Promovendo "Nasce Uma Estrela", os protagonistas do filme, Lady Gaga e Bradley Cooper, tem usado diversas maneiras para executar tal feito. A dupla esteve presente em festivais e concedeu diversas entrevistas, tudo como forma de divulgação para o filme (que está com sua data de lançamento cada vez mais próxima).

Alguns dias atrás, como divulgado pelo RDT em suas redes sociais, foi anunciado que os protagonistas de "Nasce Uma Estrela", Gaga e Cooper, foram os escolhidos para estampar a capa da nova edição da revista Vanity Fair Itália, para a qual a cantora concedeu uma entrevista.

Leia a entrevista completa traduzida:

Foto original da capa completa

Lady Gaga tem uma teoria. Ela diz que quando alguém pensa demais em como se expressar por meio de outra plataforma sem ser a que eles usam normalmente, então essa pessoa vira uma "placa de Petri". Uma placa de Petri é um recipiente usado em biologia para fazer as coisas crescerem: Lady Gaga explicou isso pra mim, porque eu nunca tinha ouvido falar sobre antes.

Enfim. Gaga diz que o talento vive em uma caixa como uma semente, ele cresce mais e mais até que vire um vórtice e explode com toda sua força. Essa metáfora pode ser aplicada à Bradley Cooper, mas até nela mesma. Porque nesse filme, "Nasce Uma Estrela", Gaga atua como se ela fizesse isso por décadas. Lady Gaga como atriz estava esperando na placa de Petri, do mesmo jeito que Bradley Cooper estava como um cantor e diretor. Juntos eles reviveram um roteiro que é tão clássico quanto uma música de jazz e que já passou por Hollywood três vezes.

"Nasce Uma Estrela" é a história sobre uma garota se tornando famosa na indústria enquanto um homem passa pela queda entre o álcool e o fim de sua carreira, é a metáfora perfeita para Hollywood e a ausência da fama como uma doença, e a presença dela como algo que não vai durar. Essa versão do filme, que claramente se parece mais com a de Krist Kristofferson e Barbra Streisand (até com algumas falas idênticas), estreou na Mostra of Cinema di Venezia, e vai ser lançado dia 11 de outubro (na Itália), e provavelmente vai dominar os tópicos, bilheterias, e os principais prêmios nos próximos meses.

Gaga e Bradley estão aqui na minha frente como pessoas simples, mesmo que ela esteja usando joias como uma rainha. Ele está com uma camisa e jeans azul, ela está usando um vestido preto, um coque alto, e os dois parecem estar esperando, esperando para que tudo fique bem. A química entre os dois brilha nas telas igual nessa entrevista. Eles escutam as repostas de cada um, como um ritmo, justamente como eles cantam no filme.

Eu faço uma piada, citando a música de Lady Gaga, "The Edge Of Glory", e ela o desafia "Você entendeu?", ele responde rapidamente dizendo que sim, e que ele conhece todas as músicas dela. "Ele é tão bom, não é? " ela diz, e ambos riem, quase que como duas crianças.

Ela o descreve como "focado como um laser". Bradley responde: "Ela é a mais talentosa, respeitada por todos os tipos de artistas que eu conheço, desde os cantores country até os guitarristas de Heavy Metal".

Se essa amizade parece falsa, então ambos merecem dois Oscars cada, não um. Porque além do aspecto promocional, esses dois não estão aqui sem um propósito. Os dois lutaram contra seus demônios (Bradley o alcoolismo e Gaga os problemas mentais e físicos), e graças a disciplina e talento, ambos estão aqui, ganhando em tudo.

As duas últimas versões de "Nasce Uma Estrela", a com Judy Garland em 1954 e a versão com Barbra Streisand em 1976, foram feitas para relançar a carreira da atriz principal. Barbra Streisand por exemplo, que estava vendendo milhões de discos e já tinha um Oscar no momento, estava procurando algo para expandir sua carreira para o público jovem. A ideia de "Nasce Uma Estrela" indo para o mundo do pop/rock (sendo possível pelos escritores Joan Didion e John Greogry Dune) parecia perfeito. E foi.

Tirando as críticas negativas dos críticos, o remake anterior do filme conquistou muito sucesso e "Evergreen" ganhou um Oscar.

Essa versão de 2018 de "Nasce Uma Estrela", não é um filme de retorno. Lady Gaga está no topo de sua carreira como cantora. Dez anos atrás seu primeiro single, "Just Dance", foi lançado. Hoje ela tem 32 anos e ela pode fazer o que quiser, até nada. Mas ao invés disso, ela aceitou a oferta de Cooper, enquanto ele concordou em dirigir o filme por conta própria, que foi originalmente planejado para Clint Eastwood e Beyoncé.

Bradley e Gaga se conheceram pela primeira vez nos bastidores do Saturday Night Live, "Ela tinha que cantar, e eu tinha uma pequena cena, nós conversamos por alguns segundos". Diz Cooper. "Recentemente eu vi uma foto daquele dia. Eu não acreditaria que uma conexão tão especial entre nós iria nascer”.

Claramente eles não são um casal na vida real: Cooper tem uma esposa, supermodelo Irina Shayk, que ano passado teve o nascimento de sua filha Lea, e Gaga está noiva de Christian Carino.

"Nossa história é de admiração e amizade" explica Bradley. "Tudo nasceu durante uma noite de caridade na casa de Sean Parker (co-fundador do Facebook). Gaga cantou "La Vie en Rose" no piano e me deixou sem ar.”

No filme você pode vivenciar essa cena. Os dois personagens principais se encontram quando Jack (personagem de Cooper) vai até um bar drag e assiste Ally (personagem de Gaga), uma garçonete durante o dia e cantora na noite, cantando "La Vie en Rose". Em "Nasce Uma Estrela", Lady Gaga não está loira, ela não usa maquiagem, e ela não está usando roupas estranhas. "Foi um verdadeiro desafio pra mim deixar essas coisas de lado", ela diz. "Eu me senti vulnerável sem minhas roupas, mas eu enfrentei, igual um salto em água fria. Tem tanto sobre mim nessa história que Bradley queria mostrar. Assim como Ally diz no filme, eu estava acostumada a entrar em uma sala cheia de homens que ficavam dizendo que amavam a minha voz, e como eu escrevia minhas músicas, mas eles davam elas para outras cantoras, porque elas eram mais bonitas do que eu".

Então, quando ela percebe que uma estrela nasceu em sua carreira? "Eu estava em turnê na América fazendo shows pequenos em boates, até três shows todo dia. E então, perto do fim da turnê em Canada, o alto-falante começou a tocar Just Dance, e eu comecei a chorar”, disse Gaga.

"Wow", adicionou Bradley. E depois nos diz sobre seu momento "Nasce Uma Estrela". Eu estava em Miami, e eles me contrataram para um comercial de TV para o Wendy’s que nunca foi ao ar, e eu estava ficando em um hotel que parecia muito luxuoso (mas realmente não era), e eu liguei para o meu pai simplesmente para dizer que eu estava em um quarto com sacada.

Três indicações ao Oscar depois, ele virou um diretor, assim como muitos outros atores, de Redford a Warren Betty e Clint Eastwood que escolheu outro caminho para suas carreiras. Em 2019 ele vai interpretar outro filme muito esperado: a biografia do diretor orquestral Leonard Bernstein, produzido por Steven Spielberg e Martin Scorsese. "Eu sempre quis dirigir. Esse era meu maior sonho", ele explica. "Eu virei um ator primeiro simplesmente porque eu tinha medo de algo tão difícil". Agora ele encontrou coragem. Ele aprendeu a tocar e cantar e ele até escreveu algumas músicas para o filme. "Tudo isso graças a Gaga. Ela confiou em mim, ela acreditou em mim". Ele olha para os olhos dela com gratidão.

Eles me contaram sobre quando Barbra Streisand visitou o estúdio de gravações um dia. Como uma benção. E sobre como algumas cenas foram gravadas durante um show de Krist Kristofferson. Seus sonhos tinham se tornado realidade.

Antes de ir embora, eu perguntei a eles se tinham medo de cantar para o público. "Só se eu não estou preparado", responde Bradley. E Gaga: "Eu, mesmo se sempre estou pronta, estou sempre nervosa, Tony Bennett uma vez me disse que não tem problema se sentir assim: Se você está com medo significa que você se importa. Algumas vezes eu me chacoalho nos bastidores. E então eu subo as escadas, os holofotes se ligam e tudo vai embora". Gaga começa a estralar seus dedos, porque ela sente que quer dançar, bem aqui, agora.

Fim da entrevista

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vinicius Colombo
Agradecimentos ao Lady Gaga Now

Imagem: Reprodução / Vanity Fair Itália

Revisão por Kathy Vanessa