Nesta quinta-feira (4), um dos maiores e mais importantes jornais norte-americanos, em termos de circulação e relevância editorial, publicou uma resenha sobre a trilha sonora do filme "Nasce Uma Estrela", protagonizado por Bradley Cooper e Lady Gaga.

Com foco principalmente na política interna e economia norte-americana, o The Washington Post também possui uma respeitada sessão de matérias sobre música e indústria cinematográfica, com produção de críticas, sínteses e resenhas.

A seguir, leia a resenha do The Washington Post traduzida:

Resenha: A trilha sonora de ‘Nasce Uma Estrela’ é uma maravilha de cinco estrelas

A trilha sonora de “Nasce Uma Estrela” não é curta, graças a Deus. Ela tem a enorme quantia de 34 faixas, devido a maioria ser pequenos trechos de músicas, diálogos e interlúdios. Vai colocar os fãs de volta ao filme de uma maneira intensa. Ainda não assistiu? Com esse álbum, talvez você não precise.

A mais recente versão cinematográfica de um romance entre dois cantores/compositores, um em sua ascensão, e o outro em seu declínio, o filme tem sido tema de muitas discussões graças a seus protagonistas, Lady Gaga e Bradley Cooper, mas a trilha sonora prova que ele merece. Desde blues-rock, country, até o pop chiclete, as 19 canções originais são variadas e viciantes. Nós sabíamos que Lady Gaga era capaz de coisas ótimas, mas a musicalidade de Cooper é uma maravilha. Frequentemente nós tiramos sarro de atores que tentam ser estrelas do rock, mas Cooper mostra uma verdadeira habilidade com o microfone.

A trilha sonora é em ordem cronológica, e obviamente, inclui a performance de Gaga da clássica “La Vie En Rose” de Edith Piaf, que é o momento em que ela vira uma estrela, quando o personagem de Cooper a encontra em um cabaré. E naturalmente tem seu tremendo final digno de lágrimas, “I’ll Never Love Again”, também contando com uma versão estendida, se você tiver lenços suficientes em casa.

Mas um filme sobre o poder da música precisa ter muitas delas e a trilha sonora contém praticamente todas as notas ouvidas na tela, incluindo instrumentais intensos de guitarra (“Out of Time”), duetos (incluindo a blues “Alibi”, a country “Music To My Eyes”, e o rock suave de “I Don’t Know What Love Is”), e até o diálogo sobre música (o discurso com duração de um minuto “Twelve Notes” feito por Sam Elliott).

De muitas maneiras, a trajetória do filme pode ser resumida no seu primeiro sucesso, “Shallow”, co-escrita por Mark Ronson, começando com uma pegada folk com Cooper sozinho, e então se transformando em um dueto entre Cooper e Gaga antes de acabar com ela em primeiro lugar, cantando a letra em um estilo glam-rock (primeira vez que Gaga canta para Cooper em um estacionamento é incluída no CD em um trecho anterior). Como essa música, a trilha sonora inteira começa com o blues e o rock de Cooper e acaba com Gaga sendo totalmente Gaga.

Outros destaques incluem o rock ardente “Black Eyes”, a balada country “Always Remember Us This Way”, a eletrizante “Diggin’ My Grave”, a com estilo da Britney Spears “Hair Body Face”, a tranquila, mas ainda assim um sucesso, "Heal Me”, e a simples e linda “Too Far Gone”.

Além de Cooper e Gaga, que também co-escreveram a maior parte das músicas, outros nomes aparecem no álbum, incluindo Lukas Nelson (filho de Willie Nelson), que está creditado por co-escrever várias músicas para ambas estrelas. Diane Warren co-escreveu “Why Did You Do That?”, enquanto que o colaborador constante de Gaga, DJ White Shadow, co-escreveu e co-produziu seis de suas novas músicas.

E para aqueles que não tem Alec Baldwin o suficiente em suas vidas, se alegrem: ele está alí, em um pequeno áudio como apresentador do Saturday Night Live. Ele tem grandes chances de ganhar um Grammy por dizer quatro palavras. Não tem como esse álbum não ser indicado.

"Nasce Uma Estrela" tem sua estreia marcada para o dia 11 de outubro no Brasil.

Confira a matéria original do jornal clicando aqui.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vinicius Colombo

Revisão por Kathy Vanessa