Foi publicada hoje (18), pela Vulture, uma entrevista maravilhosa com Andrea Burrell e Karen Murphy, que foram as duas responsáveis por criar a identidade visual de Ally Campana, interpretada por Lady Gaga, no outdoor que aparece no premiado "Nasce Uma Estrela".

Na entrevista concedida a revista, Burrel e Murphy contam como foi o processo até chegar no resultado apresentado no filme. Desde a procura de similaridade com alguma popstar já existente, passando por uma foto com, basicamente, um outdoor em branco (pois não podiam ver cenas gravadas do filme), até chegar no resultado final, aprovado tanto por Gaga quanto por Cooper.

Leia a entrevista completa traduzida e fique por dentro dos detalhes desta criação:

'O outdoor inteiro deveria ser o seu nariz': Por trás dos bastidores do outdoor de Ally de 'Nasce Uma Estrela'

Ally Campana é apenas uma garçonete na noite, assim como uma cantora e compositora, quando o cantor country Jackson Maine literalmente tropeça nela em 'Nasce Uma Estrela': Ele está num bar LGBT tentando conseguir uma bebida quando ouve ela cantar alto 'La Vie En Rose'. Então o romance deles começa: Primeiro, Ally aparece no palco com ele para um punhado de duetos, e aí ele fala para ela fazer uma música solo, mais tarde, ele senta com ela quando está a finalizar seu primeiro single. Mas ainda para sua surpresa, Ally eventualmente surge com um cabelo ruivo, cantando músicas pop sobre sedução e bumbuns em jeans. E a nova Ally é memoravelmente apresentada: Ela e Jackson se beijam na varanda da suíte de um hotel no Chateau Marmont. Do outro lado da rua está um grande outdoor, com o rosto de Ally, seu novo look, e seu nome com letras em grandes blocos amarelos cromáticos.

O outdoor que Ally e Jackson olham foi feito no computador para o filme, digitalmente incluído na pós-produção. Mas como parte do empurrão de 'Nasce Uma Estrela' da Warner Bros. para o Oscar, um outdoor real está agora pelo Chateau, idêntico ao que é visto no filme. Ambos são trabalhos da designer gráfica Andrea Burrell, que falou com a Vulture sobre como elaborou o design icônico.

Ainda que Ally seja uma pop star criada para o filme 'Nasce Uma Estrela', sua música é boa o suficiente para permanecer por si só; sua identidade visual teve que ser igualmente expressiva, o suficiente para parecer real. No início, a produção enviou à Burrell imagens do guarda-roupa de Ally e também da cena em que os itens apareceriam. "Eles não podiam me mostrar muito do filme, como as coisas que eles já haviam gravado", ela disse. "Eles me deram uma prévia da cena onde eles estão olhando de cima e basicamente era um outdoor em branco dizendo, 'É aqui que vai ser'. Burrell e a produtora de arte Karen Murphy procuraram em alguns álbuns de outros artistas arte para se inspirarem. "Originalmente, nós estávamos olhando grandes pop stars, mas então nós voltamos atrás porque nenhum deles pareceu assim como Ally," ela disse.

O estúdio forneceu à Burrell três fotos de Gaga caracterizada como Ally para ela escolher. Burrell escolheu ir com a opção ruiva, tranquila, porque "ela não estava nos moldes de como a maquiagem pode fazer, e isso pareceu muito cru" Burrell disse. "A Gaga por si só é muito radiante com aquela cor de cabelo. Eu senti que ela precisava ser o centro da imagem sem distrações." Burrell então pensou numa paleta de cor que fosse como as cores de um palco, então o outdoor iria parecer que veio de uma sessão de fotos onde as luzes estavam refletindo no rosto de Ally. "Ela enviou isso ao Bradley e à Gaga e eles amaram. Não teve muita indecisão na escolha. Foi escolhido a dedo por eles".

Burrell criou o outdoor para o filme em outubro de 2018. Exatamente um ano depois, Warner Bros. pediu para ela fazer uma versão real. "Eles estavam como: 'Nós queremos colocar ele lá para a temporada de premiações para chamar a atenção'" ela disse. "Eles queriam isso exatamente como eu tinha criado. Obviamente o design que eu fiz foi feito com efeitos visuais. Foi um formato muito menor. Eu aumentei isso e inseri mais cores".

No filme, o outdoor foi um pouco revelador: Naquele ponto de 'Nasce Uma Estrela', nós sabemos que Ally performou num pequeno show da iHeartRadio como uma artista solo e tem um single, mas não está exatamente claro o quão ela é independente de Jackson em termos de sucesso. Depois de seu agente surpreendê-la com a novidade que ela conseguiu agendar uma apresentação no último programa da temporada de Saturday Night Live, seu marido puxa ela para fora para observar o outdoor e conversar; Ally chegou, mas Jackson quer ter certeza de que tudo está acontecendo nos termos dela. Quando Ally e Jackson olham para o outdoor no filme, ambos estão um pouco impressionados com isso. "Você sempre disse que gosta do meu nariz. Está realmente grande ali", Ally diz. "Eu amo seu nariz", Jackson responde. "Eu queria que fosse ainda maior ali. O outdoor todo deveria ser o seu nariz. Que se danem todas essas pessoas que disseram alguma coisa. Apenas coloque um outdoor do seu nariz!"

Porque eu vi esse filme quatro (ou cinco?) vezes, eu recontei esse diálogo com Burrell em sua totalidade. Ela fez ideia do que foi que eles disseram? Existiu alguma versão de um outdoor que ilustrasse inteiramente o nariz de Ally? "Isso é muito engraçado. Eu esqueci completamente disso", disse Burrel. "Eles realmente continuaram pedindo para deixá-la maior e maior e maior então sua face se tornou mais proeminente."

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Nadya Vicentini

Imagem: WARNER BROS. PICTURES / Divulgação: VULTURE

Revisão por Kathy Vanessa