Em uma publicação feita em seu site oficial na última quarta-feira, dia 21, a revista Billboard afirma que a performance apresentada por Lady Gaga na noite do VMA 2009 deveria ter sido o único foco da premiação, sendo coroado como o grande momento da noite, mas infelizmente não foi.

A revista nos faz relembrar do momento, lembrando o quão iconicamente bem apresentada e o quão inovadora e chocante foi esta performance da cantora, nos lembrando também que se não fosse o ocorrido comandado por Kanye West, ela teria sem dúvidas roubado todas as atenções daquela noite.

Leia a publicação completa traduzida:

Não esqueça: A performance de Lady Gaga no VMA de 2009 deveria ter sido o grande momento da noite

Quando você pensa no MTV Video Music Awards de 2009, do que você lembra? Nós sabemos: o momento de Kanye.

Em um dos momentos mais famosos de todos os tempos da premiação, Kanye West interrompeu o discurso de aceitação de Taylor Swift do prêmio de Melhor Vídeo Feminino, dizendo que Beyoncé merecia o prêmio que Swift estava segurando. O mundo ficou chocado, os dois foram mencionados em todas as notícias na manhã seguinte, e o momento dominou as discussões de cultura pop por muitas semanas.

Mas quando se trata do VMA de 2009, outro nome deveria vir à cabeça: Lady Gaga. A estrela, com meros 23 anos na época, havia lançado seu álbum de estreia 'The Fame' um ano antes, e se tornava um nome bem conhecido pelo público ao mesmo tempo. Depois de meses subindo, seu single de estreia 'Just Dance' finalmente alcançou o Nº 1 na Billboard Hot 100 em janeiro de 2009, seguido de perto por 'Poker Face' em abril, com os singles "LoveGame" e "Paparazzi" entrando no top 10 pouco tempo depois. Era a primeira vez da futura diva do pop em uma grande premiação, tendo empatado no número de indicações com a própria Beyoncé. Ela saiu com três prêmios, incluindo o de Artista Revelação.

Sua conquista da noite que mereceu coroação, no entanto, não foi um prêmio ou indicação, mas sua performance. Gaga já tinha feito um nome para ela mesma como uma artista performática excêntrica e criativa através de seus videoclipes altamente conceituais - apesar de que o mundo ainda veria momentos ao vivo que em breve seriam lendários como o famoso vestido de carne no VMA seguinte, sua entrada em uma cápsula de ovo no Grammy de 2011, ou aquela vez que uma performer vomitou nela no SXSW em 2014. Ninguém poderia estar totalmente preparado.

Agora, 10 anos depois do que é muitas vezes considerada uma das maiores performances de Gaga até então, a MTV re-lançou o vídeo oficial da performance - disponível há muito tempo somente via contrabando/pirata - no YouTube. Fãs em todos os lugares comemoraram online quando viram o vídeo limpo e claro da sua Mother Monster se introduzindo devidamente para o mundo. E dez anos depois, ainda é chocante assistir.

Começando esparramada no palco debaixo de um candelabro caído, cantando uma versão despojada do refrão de 'Poker Face', Gaga rapidamente fez a transição para uma rendição dramática de seu último hit, 'Paparazzi'. Cambaleando ao redor do set ricamente decorado, vestida com uma máscara, capa, calcinha e sutiã adornados (e em um certo momento uma muleta brilhante no antebraço), a performance vanguardista pareceu oferecer ao público uma chicotada artística, à medida que eles olhavam para o palco curiosos pelo que viria depois. Em um momento sincero, quando Gaga golpeia o piano mais próximo com as mãos e os pés, a câmera corta para Sean 'Diddy' Combs, com a boca aberta, compreensivelmente tentando entender o que ele estava assistindo.

E então havia sangue. Cambaleando pelo palco, lamentando que ela era 'seu maior fã' e que iria 'te seguir até você me amar', Gaga de repente estava coberta de sangue artificial escorrendo pelo seu abdômen para o horror audível do público. Enquanto ela cantava os últimos acordes da música, a equipe de dançarinos de apoio a amarrou em uma corda à medida que ela gritava, a levantando acima do palco. A câmera deu um zoom, e os espectadores encararam os olhos de Gaga cobertos com sangue falso enquanto ela lentamente girava, parecendo que ela tinha violentamente se enforcado. A estrela jogou o microfone no chão, literalmente e figurativamente.

Gaga certamente não foi a primeira a transformar uma performance no VMA em um evento - Madonna chocou o público com sets extravagantes e performances conceituais por muitas décadas, assim como artistas como Britney Spears, Michael Jackson e Eminem. Mas a primeira performance de Gaga na premiação provou ser mais do que uma amostra espalhafatosa de talento. A cantora tinha que declarar alguma coisa, e ela declarou.

Talvez contendo a letra mais intimamente estudada da sua era 'The Fame', 'Paparazzi' lida, na superfície, com amor não correspondido - a protagonista da música anseia pela atenção de seu amado, criando uma metáfora dela mesma representando a multidão de paparazzis querendo um vislumbre da atenção dela, a celebridade.

Mas a música e o vídeo funcionam como um claro comentário sobre o status de celebridades na mídia no final dos anos 2000: no vídeo, que rendeu para ela três indicações no VMA de 2009, Gaga é vista como uma estrela sendo jogada de uma sacada pelo seu namorado, que é obsessivamente capturado pelos fotógrafos. Ela se recupera e eventualmente mata seu namorado enquanto a imprensa assiste avidamente, e flashes grotescos de mulheres jovens e mortas periodicamente piscam no enquadramento.

O relacionamento tóxico entre tablóides e (especificamente mulheres) estrelas atingiu o ponto alto em 2009. Britney Spears ainda tentava deixar para trás o pior de seus demônios pessoais altamente divulgados. Notícias das lutas de Lindsay Lohan com a sobriedade enchiam as páginas dos tablóides. O rosto de Rihanna foi engessado na homepage da TMZ no início daquele ano depois de sofrer abuso nas mãos do seu namorado da época, Chris Brown.

Gaga até contou a MTV News que ela queria que a performance fosse focada em como 'a celebridade meio que tem essa destruição inevitável que nós amamos assistir' em 2009. Ela refletiu ainda mais sobre o assunto em seu documentário de 2017, 'Gaga: Five Foot Two': 'Se eu vou ser sexy no VMA e cantar sobre os paparazzis, vou fazer isso enquanto estiver sangrando até a morte e te relembrando o que a fama fez com Marilyn Monroe. E o que fez com Anna Nicole Smith'. A performance no VMA dela foi uma exploração assustadora do papel da celebridade em atrair e até mesmo implorar por uma atenção obsessiva, enquanto simultaneamente serve como uma acusação contundente do modo como a mídia de fofoca de celebridades pode exagerar nos pontos baixos das carreiras de mulheres jovens.

Ainda assim, a performance cheia de arte de Gaga foi ofuscada por aquilo que ela estava tentando comentar. Quando Kanye West roubou o microfone das mãos de Taylor Swift, que tinha 19 anos, foi de repente bombardeada com uma atenção infinita da mídia ao redor da sua reação, a qual um escritor da MTV disse que a transformou de uma musicista bem sucedida para uma 'celebridade legítima do mainstream'. Kanye, enquanto isso, embarcou em uma turnê de pedido de desculpas público, começando com o The Tonight Show with Jay Leno na noite seguinte.

Em qualquer outro ano, 'Paparazzi' teria sido proclamada como o momento mais espetacular da cerimônia. Mas, por mais negligenciado que tenha sido na época, o desempenho serviu como um precursor para as coisas que viriam para Gaga nos VMAs. No ano seguinte, a estrela colocou pedaços de carne no tapete vermelho, uma declaração de moda que dominava as manchetes da noite. No ano seguinte, ela deu início às cerimônias com uma comovente 'Yoü and I', interpretada pelo seu alter ego nojento, Jo Calderone. E em 2013, ela abriu a premiação novamente com outra performance selvagem, desta vez com 'Applause'.

'Paparazzi' preparou Gaga para ser a estrela dominante do VMA por meia década, e não é difícil perceber porquê. O público pode não estar preparado para isso em 2009, mas uma década depois, vamos chamar a estranha interpretação de Gaga para exatamente o que era - uma obra-prima subvalorizada de arte performática, e que provou que, para melhor ou pior, ela estava de fato pronta para aquelas luzes piscando.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Imagem: YouTube / Divulgação: Billboard