Exatamente há nove anos , no dia 13 de setembro de 2009, Lady Gaga participava do MTV Video Music Awards (VMA). Esta edição foi marcada por sua apresentação de "Paparazzi", que teve um grande impacto no cenário pop mundial e é considerada uma das mais marcantes apresentações de toda a história do VMA. Além disso, Gaga foi indicada a 9 categorias, o que a colocou, junto com Beyoncé, como a artista com maior número de indicações da premiação.

Para iniciar a grande noite, Lady Gaga chegou ao tapete vermelho com um look marcante composto por um vestido preto de Jean Paul Gaultier, chapéu da Le Tour de Force, e máscara da House of Blueeyes. Seu acompanhante da noite foi o "Muppet" Kermit the Frog, o qual já foi homenageado por Gaga através de um vestido.

A apresentação de Lady Gaga começou com uma dramática versão acústica de "Poker Face" e um discurso sobre a fama:

Em meio a todas essas luzes eu rezo para que a fama não tire minha vida.

Depois, a cantora fez uma teatral performance de "Paparazzi", que contou com um cenário majestoso, Gaga andando de muletas e uma dançarina em uma cadeira de rodas (referência ao clipe do single). Após um solo de piano, Lady Gaga termina os últimos versos da música enquanto sangra e é erguida por uma corda, interpretando sua morte ao mesmo tempo em que sons de flashes simulam câmeras tirando foto de seu corpo.

Lady Gaga foi indicada a nove categorias: "Video of the Year", "Best Pop Video" e "Best Female Video" por "Poker Face", "Best Editing", "Best Cinematography", "Best Direction", "Best Art Direction" e "Best Special Effects" por "Paparazzi" e "Best New Artist", ganhando nestas três últimas. Confira abaixo o discurso de Gaga após ganhar o prêmio por "Best New Artist":

É o meu primeiro prêmio. Eu só quero agradecer minha família, Troy Carter e Vincent Herbert. Quero agradecer Jimmy Iovine e Don Lawrence por estarem aqui comigo essa noite. Pode segurar isso por um segundo? Eu amo vocês. Isso é para os meus fãs. Vocês são os melhores fãs do mundo e eu amo vocês. E é para Deus e para os gays.

Diz pra gente, vocês concordam que essa é uma das performances mais memoráveis de todos os VMA?

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Revisão por Kathy Vanessa