Não é de hoje que pistas, rumores, fotos, postagens e declarações se tornam alvos tanto da mídia quanto dos fãs de Lady Gaga, tudo por conta do seu mais novo álbum, ainda sem nome e data de lançamento, mas que, de acordo com informações já divulgadas, é esperado ainda para este ano.

Recentemente, Lady Gaga mudou suas fotos das redes socias (de capa e de perfil), lugares nos quais usou uma nova foto, que remete a sua tatuagem mais atual, que significa G A G A em notas musicais, o que para a mídia e, muito mais, para os fãs, pode vir a ser o nome do seu novo álbum, porém, sem nenhuma confirmação até o momento.

Mesmo com isso vindo a público, ainda é complicado confirmar que tudo isso envolva o mais novo álbum da cantora, até o momento intitulado pelos fãs como LG6, pois quando se trata de Lady Gaga, podemos esperar tudo.

O último álbum solo da cantora, "Joanne" já não é mais o foco, o mais recente trabalho da cantora, desta vez como atriz, em "Nasce Uma Estrela", apesar de ter ido muito bem, dá indícios de estar chegando ao fim, poderia um novo álbum realmente estar à caminho? Isso mesmo com uma residência acontecendo em Las Vegas e com uma nova linha de cosméticos, intitulada até o momento como Haus Beauty, prestes a ser lançada?

Se isso realmente for acontecer ainda este ano, levando em conta todo o trabalho desempenhado por Lady Gaga, desde suas músicas, passando por seu comportamento, até chegar nas informações (pistas) divulgadas até o momento, seria este novo álbum um retorno ao pop ou mais uma aposta no Jazz (mesmo Bennett tendo afirmado não estar produzindo algo com a cantora)?

São muitas perguntas para serem analisadas e, talvez, respondidas, por isso, em uma nova publicação feita hoje, dia 20, pelo Entertainment Weekly, foram reunidas todas as informações (pistas) reveladas até o momento, que podem, ou não, ter relação com esse novo álbum tão esperado.

Leia a publicação completa traduzida:

Tudo que sabemos sobre o próximo álbum de Lady Gaga

Vinte e cinco shows em sua Joanne World Tour, Lady Gaga aparentemente deixou de lado a personalidade que redefiniu sua carreira na expectativa de um novo álbum.

'Desculpe Joanne, Gaga chegou para brincar', ela disse para a arena lotada durante uma parada da turnê em Novembro de 2017 na Arena Mohegan Sun de Uncasville, assim que ela entrou na ponte onde se utiliza um baixo pesado da música de 'Born This Way', 'Bloody Mary', contorcendo-se com seus dançarinos de apoio, enquanto a faixa de acompanhamento da música grita 'Gaga, Gaga' em repetições assustadoras.

Naquela época, os fãs foram rápidos em anunciar o momento que 'se você piscar, vai perder’ como um sinal de que uma nova era estava se aproximando no horizonte, já que Gaga passou muito do ciclo 'Joanne' (e sua turnê) pedindo que os fãs se referissem a ela pelo primeiro nome de sua tia como uma forma de manter o legado da jovem mulher depois de sua morte precoce em 1974 aos 19 anos. A essência de 'Gaga' como uma identidade performativa estava claramente pronta para entrar novamente no cânon do ícone, enquanto ela se preparava para outra reinvenção por baixo de seu nome artístico original.

Com 'Joanne' eventualmente recebendo o certificado de disco de platina nos Estados Unidos, o álbum serviu seu propósito de deixar o palco pronto para a evolução desmontada de Gaga, da provocadora do pop para a diva glamurosa do tapete vermelho para a sua jornada dourada através da temporada de premiações de 2018 à frente de seu primeiro grande filme de Hollywood, 'Nasce Uma Estrela'; A era subsequente também iria dar a Gaga seu primeiro single No. 1 em oito anos ('Shallow', o dueto marcante com o diretor e co-estrela Bradley Cooper) e mais um disco de platina (a trilha sonora que acompanha o filme passou quatro semanas em #1, tornando Gaga a única mulher a ter cinco álbuns No. 1 nesta década).

Apesar da criação de 'Joanne' ter sido um empreendimento altamente pessoal (relatado lindamente pelo documentarista Chris Moukarbel no documentário da Netflix Gaga: Five Foot Two), os fãs inicialmente estavam relutantes em aceitar a diferença de estilo, embora o álbum tenha encontrado seu lugar entre os sets mais celebrados da discografia de Gaga. A trilha sonora de 'Nasce Uma Estrela' similarmente mudou o som de Gaga para longe do dance pop europeu que a tornou uma força global e foi para os reinos do rock, country, e funk.

Ainda assim, como Gaga anteriormente revelou para a EW, ela começou a escrever seu próximo projeto durante o ciclo 'Joanne' — bem antes de 'Nasce Uma Estrela' chegar nos cinemas — uma jogada curiosa (ainda que bem-vinda) para alguém ligada tão profundamente ao ciclo promocional de seu último lançamento, que a impulsionou para um novo auge de sucesso depois de apresentar o show de intervalo mais assistido do Super Bowl.

'Eu comecei a compor', Gaga disse. 'Eu tenho muitas ideias e muitas coisas que eu quero criar, então em breve vocês verão um pouco. Eu preciso de tempo para criar'.

Então, para onde a Mother Monster — indiscutivelmente na sua melhor forma depois de um dos anos mais bem sucedidos de sua carreira, com seu show 'Enigma' da residência em Las Vegas, um filme que acumulou $215 milhões, um novo Oscar, mais três Grammys, e um álbum-single No. 1 para o seu crédito — vai depois daqui? Enquanto ela se prepara para lançar seu projeto musical depois de quase dois anos de gestação, uma enxurrada de pistas têm rondado a internet a respeito do próximo álbum autônomo de Gaga, nos dando uma olhada no que a cantora de 32 anos tem na sua manga para o sucessor de 'Joanne'.

Aqui está tudo que sabemos sobre o LG6 até agora:

Gaga admitiu que está 'grávida'.... de sua música nova (e os fãs especulam que ela pode dar a luz em seu aniversário).

Quando os tabloides reportaram no início deste mês que Gaga estava esperando seu primeiro bebê, ela rapidamente derrubou as especulações ao anunciar que, na verdade, ela estava carregando os frutos de sua gravidez musical.

'Boatos de que estou grávida? Sim, estou grávida do #LG6', Gaga twittou na semana passada, fazendo referência ao título dado pelos fãs para o seu próximo álbum (o sexto da sua discografia solo).

Ainda assim, temas de nascimento e renascimento já passaram muito pela carreira de Gaga. O videoclipe da música título da obra de arte de Gaga de 2011, 'Born This Way', girava em torno do nascimento de uma nova geração de seres puros (e em contrapartida, o nascimento do mal), enquanto 'Joanne' relata novos começos no despertar da mortalidade; que — junto com a proximidade do anúncio do LG6 de Gaga e seu aniversário, assim como a estética da 'Enigma' que parece lembrar e voltar ao início de sua carreira — levou os fãs a especularem que o LG6 (ou seu primeiro single) poderá ser lançado quando Gaga irá celebrar seus 33 anos de vida na quinta, 28 de Março.

O LG6 pode ser um álbum auto-intitulado?

Depois de seu tweet sobre o LG6, Gaga mudou as fotos de perfil de todas as suas redes sociais por uma imagem representativa de uma partitura contendo as notas 'G-A-G-A'. No Dia dos Namorados, Gaga fez uma tatuagem da mesma imagem no seu braço direito (que já acumulou mais de 1 bilhão de visualizações e se tornou o vídeo mais visto do Instagram).

Gaga frequentemente se tatua em honra a um grande projeto criativo: Com cerca de 24 tatuagens no seu corpo, em 2010 ela fez um unicórnio na sua coxa representando a era iminente de 'Born This Way'; em 2012 ela escreveu o título de seu álbum de 2013, 'ARTPOP', no braço esquerdo; em 2014, ela fez um trompete no braço direito em celebração à sua colaboração 'Cheek to Cheek' com Tony Bennett, e em Outubro de 2016 ela escreveu 'Joanne' — escrita com a letra da sua tia falecida — no seu braço esquerdo.

O novo álbum de Gaga, então, poderia ser intitulado GAGA, já que os colaboradores frequentes de Gaga (incluindo a maquiadora Sarah Tanno no post abaixo) também usaram a palavra em letras maiúsculas quando compartilharam trabalhos artísticos e photoshoots que os fãs já estavam desconfiados de que estavam ligados com o sexto álbum da cantora.

Sophie, BloodPop, e Boys Noize têm colaborado com Gaga

A produtora escocesa Sophie — notada por seu trabalho solo, assim como por suas produções para Charli XCX, a estrela pop japonesa Namie Amuro, Vince Staples, e Madonna — também confirmou que esteve em estúdio com Gaga no projeto desconhecido que se supõe que é o LG6.

O produtor alemão techno, Boys Noize, também se juntou a Gaga em seu material musical, dizendo no Boiler Room no verão de 2018: 'Ela é ligada em techno. O que é loucura também é que ela se interessou em sistema modular! Eu levei o meu sistema e ela derramou água nele, inclusive, mas ficou tudo tranquilo e daí nós escrevemos um hit da p*rra, eu acho. Mas agora ela mexe com modulação, comprou um sistema modular, e eu fui para Berlim e quando voltei ela tinha um novo sistema e nós o usamos em algumas de suas músicas'.

Mais tarde, foi revelado que algumas das contribuições de Boys Noize foram usadas para o show da residência 'Enigma' em Las Vegas de Gaga, como pode ser visto no vídeo abaixo de Dezembro de 2018.

Gaga aparentemente se juntou novamente com o produtor de 'Joanne', BloodPop, para novas músicas também, já que o compositor de 28 anos compartilhou em diversas redes sociais posts referentes ao novo projeto de Gaga, bem como falou que 2019 será um 'grande ano' para a artista em uma legenda de Dezembro de 2018 no Instagram.

Fãs especulam que Rihanna e a rapper Cupcakke irão aparecer no álbum

Depois que Gaga fez seu anúncio 'grávida do LG6', os Little Monsters perceberam que ela seguiu Rihanna, a superestrela internacional da música, que é fã de 'Sexxx Dreams' de Gaga, e participante do Gagachella de 2017; eles também apontaram que o fotógrafo Eli Russell Linnetz — que trabalhou com Gaga nas fotos fantásticas abaixo — seguiu Rihanna nas redes sociais na mesma época.

14 de Março, a rapper Cupcakke twittou sobre ouvir o LG6 completo pela primeira vez, levando os fãs a acreditar que ela também foi incluída nas sessões de gravação do álbum.

'Obrigada @ladygaga por me convidar para o estúdio para ouvir o Lady Gaga 6 !!!', ela twittou. 'É incrível'.

Representantes de Gaga, Rihanna, e Cupcakke ainda não retornaram o pedido da EW para confirmar os boatos das colaborações.

Gaga gravou com o produtor de 'Born This Way'/'ARTPOP' DJ White Shadow, mas ele não está mais envolvido no projeto

Antes de ela embarcar nas músicas inspiradas no pop-rock e country que fizeram de 'Joanne' um hit, Gaga supostamente se encontrou com vários produtores, como Giorgio Moroder, Nile Rodgers, RedOne, e outros para aperfeiçoar um som parecido com o que ela lançou no passado. RedOne revelou que ele trabalhou em pelo menos oito músicas durante as sessões pré-'Joanne', apesar que só uma, 'Angel Down', entrou para o álbum. Quando o ciclo de 'Joanne' acabou, Gaga se juntou novamente com seu parceiro do hit 'Applause', DJ White Shadow (cujo nome verdadeiro é Paul Blair) para 'Nasce Uma Estrela' e LG6, mas ele não guardou segredo.

A conta do Instagram de Blair estava cheia de dicas do LG6 enquanto ele trabalhava no projeto durante a turnê de Gaga, antes de ele deletá-las alguns meses atrás. Assim como Gaga fez no passado, ela gravou o material no ônibus da turnê, que Blair o chamou de 'o laboratório' (outro aceno ao monstro de Frankenstein). Ele também aludiu sobre um novo single em um post longo no dia 8 de Novembro, compartilhado depois de ele se juntar a Gaga em uma parada da 'Joanne World Tour'.

'Estou prestes a fazer uma grande merd* que irá mudar o mundo. Vou dedicá-la às pessoas que eu deixei entrar na minha vida com amor e me abandonaram quando eu mais precisei, e para as pessoas que se aproveitaram de mim porque meu coração é maior que minha cabeça, às vezes', ele escreveu na legenda agora deletada que tinha uma foto dele olhando a cidade. 'Todas as vezes que vocês a ouvirem na rádio, pensem em mim'.

No quarto aniversário do lançamento de 'ARTPOP', Blair compartilhou outro post emocional no Instagram, continuando a falar sobre o status do LG6 — talvez provocando um som de acordo com as músicas dançantes encontradas no estúdio de 2013.

'Quatro anos atrás eu lancei um álbum chamado 'ARTPOP' com @ladygaga. Eu poderia escrever um livro sobre isso, talvez um dia eu escreva. Eu perdi um melhor amigo e empresário, LG perdeu sua equipe toda de apoio, e estávamos completamente sozinhos. Sou tão grato por esse álbum, porque me ensinou muito. Fiz alguns amigos que mudaram minha vida para sempre nos corredores de onde esse álbum foi gravado, e eu os amo de uma forma incrivelmente profunda', ele escreveu, adicionalmente usando a hashtag #LG6. 'Por todos os seus defeitos, estranheza e beleza, eu agradeço a você 'ARTPOP' por todas as lições aprendidas e os presentes que você deu. Feliz aniversário de 4 anos, mal posso esperar para te apresentar à sua irmãzinha.

Depois que Blair abriu para Gaga em vários estádios em sua turnê durante o verão de 2017, e compartilhou a imagem, os Little Monsters especularam que as sessões atuais dele iriam produzir o longo boato 'ARTPOP: Act II', um EP planejado que Gaga falou em lançar muitos anos atrás. Blair posteriormente alimentou os boatos de ressurgência do projeto não lançado depois que ele tocou um snippet da música descartada de 'ARTPOP', 'Tea', durante seu set de abertura no Fenway Park de Boston.

Blair rapidamente acabou com os boatos do 'ARTPOP: Act II', no entanto, twittando que LG6 é 'um álbum próprio' que assinala 'uma nova era' e 'não um segundo ato'.

Mais tarde, no início de 2019, Blair postou um comentário no Instagram indicando que ele não estava mais envolvido na criação do LG6. Um representante de Gaga ainda não retornou o pedido da EW para falar sobre o comentário de Blair.

Mais personagens de 'ARTPOP' se juntaram anteriormente à Gaga na estrada

Benjamin Rice, que trabalhou extensivamente com Gaga para criar 'ARTPOP', parece ter contribuído nas sessões do LG6 também. Conforme mostra uma série de fotos no Instagram tiradas por Christian Carino em 2017, o engenheiro de som e produtor vocal — que tem créditos com Britney Spears e Selena Gomez também — pegou a estrada com Gaga para trabalhar em música.

Carino compartilhou várias fotos de Gaga gravando vocais para as músicas do LG6 também.

Visualizar esta foto no Instagram.

5:46pm

Uma publicação compartilhada por @ christiancarino em

Visualizar esta foto no Instagram.

2:56am

Uma publicação compartilhada por @ christiancarino em

Visualizar esta foto no Instagram.

5:01pm

Uma publicação compartilhada por @ christiancarino em

Uma nova música com o tema de Frankenstein está (potencialmente) sendo trabalhada

Gaga deu aos fãs uma prévia concreta de seu próximo material em uma parada da turnê no dia 5 de Nov. de 2017 em Indianápolis, onde ela supostamente cantou uma nova música nos bastidores no encontro com espectadores VIP. As contas variam, com alguns dizendo que a música se chama 'Frankenstein', embora outras dizem que é 'Frankensteined', mas o consenso é que: a letra supostamente invoca um período turbulento da carreira de Gaga, durante o qual sua era comercialmente bem sucedida de ARTPOP' resultou em turbulências nos bastidores (ela se separou de seu empresário de longa data Troy Carter pouco tempo antes do lançamento do álbum antes de Bobby Campbell se juntar ao Time de Gaga em 2014).

O título da música lembra o romance clássico de Mary Shelley, em que um famoso alquimista, Victor Frankenstein, inventa um monstro humanóide, que acaba matando a noiva de seu criador, Elizabeth, e seu melhor amigo, Henry. Os seguidores de Gaga notaram semelhanças com as lutas de Gaga durante a era 'ARTPOP', onde ela e suas ambições profissionais foram metaforicamente separadas e costuradas juntas (como os fragmentos do corpo do monstro de Frankenstein).

Apesar de tocar em assuntos como morte, luto e perseverança diante dos obstáculos, 'Joanne' faz uma abordagem otimista para assuntos complicados, mas foi fundado na propensão de Gaga para o macabro. 'Eu tenho chorado enquanto estou aqui porque eu voltei para algo que eu acredito tanto, que é a arte da escuridão', ela disse para a EW durante uma entrevista de capa de 2015, atrelada a sua aparição na quinta temporada de American Horror Story, de Ryan Murphy, que ela disse que inspirou uma produção musical futura. 'Não é algo que todas as pessoas entendem, mas, para as pessoas que entendem — fãs de Horror Story, meus fãs — há uma verdadeira conexão entre nós, e há uma linguagem própria'.

A natureza obscura do título de 'Frankenstein'/'Frankensteined' também conjura memórias da era 'The Fame Monster' de Gaga em 2009, inspirada pelas lutas da cantora-compositora com o sombrio lado do sucesso (ela explorou medos referentes a morte, sexo e vícios no EP de oito músicas), e o lado mais leve sobre o qual ela canta no seu álbum de estreia, 'The Fame', em 2008.

As pistas do LG6 podem estar escondidas no videoclipe de 'John Wayne'

Dois singles foram lançados de 'Joanne': o lead single 'Perfect Illusion' e a balada crescente de 'Million Reasons', e seus videoclipes (notadamente despidos dos teatros extravagantes dos lançamentos anteriores de Gaga) conectados por uma narrativa contínua de destruição e renascimento. Apesar de não ter sido lançado oficialmente como um single de 'Joanne', o divertido hit 'John Wayne' recebeu um vídeo lindo dirigido por Jonas Åkerlund, que começa de onde terminou o clipe de 'Million Reasons', exceto que dessa vez foi com uma estética maníaca e um estilo parecido com o que Gaga criou com Åkerlund para o clipe de 2010, 'Telephone'. Quando o vídeo termina, Gaga gira em torno do capô de um conversível, distribuindo tiros direto do salto de sua bota impossivelmente alta.

No Sábado, 11 de Novembro, Gaga postou snapshots de um photoshoot, segurando o salto da sua bota de uma forma que lembra a sequência favorita dos fãs de 'John Wayne'.

Gaga também 'morreu' duas vezes no vídeo de 'John Wayne' — uma vez quando ela passa pelo pára-brisa de um carro depois de bater em uma árvore, e novamente quando ela acidentalmente é atingida pelo tiro de uma bota. O photoshoot do final de semana de Gaga poderia ser outra dica da direção que ela irá seguir com o LG6? Quando juntado com os boatos de 'Frankenstein'/'Frankensteined' (a morte tem um papel chave na estrutura temática do romance de Shelley), o vídeo de 'John Wayne' estabelece o tom para a transição da era 'Joanne' para uma nova era cheia de ornamentos obscuros e monstruosos.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Revisão por Kathy Vanessa

Imagem: Instagram / Twitter / Divulgação: Entertainment Weekly