A trilha sonora de "Nasce Uma Estrela", que traz Gaga e Cooper como protagonistas, foi lançada nesta sexta-feira (05), o que lhe rendeu, até o momento, várias colocações em plataformas digitais e reviews com opiniões pessoais sobre as faixas.

Mais uma review sobre a trilha sonora do longa foi publicada, desta vez pelo site Esquire, que expôs sua opinião pessoal sobre a mesma.

Leia a review completa traduzida:

Por que você deve ver "Nasce Uma Estrela" antes de ouvir a trilha sonora?

O filme é ótimo, mas a música é realmente boa?

Eu, como todo mundo com acesso à internet, assisti ao trailer de "Nasce Uma Estrela", que apareceu dezenas de vezes quando foi lançado em junho. Durante meses, essa provocação de dois minutos e 24 segundos foi compartilhada, lembrada e repetida - o drama e os ganchos transmitindo todos os sentimentos. Então, na semana passada, a versão completa da música de Bradley Cooper e Lady Gaga, "Shallow", foi lançada, o que acabou não sendo uma música, mas os dois ganchos do trailer foram cantados em uma música. Ainda era malditamente transcendente. Mas, à noite, a música completa foi lançada, eu toquei no Spotify sem o vídeo, e tive mais de uma resposta "meh". Essa música, supostamente, deveria estar emparelhada com o drama do filme. Sem isso, "Shallow" parecia incompleta e, bem superficial.

Na noite de quarta-feira, depois de meses de acúmulo, finalmente vi "Nasce Uma Estrela". Eu posso confiantemente dizer que isso corresponde às expectativas - especificamente, a primeira parte do filme e a preparação para quando você ouvir "Shallow" pela primeira vez no filme. Mesmo que eu tenha ouvido a música mais vezes do que me lembro, ouvi-la no cinema, emparelhada com a narrativa, foi como ouvir pela primeira vez.

E hoje, quando "Nasce Uma Estrela" chega aos cinemas, a trilha sonora foi lançada também.

Aqui está o meu conselho: veja o filme antes de ouvir a trilha sonora.

Há várias razões para isso, a menos importante é que a trilha sonora está repleta de spoilers para quem não conhece essa história que foi contada e re-contada ao longo do último século.

Mais importante, essas músicas são tão brilhantemente tecidas no enredo e no arco emocional e nos temas de "Nasce Uma Estrela" que elas são fundamentalmente incompletas sem a narrativa do filme. O diretor Bradley Cooper reuniu alguns dos maiores compositores country, pop e norte-americanos do ramo para criar uma impressionante lista de faixas que contam a tragédia de Ally e Jackson Maine. Tudo começa quando os dois se encontram em um bar onde Gaga está cantando uma versão absolutamente deslumbrante de "La Vie En Rose". Apenas ouvindo a música, eu posso imaginar os vermelhos profundos e românticos na cena, seus olhos se encontrando, os olhos de Maine à beira das lágrimas e sua boca aberta.

Os destaques da trilha sonora e do filme, no entanto, são as baladas de Lady Gaga. "Always Remember Us This Way" e "I'll Never Love Again" são fascinantes sozinhas, mas certamente cabem no filme. E, é claro, os duetos entre Gaga e Cooper - "Shallow", "Music To My Eyes", "Diggin' My Grave", "I Don't Know What Love Is" - são alimentados pelo romance da história. Suas vozes realmente funcionam bem juntas, o que é surpreendente, dado que Gaga é uma das maiores cantoras vivas e Bradley Cooper é geralmente mais conhecido como o cara de "The Hangover" do que um cantor. Ele também tem as suas. Enquanto suas canções são canções de rock sulistas machistas - mais uma vez, parte de seu personagem - sua própria balada de guitarra, "Maybe It's Time", é uma meditação existencial pensativa e bonita sobre mortalidade e oportunidades perdidas.

No entanto, quem não viu o filme pode se perguntar por que a música pop de Gaga, "Why Did You Do That?" é tão descaradamente horrível. A batida soa como algo que um adolescente faria no GarageBand, e as letras são risíveis: "Por que você parece tão bem nesses jeans / por que você veio ao meu redor com uma bunda como essa?". Mas, dentro do contexto do filme, é para ser ruim. A personagem de Gaga é a história de uma jovem artista com talento bruto que é transformada em uma mercadoria produzida em massa pela indústria da música. Leva sua música natural e escrita de melodia e manipula isto em um produto de tentpole de indústria que soa como uma síntese agrupada de tendências das rádios. Dado isso, os compositores criaram o hit pop perfeito.

Como costumo fazer com trilhas sonoras como essas, não as ouço apenas pela música, ouço para me transportar de volta à experiência dessa jornada cinematográfica. A música é boa, mas faz parte de um pacote inteiro que merece ser visto como um todo. Então, vá ver "Nasce Uma Estrela" neste fim de semana, e ouça a trilha sonora para sentir de novo quando quiser.

Por: Matt Miller

Nota: desconhecida

A trilha sonora teve seu lançamento mundial no dia 05, e você pode ouvi-la em todas as plataformas digitais aqui.

No Brasil, a estreia do filme está marcada para a próxima quinta, 11 de outubro.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Giovani Morais

Revisão por Kathy Vanessa

Imagem: Reprodução / Esquire