A principal revista de moda no mundo, Vogue, publicou na segunda-feira (14) um artigo sobre Ash Levine, estilista americano que confeccionou diversos looks para Lady Gaga.

No artigo, Levine conta um pouco sobre sua trajetória como estilista e sobre a confecção da tecnológica roupa utilizada na performance de músicas como ”Scheiße” e ”Judas” na residência de Gaga em Las Vegas, ”Enigma”.

Confira a tradução do artigo abaixo:

“Meu estilo pessoal é.... Gaga” foi a resposta de Gaga para o questionador de 73 perguntas da Vogue, e com toda a certeza, a especialista em looks peculiares já arrasou 2019 com seus looks ecléticos. Fervente com o seu visual sensacional do Golden Globes vestindo Valentino, com um toque de azul floral, e uma capa que parecia continuar pra sempre (fazendo uma grande cortesia ao último look de Judy Garland na versão de George Cukor de “A Star is Born”), Lady Gaga está dando ainda mais provas de seu senso de fashionista camaleão com sua turnê Enigma no MGM’s Park Theater, em Las Vegas, onde ela abre o show em Tom Ford e vai para a Gaga futurística em Asher Levine.

Levine começou a trabalhar com Gaga no início de sua carreira, criando looks de couro para photoshoots da Rolling Stone e o vídeo de “Marry the Night” da artista.

“ Aquilo foi há 10 anos”, ele afirma, “ Meio que deu permissão ao tempo “, “Wow, de onde eu comecei e onde estamos agora?”

Nascido na Flórida, Levine 30 anos, se mudou para Nova York dois dias depois de ter se graduado no Ensino Médio. “Eu não podia me afastar rápido o bastante”, ele recorda. Uma era depois ele tinha um diploma em Administração de Negócios da Pace University: O afiado Levine lida com projeções em quadra (quatro vezes ao ano) e reportes de investidores que atualizam a informação em emergências tecnológicas que podem dificultar a moda.

Ele lançou sua marca com o nome próprio de um jeito similar a Thom Browne – usando a si mesmo como embaixador da marca, pedalando nos mais “ultrajantes leotards e lutando com paletas neon”, como seu amigo e colaborador artístico Slava Mogutin reafirma. “Sendo um Designer novato, é meu papel focar nas coisas que os outros não podem fazer,” Levine opina, e no início de suas aventuras em moda, ele começou a interagir com design junto à tecnologia em jeitos exuberantes que logo atraíram fashionistas futurísticos e performers como Beyoncé, Taylor Swift, Nicki Minaj, Rita Ora, Black Eyed Peas, Bruno Mars, Demi Lovato, Hmmm, e Will.i.am em busca de dramáticas, intrigantes, e frequentes efeitos sensuais. Seu estúdio em Harlem chegou a incluir um scanner em 3-D, onde os artistas eram mapeados, para que as peças servissem como uma “segunda pele”. Agora, ele prefere usar um scanner de mão para uma melhor resolução.

“Se estávamos fazendo uma peça colada ao corpo em que corria eletricidade para Gaga,” ele afirma com veemência, “eu precisava saber exatamente a geometria dela!”

Levine alega querer “criar produtos inteiramente novos para a moda… peças em alto relevo que devem existir neste século e acessórios com ênfase pesada”. Suas inovações na moda foram reveladas para um público selvagem quando ele foi cobiçado para criar uma jaqueta de motoqueiro do século 21 para a exposição do museu de arte moderna em 2017 “Itens: A moda é moderna?”

Depois de 12 anos em Manhattan, Levine foi recentemente relocado para Los Angeles, onde ele encontrou um estúdio para alugar através de Craigslist em um antigo banco de federação reservada. Foi somente depois de se mudar que percebeu que Kate e Laura Mulleavy eram antigas tenentes. “Eu sinto falta da farda e do distrito de Nova York,” ele admite, “mas eu estou realmente animado por estar aqui – as pessoas realmente apoiam a criatividade.” Tendo trabalhado em fantasias de Super-Heróis, ele também soou estar aberto a colaborações. “Eu quero focar em produções que definam o futuri, como JPG fez com o quinto elemento,” ele diz, “Eu estou tentando encontrar projetos que estão no reino da moda futurista de estilo”. Quando a equipe de Lady Gaga ligou, disseram “nós precisamos de uma coisa Sci-Fi,” ele soube que a equipe tivera vindo a pessoa certa. Eu sou meio que um alien esquisito de Sci-Fi, sempre fui.” gargalhando.

Em 2009, no começo de sua ascensão à galáxia, Gaga confidenciou em particular aos editores da Vogue que ela havia levado a sério o conselho que Grace Jones havia lhe dado recentemente para permanecer fiel à sua equipe criativa: conselho que ela continua obedecendo. "Ela sabe como incentivar pessoas talentosas", diz Levine, citando os estilistas e colaboradores de Gaga, Tom Eerebout, Sandra Amador, Nicola Formichetti, e sua irmã, Natali Germanotta, "foi uma equipe realmente esforçada". Para o traje que ele criou, "nós empregamos tantas novas tecnologias e métodos", ele recorda, "que nos permitiu fazer o que fizemos com um espaço muito curto de tempo. Eu venho fazendo isso há uma década, com experiência e sabedoria para dizer o que funciona e o que não funciona." Aquelas tecnologias incluíram técnicas de conexão experimentais e sistemas de difusão sem fio para conectar Gaga nas sequências de luz do palco e criar animação dinâmica de verdade", aponta Levine. "O desafio foi que ela queria poder se mover", continua, "então como você cria luzes tão leves?" As pessoas gostam muito de tecnologia", ele acrescenta, "mas para mim, uma agulha é tecnologia — é o que você faz com a agulha. Além de mim e do meu time, ninguém sabia o que estava fazendo", relembra Levine, "eu estava basicamente a colocando em macacões pretos! Mas é o meu desafio e minha paixão surpreender pessoas." Com menos de um mês para concluir a missão tecnicamente complexa, a peça foi terminada às 23:00, no Natal, levada à Las Vegas e entregue "literalmente a um minuto do começo do primeiro show", recorda Levine do momento tenso. "Nós a acendemos no Natal", ele aponta, "não é hilário? Nós todos estávamos muito felizes quando acendemos a árvore!" Então foi a própria artista que aparentemente pediu uma salva de palmas para o designer. "Para alguém do calibre dela, que basicamente viu e vestiu de tudo, dizer aquilo", recorda ele, "havia algo super mágico nisso. Estou tão feliz que ela e sua equipe nos escolheram para realizar sua visão.”

Será que podemos aguardar mais looks icônicos de Ash Levine em "Enigma?"

Tradução por Matheus Soares e Tarcísio Fraga

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Photos: Courtesy of Asher Levine

Revisão por Kathy Vanessa