Todos acham que tudo o que eu faço é uma afirmação, mas às vezes eu simplesmente sou movida por algo impulsivo e quero expressá-lo."

Antes de apresentar a música no Jingle Bell Ball 2013, Gaga disse:

"Quando eu escrevi esse disco, pensei em minha tristeza interior, pensei sobre como ele sempre me pergunta quem está por trás do peso, quem está por trás do brilho, quem está por trás do batom, e a resposta é: ninguém. Sou eu. Não se engane só porque você vê várias outras artistas quando elas estão sempre vestindo suas fantasias e só as vestem para o show. Minha vida inteira é um show, minha vida inteira é um show e eu visto para você. Então quando você olhar por debaixo da capa, a garota por trás da aura, encontrará muito caos, porque a verdade é que, depois da fama, não importa o quanto você os diga “You were Born This Way” – “Você nasceu assim” -, você nunca sabe quem irá se voltar contra você."

Lady Gaga co-escreveu e co-produziu a música com Zedd e o duo israelense Infected Mushroom. Uma música do duo serviu como base para a construção de Aura.

Confira um vídeo do Infected Mushroom apresentando a música, em 2012:

Em entrevista ao Virgula Música, Duvdev (um dos membros do "Infected Mushroom") comentou sobre Aura.

Confira:

"Ficou muito comercial. A forma como a voz dela atravessa a melodia não me agradou. Mas, o que eu entendo de hits da música pop? Nós ficamos honrados que alguém como Lady Gaga viu potencial em nossa música e a adorou."

Para promover o filme americano de ação e comédia Machete Kills (em que Gaga atuou como “La Chameleón”), Aura foi usada para um lyric video com cenas do filme.

Relembre o vídeo:

Agora, relembre algumas das apresentações de Aura:

iTunes Festival, em 2013 (primeira apresentação de "Aura"):

Lady Gaga - Aura iTunes Festival from Monster Love on Vimeo.

Vevo Presents: Lady Gaga artRave, em 2013:

Jingle Bell Ball, em 2013:

SXSW Festival, em 2014:

A versão finalizada de Aura, foi lançada oficialmente, no dia 11 de novembro de 2013, junto do álbum ARTPOP.

Em 2017, uma segunda demo de Aura foi vazada na internet.

Relembre:

E vocês, o que acham de Aura?

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Maria Eduarda Seabra

Imagem: Reprodução/Divulgação

Revisão por Kathy Vanessa