Lady Gaga, no dia 28 de agosto de 2011 (exatamente há sete anos), participou do MTV Video Music Awards (VMA). Nesta edição do evento, a cantora apareceu como seu alterego masculino - Jo Calderone -, fez uma apresentação de seu single "Yoü And I" e ganhou dois prêmios.

Para divulgar sua participação no evento, Lady Gaga participou de alguns comerciais promocionais, que fizeram referência tanto a eras anteriores da carreira da cantora quanto ao álbum "Born This Way":

Após não passar pelo tapete vermelho, Jo Calderone começou sua performance com um monólogo no qual ele comenta sobre Lady Gaga como se fosse seu amante e, logo depois, aprensenta de "Yoü And I". Com coreografia e piano, a icônica performance teve em seu final Brian May, guitarrista da clássica banda britânica Queen - da qual a cantora já declarou ser bastante fã e originou o nome "Gaga".

“Oi, meu nome é Jo... Calderone e eu fui um cuzão. Gaga, sim ela, Lady Gaga, ela me deixou. Ela disse que sempre começa bem, e então os garotos, se referindo a mim, eu sou um dos garotos, nós ficamos loucos. Eu fiquei, eu fiquei louco, mas ela é muito louca também né? Quer dizer, ela é louca pra caralho! Por exemplo, ela se levanta da cama, coloca os sapatos de salto alto, vai ao banheiro, eu escuto a água caindo, ela sai do banheiro pingando, ela ainda está com os sapatos. E qual é a do cabelo? A princípio era sexy mas agora eu só estou confuso. Ela disse que eu sou igualzinho seu último namorado. Eu não sou como o último! E eu acho ótimo, sabe, eu acho ótimo que ela é uma estrela. Uma grande, linda estrela no céu. Mas como é que eu vou brilhar?! Quer dizer, eu acho que que eu não teria problema com isso, sabe, se eu sentisse que ela está sendo ela mesma comigo. E talvez ela seja, eu estou começando a achar que essa é quem ela é, sabe, talvez ela seja exatamente desse jeito. Porque quando ela sobe no palco, nada segura ela, aquele holofote, aquele grande, redondo, e profundo holofote segue ela em qualquer lugar que ela vá, as vezes eu acho que segue ela até em casa. Eu sei que segue, eu tenho que chegar lá. Quando ela goza, parece que ela cobre o seu rosto, porque ela não quer me ver, tipo, ela não aguenta ter um momento honesto quando não tem ninguém olhando. Eu quero que ela seja real. Mas ela diz “Jo, eu não sou real. Eu sou teatro, e você e eu, isso é só um ensaio”. Eu tenho que chegar la. ”

Nesta edição do VMA, Britney Spears, outra referência para Gaga, ganhou o "Michael Jackson Video Vanguard Award". Jo Calderone foi o responsável por entregar o prêmio e fez um discurso em homenagem à cantora.

Assista legendado:

Lady Gaga foi indicada a quatro categorias: "Best Female Video" e "Best Video with a Message" por "Born This Way", "Best Choreography" e "Best Art Direction" por "Judas", sendo que ganhou as duas em que "Born This Way" concorreu.

"Estou tão feliz por ganhar o prêmio hoje à noite, porque Gaga não está aqui, concorrendo ao melhor vídeo feminino. Muito obrigada à Nick Knight. E eu sei que, se ela estivesse aqui hoje à noite, ela iria querer que eu seja grata a seus fãs, Little Monsters. Você sabe, hoje mais cedo eles me disseram que tenho o melhor vídeo com uma mensagem. Mas você sabe que há outros grandes artistas nessa sala, sentados ali ou naquela fila da frente, alguns já tendo se apresentado. E cada videoclipe aqui tem uma mensagem ótima. Eu me sinto tão abençoada por estar aqui. E é verdade: não importa se você é gay, hétero, bi, lésbica, transexual... Você nasceu assim. Deus te abençoe, MTV! Sim!"

E você, também acha que Jo Calderone deveria aparecer em uma premiação novamente?

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Gustavo Duarte

Revisão por Kathy Vanessa