Atualmente cancelado, inaugurado em 1996, o V Festival foi um festival de música realizado tradicionalmente durante o terceiro fim de semana do mês de agosto, na Inglaterra, Reino Unido. Ocorria simultaneamente em dois parques de apresentações e em dois dias, compartilhando seus acessos, com os artistas convidados tocando em um local no sábado e depois no outro no domingo, último dia de festival.

Em 30 de outubro de 2017, foi anunciado que o V Festival não teria mais outras edições, sendo substituído por outro evento de música tão grande quanto seu porte conhecido. Em fevereiro de 2018, foi anunciado que um novo festival chamado RiZE seria realizado no mesmo fim de semana do V Festival, mas não com a mesma grande demarcação de espaço. O "V" representa o Grupo Virgin, com o evento sendo patrocinado pela Virgin Media.

Foi originalmente televisionado pelo Channel 4 de 1997 a 2013, passando a ser televisionado posteriormente pela MTV de 2014 a 2015. A edição de 2016 do festival foi televisionada pelo Channel 5.

Em 2009, Lady Gaga se apresentou nos dois dias do festival, shows estes pertencentes à temática de seu primeiro álbum de estúdio, “The Fame”. Os ingressos de fim de semana custavam £ 132,50 (sem acampamento) e £ 152,50 (com camping). O evento foi realizado em 22 e 23 de agosto de 2009.

A estreia de Gaga sofreu 15 minutos de atraso, resultando em um corte de seu set durante a apresentação de "Poker Face" no piano. A cantora usou sua longa peruca novamente, mas apenas loira com listras de salmão. Gaga voltou a usar a roupa de couro vermelho em troca da roupa de denim. Não houve mudanças de adereços e figurinos entre seus dois shows, além de também ter sido conservada sua setlist do primeiro dia de apresentação.

Confira a setlist dos dois dias de apresentação de Lady Gaga:

1) The Heart + Haus Intro (Interlude)
2) "Paparazzi"
3) "LoveGame"
4) "Beautiful, Dirty, Rich"
5) The Brain (Interlude)
6) "The Fame"
7) "Boys Boys Boys"
8) The Face (Interlude)
9) "Just Dance"
10) "Money Honey"
11) "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)"
12) The Band (Interlude)
13) "Brown Eyes"
14) "Poker Face" (Acústico)
15) "Poker Face"

Assista a um dos shows completos da cantora no evento:

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Vinícius de Souza