Nesta segunda-feira, dia 15, o single ’Judas” completa 8 anos de seu lançamento. O segundo single de ”Born This Way” foi produzido e escrito por Lady Gaga e Red One, produtor de alguns dos maiores hits da cantora, e alcançou o número 10 da Billboard Hot 100.

Antes de seu lançamento, a cantora falou sobre a canção e o clipe no evento ”Google Goes Gaga”:

“Não é surpresa, eu tenho certeza, que para muitos de vocês Judas é um homem no sentido bíblico, então esperem ver algum simbolismo no vídeo [...] Você precisa olhar para o que está te caçando e você precisa perdoar a si mesmo para seguir em frente. E é uma música divertida de se dançar e soa como se pudesse ser uma canção pop de um padre.”

Referências bíblicas

”Judas” possui diversas referências à bíblia, como esperado devido ao seu título e o interesse de Gaga pelo tema. A letra faz referência aos versículos de Lucas, João, Oseias, entre outros e constantemente refere-se à Maria Madalena.

“I’ll wash his feet with my hair if he needs” (Tradução: Eu lavo seus pés com meu cabelo se ele precisar). É uma alusão à passagem da bíblia em que Maria Madalena molha os pés de Jesus com suas lágrimas. No clipe da canção Gaga interpreta Maria Madalena e, ao final, sua personagem é morte por apedrejamento.

Clipe

O clipe do single foi lançado dia 5 de maio de 2011 e foi dirigido por Lady Gaga e Laurieann Gibson, que foi diretora criativa da Haus of Gaga até o outono americano de 2011. Além das referências à religião católica, o vídeo também possui menções à cultura grega e egípcia. Como esperado, o clipe causou polêmica principalmente entre membros da religião católica, como visto no discurso do presidente da Liga Católica para Direitos Civis e Religiosos, Bill Donahue, que disse que Gaga era cada vez mais irrelevante e sem talento.

Desempenho comercial

”Judas” alcançou o número 10 da principal parada americana, a Billboard Hot 100. Apesar de não ter sido uma das melhores posições de Gaga no chart, em contraste com o número 1 do primeiro single de ”Born This Way”, a canção já possui duplo certificado de platina nos Estados Unidos.

Relembre algumas performances ao vivo

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5.