Atualmente trabalhando com Lady Gaga, juntamente com Sandra Amador, o estilista Tom Eerebout contou em recente entrevista, divulgada pela Marie Claire, como são feitas as escolhas dos visuais da cantora.

Na entrevista, divulgada hoje, dia 02, o estilista conta detalhes sobre os processos que envolvem seu trabalho, como: quando iniciou seu trabalho com a cantora, a dupla com Amador, as idéias concedidas a Gaga, o instinto de saber o que a cantora provavelmente iria gostar de usar, as opiniões sobre as ideias da cantora, a pressão envolvida no trabalho, entre outros assuntos, envolvendo também os looks da residência em Las Vegas.

Leia a entrevista completa traduzida:

Entrevista Exclusiva: 'Não há nada que Lady Gaga não irá usar'

Ela é um ícone da moda que dominou a temporada de premiações com seu estilo reinventado e nova visão de glamour. Em uma entrevista exclusiva, o estilista da Haus Of Gaga, Tom Eerebout, nos conta sobre a evolução de Lady Gaga na moda e a história por trás de cada look deslumbrante.

Vestidos de carne, sutiãs de arma e roupas feitas inteiramente de cabelo humano – há apenas uma mulher que poderia usar todos esses looks, e é Lady Gaga. Depois de explodir na cena em 2008, Gaga (de nome real Stefani Germanotta) tem crescido através dos ranks de moda para se tornar uma das forças mais inovativas e icônicas do mundo, com todos desde Giorgio Armani a Valentino criando para ela. Tom Eerebout e Sandra Amador são a dupla de estilistas no comando do império da cantora – Haus Of Gaga, o grupo criativo responsável por todos os seus looks. Trabalhando ao lado da maquiadora Sarah Tanno e do cabeleireiro Frederic Aspiras (antigos alunos da Haus incluem o designer Brandon Maxwell e o diretor de moda Nicola Formichetti), Amador e Eerebout vestiram Gaga para tudo, desde tapetes vermelhos e shows até para parcerias de marcas, incluindo sua última colaboração com os relógios Tudor como o rosto da campanha Born To Dare. Aqui, Eerebout nos informa sobre o que o trabalho exige.

Quando você começou a trabalhar com Gaga?

'Eu me mudei para Londres [da Bélgica] em 2010 e me tornei assistente de Nicola Formichetti, que era estilista dela. Foi assim que conheci Gaga e Sandra [Amador]. Nos tornamos grandes amigos, então um ano depois, Sandra e eu fomos oficialmente estabelecidos como dupla'.

Como você e Sandra trabalham juntos?

'Nós definitivamente temos forças diferentes, e como um par nos tornamos um time poderoso. Fazemos tudo juntos – é uma colaboração – e com o resto da Haus, como [cabeleireiro] Frederic e [maquiadora] Sarah. Nós queremos que tudo seja perfeito. O cabelo não pode parecer algo completamente diferente; você quer criar um look, uma imagem e um sonho. Por exemplo, com o vestido lilás azulado do Globo de Ouro [por Valentino Couture] Gaga falou: 'OK, talvez devêssemos pintar o cabelo de azul também'. Nós todos nos desafiamos'.

Você vai até Gaga com ideias, ou vice-versa?

'Funciona das duas formas. Ela nos oferece a criatividade para fazer coisas loucas! Podemos aparecer com uma ideia louca e ela vai falar: 'OK…'. E ela realmente pensa sobre isso antes de dizer sim ou não. Ela gosta de falar sobre isso'.

Depois de nove anos trabalhando com ela, você já deve ter um bom instinto do que ela gosta.

'Erm, ela é bem imprevisível, mas isso faz parte da magia dela e do motivo pelo qual as pessoas são tão intrigadas por ela – até mesmo nós. Ela nunca será previsível. Uma semana podemos fazer algo bem clássico e na próxima mudar o ritmo. Isso nos mantém alertas'.

Você já discordou de Gaga em um look?

'Sim, e às vezes ela nos convence! Ela fala: 'O que você acha disso?', e dizemos: 'Não sabemos se irá funcionar'. Mas então ela irá experimentar a roupa e no final das contas ela acaba estando certa. Eu acho que o que é importante com um cliente que você está vestindo, é que você quer que ele se sinta confortável. E mesmo se, por exemplo, o espartilho não é confortável, pelo menos ele se curte vestindo-o – é isso que é colaboração'.

Existe alguma coisa que ela não irá usar?

'Não. Não consigo pensar em nada que ela já não tenha usado. É isso que é legal; ela está aberta a qualquer coisa. Somos muito sortudos em ter uma cliente como ela. Você pode aparecer com qualquer coisa que ela irá falar: 'OK'. Nem todo mundo é assim'.

Você sente pressão em continuar entregando esses looks incríveis?

'Sim, especialmente para a turnê de 'Nasce Uma Estrela'. Começamos grande com o vestido Valentino e as pessoas falaram: 'Como você vai superar aquilo?'. Pensamos que havíamos dado um tiro no pé, mas conseguimos continuar de alguma forma'.

Você planejou cada look estrategicamente?

'Sim. Por exemplo, sabíamos que queríamos usar preto no Oscar, então tínhamos isso como plano e não utilizamos preto no resto da temporada de premiações. Há um método para a loucura'.

Quantas combinações levam para cada look?

'Para o dia a dia de Gaga não fazemos combinações, mas para grandes eventos há muitas coisas para se testar, então devemos fazer algumas combinações. Se temos alguns eventos por vir, experimentamos várias combinações em um dia. Também temos a residência de Vegas, então está tudo entrelaçado. Não há um jeito específico de trabalhar – é só seguir o fluxo de uma forma louca e divertida. Às vezes, há looks personalizados que não serão finalizados até a semana do evento, então temos que acelerar'.

Nos fale sobre as roupas da residência de Vegas.

'Há o show de jazz e o show pop, então eles são totalmente diferentes em termos de estilo. Há muito o que pensar porque Gaga se movimenta muito e há mudanças de roupa bem rápidas. Às vezes, o figurinista tem apenas 15 segundos para mudar. Ela também tem que ser capaz de dançar, e cada look tem que durar 70 shows'.

Qual você mais gostou de vestir Gaga – para o tapete vermelho ou performances?

'Ambos. Eu acho que iria preferir o lado da música, mas depois de toda essa temporada de premiações… são esses grandes eventos e estão em todo lugar. Você tem a oportunidade de usar diamantes da Tiffany, que ninguém usou desde Audrey Hepburn. Vê-los pessoalmente, é louco'.

Quem são os ícones da moda de Gaga?

'Ela sempre diz que ama Audrey Hepburn e Ella Fitzgerald. Mas ela não se deixa influenciar muito, não quer copiar'.

Escrito por: Sophie Goddard

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Imagem: Instagram / Divulgação: Marie Claire