Recentemente, Lady Gaga esteve presente no "Patron Of The Artists Awards", onde recebeu o prêmio de "Artists Inspiration Awards" por utilizar suas plataformas e meios para defender causas de caridade e filantropia. No evento em questão, a cantora fez um longo discurso abordando sobre saúde mental.

Dito isto, em uma publicação recente, o site Bustle selecionou e enfatizou 10 citações de Lady Gaga que ajudaram quando o assunto envolvia saúde mental. Quando se trata de ajudar, a cantora sempre está a disposição, e também sempre foi aberta sobre o fato de também precisar de ajuda, dando a entender que independente de dinheiro somos seres humos, e que não estamos sozinhos.

Leia a publicação completa traduzida:

10 citações de Lady Gaga sobre saúde mental que ajudaram a quebrar o estigma

Apesar de uma década atrás Lady Gaga ser mais conhecida por usar um vestido de carne e chegar no Grammy em um artefato em formato de um ovo gigante, hoje em dia ela também é enaltecida por sua busca incansável por igualdade na saúde mental. Na verdade, as citações de Lady Gaga sobre saúde mental são tão relevantes que irão te inspirar a se juntar a ela na tentativa de quebrar o estigma. Não é segredo que Gaga sempre foi estratégica e intencional sobre fazer declarações culturais e políticas em suas músicas — alguns irão esquecer do comentário artístico dela sobre os efeitos destruidores da fama em sua performance da música "Paparazzi" no "Video Music Awards de 2009".

No entanto, a adição de sua honestidade brutal sobre sua própria batalha em relação a sua própria saúde mental - ela revelou na terceira premiação anual da Fundação SAG-AFTRA, que cumprimenta os artistas que fazem benfeitorias, que ela tinha PTSD e "debilitações espirais mentais, que inclui ideação suicida e comportamento masoquista" - deflagrou um importante diálogo sobre saúde mental. Além disso, Gaga está usando cada oportunidade, incluindo discursos de aceitação, desastres naturais, eventos de imprensa para o seu filme "Nasce Uma Estrela", entre outros lugares para falar sobre a importância de tirar a saúde mental das sombras e colocar nas conversas do dia a dia.

Para aqueles de nós que estão vivendo com doença mental, seus esforços oferecem provas de que nenhum de nós está sozinho nessa luta. Se você não sabe sobre a heroína de saúde mental fodona que ela é, aqui estão algumas das citações mais inspiradoras de Gaga sobre saúde mental.

1 - "Por favor, não descarte sua saúde mental durante esse momento. É muito importante que você cuide do que está na sua cabeça e no seu coração."

Gaga visitou um abrigo da Cruz Vermelha para desabrigados que viviam próximos da área de Woolsey Fire (ela foi forçada a sair de sua casa em Malibu, Califórnia, no dia 9 de novembro) no dia 11 de novembro para discutir a importância de cuidar da saúde mental durante o incêndio que forçou 250.000 pessoas a abandonarem suas casas, incluindo a cidade inteira de Malibu. Ela também levou comida e suprimento, incluindo pizza, café e cartões de presente para outro abrigo no Dia Mundial da Gentileza, 13 de novembro.

2 - "Nós precisamos compartilhar nossas histórias para que a saúde mental mundial não habite e se alimente na escuridão."

Na noite anterior em que ela foi forçada a sair de sua casa por causa do incêndio Woolsey Fire, Gaga deu um empolgante discurso de 23 minutos na Fundação SAG-AFTRA Foundation, onde ela recebeu um prêmio por sua gentileza. Ela, pela primeira vez em público, falou a fundo sobre a natureza exata de sua batalha com a saúde mental. Ela também disse que tem o objetivo de criar um mundo onde todas as pessoas tenham acesso ao cuidado da saúde mental até 2030.

3 - "Não podemos mais permitir sermos silenciados pelo estigma ou frustrados por idéias mal orientadas que retratam essas condições como uma questão de fraqueza ou fracasso moral."

Em um artigo para o The Guardian, Gaga fez um apelo à ação para desestigmatizar as doenças mentais e fazer da saúde mental uma prioridade global. "A pesquisa mostra que há quatro vezes mais retorno sobre o investimento para cada dólar gasto no tratamento da depressão e ansiedade, as condições mais comuns de saúde mental, fazendo com que o gasto seja um grande investimento para líderes políticos e empregadores, além de gerar ganhos no setor de saúde", escreveu ela.

4 - "Nós somos iguais. Nós caminhamos nossos dois pés na mesma terra. E nós estamos nisso juntos."

Em 2016, Gaga visitou o Centro Ali Forney que abriga a juventude LGBTQ em Nova Iorque, como foi documentado pelo Today Show. Ela compartilhou suas experiências pessoais, incluindo ser uma sobrevivente de estupro e por viver com PTSD.

5 - "Estou aqui porque… Eu vejo muitas pessoas que possuem segredos que estão as matando. Nós não queremos que você mantenha sua dor dentro e deixe-a apodrecer como uma maçã velha em cima do balcão, sabe? Apenas se livre de todo esse lixo. Vamos nos livrar disso juntos"

Durante um painel de discussão em 2015 para a série de vídeos do TimesTalks para o documentário The Hunting Ground, Lady Gaga falou sobre a importância de compartilhar o trauma e a dor com outros para começar a se curar.

6 - "Eu acredito que a coisa mais barata e o melhor remédio do mundo são as palavras. Palavras gentis… palavras positivas… palavras que ajudam pessoas que se sentem envergonhadas de terem doenças invisíveis a superarem sua vergonha e se sentirem livres."

Em dezembro de 2016, Gaga escreveu uma carta aberta para os fãs da "Born This Way Foundation", que ela fundou com a mãe para capacitar os jovens e inspirar coragem. Liderando através do exemplo, ela revelou que vive com uma doença mental e toma medicamentos, duas coisas difíceis para as pessoas com doenças mentais revelarem aos outros. "Essa [revelação] é como eu e nós podemos começar a nos curar. Estou começando hoje, porque os segredos deixam você doente. E eu não quero mais manter esse segredo", escreveu ela.

7 - "Há muita vergonha ligada à doença mental... isso é uma parte de mim e tudo bem."

Em uma conversa de 2017 sobre a conscientização da saúde mental com o príncipe William, Gaga revelou como é polarizador se sentir sortuda por ter realizado seus sonhos e, ao mesmo tempo, experimentar tanta depressão e ansiedade a ponto de ter dificuldade de sair da cama. Ela observou que aceitar que a doença mental é parte de você, e que está tudo bem, é um passo importante em direção a pedir ajuda. "A melhor coisa que saiu da minha doença mental foi compartilhá-la."

8 - "A depressão não tira seus talentos - apenas os torna mais difíceis de encontrar. Mas eu sempre encontrei. Eu aprendi que minha tristeza nunca destruiu o que há de melhor em mim. Você só precisa voltar àquela grandeza, encontrar aquela pequena luz que resta. "

Uma coisa que eu tento lembrar quando sou atingida por uma onda de depressão é que quando você está em um túnel, há luz em ambos os lados, mesmo que você não consiga vê-la. A citação de Gaga de uma entrevista de 2014 com a Harper's Bazaar é, para mim, essa imagem personificada.

9 - "Sofri de depressão e ansiedade durante toda a minha vida, ainda sofro com isso todos os dias. Só quero que esses jovens saibam que a intensidade que elas sentem como seres humanos é normal"

Uma das coisas mais importantes que Gaga fez foi ajudar a dissipar o mito de que as coisas - dinheiro, fama, sucesso - podem prevenir ou curar doenças mentais. Elas não podem. Em uma história de 2015 na Billboard, Gaga desestigmatiza a depressão e ansiedade, deixando claro que isso pode acontecer a qualquer um, e não há vergonha em ter uma doença mental.

10 - "Você usa plataformas e voz para aumentar a conscientização, impor mudanças e ser a mudança, e eu sinto profundamente que não há nada mais respeitável do que o que plataformas como essas podem fazer."

Esta é outra parte do discurso de Gaga no evento da Fundação SAG-AFTRA. Ela é direcionada para os presentes que têm uma plataforma para fazer a diferença, e é uma companheira perfeita para a minha citação favorita do personagem de Bradley Cooper, Jackson Maine, para Ally (Gaga) em "Nasce Uma Estrela".

"Tudo o que você tem é você e o que você tem a dizer para as pessoas e elas estão ouvindo agora e elas não vão ouvir para sempre. Confie em mim. Então você tem que pegar isso e não se desculpar ou se preocupar com o porquê delas estarem ouvindo ou por quanto tempo elas estarão ouvindo. Você apenas diz a elas o que você quer dizer". Isso é exatamente o que Gaga está comprometida em fazer todos os dias, e eu não poderia ser mais grata por sua honestidade, sua franqueza e sua bravura.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Imagem: Tudor / Reprodução: Bustle

Revisão por Kathy Vanessa