Neste sábado (29), a conceituada revista de negócios e economia, Forbes, divulgou sua review de "Nasce Uma Estrela", dizendo que o longa irá ganhar o Oscar de Melhor Filme em 2019.

A revista encheu o filme de elogios, e pontuou que Gaga e Cooper também são fortes candidatos a ganharem um Oscar.

Confira a review:

Bradley Cooper faz sua estreia dirigindo um longa-metragem no próximo fim de semana com um remake no drama musical adulto "Nasce Uma Estrela". Cooper também co-escreveu o filme, e estrela ao lado de Lady Gaga. A Warner Bros espera que o filme cumpra com as expectativas e entregue um sucesso financeiro confortável saindo de um orçamento modesto e talvez consiga alguns prêmios no meio do caminho, mas eu acho que o destino do filme vai além dessas aspirações relativamente modestas.

As atuais previsões sugerem que “Nasce Uma Estrela”, em sua estreia, irá lucrar em torno de US $30 milhões, atrás do filme de super-herói “Venom”, que está previsto a faturar US $65 milhões. Mas eu estou apostando que “Nasce Uma Estrela” vai faturar muito mais, perto dos US $50 milhões, com “Venom” chegando perto no mesmo nível, isso significa que os dois filmes têm potencial para levar a melhor no fim de semana. Minha intuição está me dizendo para apostar em “Nasce Uma Estrela” ganhando o fim de semana, mas eu não posso esquecer do fato de que “Venom” tem um maior número de exibições para o fim de semana, incluindo IMAX e 3D, que vai aumentar significativamente uma porcentagem da venda de ingressos. Então, eu acho que é esperto de se considerar quase que um empate, mas “Venom” tendo tecnicamente uma leve liderança. Ainda assim, não se assuste se “Nasce Uma Estrela” ficar em primeiro.

Qualquer coisa perto dos US $ 40,7 milhões garante que “Nasce Uma Estrela” fique entre os 10 melhores fins de semana de abertura de todos os tempos (Supondo que “Venom” tenha uma abertura similar de US $ 40,7 milhões). Se ele terminar na faixa de US $ 50 milhões, dependendo do quanto o filme vender a mais, estaria possivelmente entre as 5 maiores estreias de outubro (novamente, supondo que “Venom” também atinja a marca dos US $ 50 milhões, fazendo ele ser uma das 5 maiores estreias de outubro também).

“Nasce Uma Estrela” tem muito a seu favor em seu fim de semana de estreia, está entre os primeiros grandes lançamentos que visam a muitas indicações ao Oscar; tem forte influência da mídia e os burburinhos da crítica apontam que na verdade é um forte concorrente a ganhar muitos prêmios e parece ser um candidato inevitável a Melhor Filme; tem alguns números musicais fantásticos que seguram a atenção; A popularidade de Lady Gaga; tem uma ótima personagem principal, com uma performance marcante de uma estrela amada; A própria popularidade de Bradley Cooper; aclamação crítica geral (está com 95% no Rotten Tomatoes, e 100% entre os Top Critics); um trailer nocauteante que gera uma imensa discussão online; um apelo forte ao importante público feminino de todas as idades; e por último, mas definitivamente não menos importante, tem uma grande chance de ter um boca-a-boca positivo do público que assiste e o recomenda aos seus amigos. Eu acho que vai ser um filme clássico de encontros, um filme clássico para se assistir sozinho, e vai realizar muitos eventos repetidos ao construir sua própria fã base leal.

É importante notar que o filme está recebendo muito mais interesse e reconhecimento on-line, onde dados demográficos e cálculos de exposição e interesse não são representados nas pesquisas. O Box Office Pro tem uma análise interessante da importância e do quanto os telespectadores se lembram do trailer, que ajuda a mostrar o porquê de algumas coisas que eu estou falando aqui, se você quiser ver a diferença entre o número de visualizações comparado ao impacto real dos trailers, para ambos, “Nasce Uma Estrela” e “Venom”.

Por mais que o filme não tenha um bom desempenho, eu não acho que vá faturar menos que cerca de 40 milhões de dólares. Caso tenha um bom desempenho, e realmente capture o momento e o público feminino em particular se reúna para vê-lo em massa, enquanto os fãs de Gaga retornem para várias sessões no fim de semana de estreia, então ele pode lucrar até mais que $ 60 milhões.

Indo adiante, “Nasce Uma Estrela” deve conquistar tanto carinho do público, o poder do boca-a-boca, e fidelização vai lhe dar poder e ajudar a conseguir grandes números de bilheteria. “O Primeiro Homem” é o outro grande lançamento de outubro que disputa o mesmo status do drama adulto imperdível, deixando bastante espaço para criar impulso e para o boca-a-boca se espalhar. Quanto mais se fala de um concorrente a Melhor Filme, com tantas outras nomeações a conquistar, mais o seu nível irá aumentar se tornando um drama musical imperdível.

Eu estou tão otimista em relação a “Nasce Uma Estrela”, eu vou apostar em um resultado pelo menos 3 vezes maior, talvez até mais, e uma bilheteria final de US $150 milhões. Eu esperaria no mínimo um valor em torno de US $150 milhões na América do Norte sem dúvidas.

Mundialmente é mais difícil dizer. Por um lado, Gaga tem uma grande fã base global, mas um drama adulto desse estilo pode ou bombar e ter um ótimo resultado ou acabar esquecido. Mas eu simplesmente não consigo ser contra esse filme, parece ser um sucesso certeiro então eu estou esperando que audiências internacionais o recebam positivamente também, para conquistar facilmente uma bilheteria final de US $200 milhões ou esperançosamente algo perto dos US $300 milhões. E já que o orçamento foi só de US $36 milhões, isso faria ser um lançamento muito rentável.

Mas eu estou enrolando aqui, porque além do sucesso nas bilheterias que estou esperando por “Nasce Uma Estrela”, o maior tiro no escuro que eu vou dar cedo demais é que “Nasce Uma Estrela” vai ganhar Melhor Filme no Oscar. Por quê? Leia minha resenha completa e descubra...

Você nunca imaginaria ao assistir “Nasce Uma Estrela” que Bradley Cooper nunca dirigiu um longa-metragem antes. Não é só porque é eficiente ou até mesmo bem feito, e sim porque tem uma complexidade e sutileza nas escolhas e visões que se apoiam mutuamente para fazer desse o favorito a Melhor Filme, e provavelmente ganhar uma indicação de Melhor Diretor para Cooper. Em sua primeira passagem pela cadeira de diretor.

Melhor Atriz é uma certeza para Lady Gaga, com Cooper provavelmente um dos favoritos para uma das indicações a Melhor Ator. Sam Elliot é um forte concorrente para Melhor Ator Coadjuvante, o filme certamente irá ganhar indicações para Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora Original, assim como Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Design de Produção, e talvez Melhor Roteiro Adaptado. Eu acho que cinco deles são provavelmente certeiros, mais algumas categorias são altamente prováveis, e o resto tem chances decentes.

O que significa dizer que “Nasce Uma Estrela” é uma produção magnífica, emocionante e bonita que te entretém e emociona enquanto faz você rir e aplaudir, mas também faz você chorar e parte o seu coração. É o cinema de Hollywood do tipo que os céticos sempre alegam "eles não fazem mais", e isso prova mais uma vez que a Warner está investindo em entregar uma lista de lançamentos muito mais ampla e variada do que outros estúdios neste momento.

Cooper interpreta um músico alcoólatra que mal consegue se sustentar no palco por causa de seu alcoolismo, vício em drogas e perda auditiva. A criação de sua família e o isolamento das turnês e festas o deixaram sozinho e infeliz ao encarar o final de uma carreira de sucesso. Mas ele não tem um plano real para o futuro e nenhuma perspectiva ou esperança no horizonte, até conhecer Gaga em um bar. Ela o surpreende com seu canto e performance, mas acaba sendo relativamente tímida e insegura sobre suas composições enquanto critica repetidamente sua própria aparência. Eles se apaixonam um pelo outro, ele a ajuda a superar seu medo de se apresentar, sua carreira começa, e agora seu amor enfrenta repetidos testes e duras realidades.

O alcoolismo, como ele quebra uma pessoa fisicamente e emocionalmente, e como quebra os entes queridos do alcoólatra é um dos dois temas principais da história, o outro é como a fama e a fortuna ascendem e decaem sem levar em conta as vidas e a felicidade dos envolvidos.

Passando por tudo isso, Gaga e Cooper fazem performances espetaculares que muitas vezes parece que estamos espionando conversas reais capturadas pela câmera. Grande parte do diálogo, ou, alternadamente, dos silêncios trêmulos, parecem espontâneos e improvisados, semelhante ao realismo do diálogo em “Antes do Pôr do Sol” de Richard Linklater, cheio de começos e paradas, estrutura imperfeita, fácil e divertida ou empurrada dolorosamente para a expressão em momentos de incerteza. Tem autenticidade, na qual todo o empenho iria aumentar ou diminuir devido à necessidade emocional de ressonância por uma história como essa.

Ficou tão bem-feito, a plateia ficará eufórica com eles, ou devastada e desgastada com eles, como exigem os altos e baixos.

Os dois protagonistas têm charme e carisma que funcionam para os propósitos da história e também nos ajudam a se identificar com eles e torcer para eles contra as grandes dificuldades em seu caminho. E sua química na tela transcende simples "faíscas" ou "paixão", eles têm isso, mas também desenvolvem um carinho um pelo o outro, como pessoas que de fato estão juntas há algum tempo e já enfrentaram alguns golpes pesados. A química na tela pode às vezes parecer mais luxúria ou paixão do que uma real conexão humana e um sentido inatingível de encontrar a pessoa com a qual você pode se sentir confortável e vulnerável, mas Gaga e Cooper entregam isso da melhor maneira possível. Eles se veem em seus momentos mais altos e mais baixos durante o relacionamento, e esse contexto vivido enriquece suas performances.

Como foi mencionado anteriormente, Sam Elliot oferece uma performance digna de um prêmio em relativamente poucas cenas, mas duas dessas cenas são tão dolorosas que elas são tão boas quanto ou ofuscam outros grandes coadjuvantes este ano que tiveram muito mais tempo de atuação. Eu acho que este pode ser o ano em que ele finalmente vai chamar a atenção do Oscar. Dave Chappelle tem um papel breve, mas significativo como músico e brilha poderosamente. O resto do elenco de apoio é simpático e você se identifica por eles, particularmente Shangela e Willam, ambas conhecidas por RuPaul’s Drag Race.

A música de “Nasce Uma Estrela” precisava ter significado, ser memorável e digna de sucesso, e ela supera todos os aspectos. “Shallow”, “I Don’t Know What Love Is”, e “I’ll Never Love Again” são interpretadas por Gaga e Cooper, e elas são canções magníficas. Existem várias outras ótimas músicas na trilha sonora, interpretadas por Gaga ou Cooper. Eu suspeito que “Shallow” vai ganhar uma indicação ao Oscar, mas eu não ficarei surpreso se outra música também receber uma indicação.

O diretor de fotografia Matthew Libatique está entre os meus favoritos. Seus trabalhos anteriores em “Pi”, “Réquiem para um Sonho”, “Fonte da Vida”, “Cisne Negro” e “Chi-Raq” são meus favoritos. Para essa lista, eu agora adiciono “Nasce Uma Estrela”, que mais uma vez destaca a capacidade artística de Libatique de deixar a sensação do ar, da luz, dos movimentos na tela falarem com o tom, temas e emoções de cada momento, e para o fundo emocional e cheio de acontecimentos da história em si.

“Nasce Uma Estrela” é um filme sobre a indústria do entretenimento, um musical, com um elenco maravilhoso e com um orçamento modesto que vai pagar enormes dívidas. É um tipo de drama adulto com uma sensibilidade pop relevante e atraente para muitos tipos de público. Isso faz com que o filme ganhe muitos fãs entre produtores e atores, os dois maiores grupos do meio e uma parcela significativa dos eleitores do Oscar. É um filme fabuloso que certamente estará na maioria dos votos dos eleitores da Academia, principalmente entre os 3 melhores. Tudo isso é muito bom para as chances do filme quando as indicações são anunciadas e, mais tarde, quando o nome do vencedor é anunciado.

Independentemente da bilheteria e dos prêmios, “Nasce Uma Estrela” está entre os melhores filmes do ano, repleto de sentimentos crus, verdade e humanidade. Conta uma história muito familiar e muito rara, de pessoas dando o máximo de si até não terem mais nada para dar, seus corações e almas expostos no palco diante do mundo, na revelação simples e sublime de que o amor é a única coisa neste mundo que realmente importa ou que pode nos salvar.

No Brasil, "Nasce Uma Estrela" estreia dia 11 de outubro.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vinicius Colombo

Revisão por Kathy Vanessa

Imagem: Reprodução/Divulgação