Na última quinta-feira, dia 22, o site POPSUGAR fez uma publicação referente a performance realizada por Lady Gaga no VMA 2009, na qual a enaltece e a define como morte e nascimento.

A performance, que está próxima de comemorar seus 10 anos, foi comentada pelo site pelo talento que Lady Gaga provou ter, depois de seu desempenho no palco, junto ao destaque que recebeu.

Além disso, o site também comenta sobre os prêmios recebidos pela cantora naquela noite, e brevemente sobre o momento conturbado relacionado a Kanye West. O portal terminou a publicação afirmando que nenhuma das outras performances apresentadas pela cantora nos outros anos superou essa, que foi a primeira, definida como uma "estreia eletrizante".

Leia a publicação completa traduzida:

Olhando Para Trás para a Performance Lendária de Lady Gaga Coberta de Sangue no VMA, 10 Anos Depois

Exatamente 10 anos atrás, Lady Gaga entregou uma das performances mais memoráveis do MTV Video Music Awards de todos os tempos. A estrela pop tinha apenas 23 anos, e tinha lançado anteriormente seu álbum de estreia, 'The Fame', que gerou os sucessos 'Just Dance' e 'Poker Face'. O público já estava intrigado pela sua música contagiante e incomum e mais ainda por seu estilo diferente, mas a performance — sua primeira em uma grande premiação — oferecia uma chance para que ela pudesse provar seu (agora indiscutível) talento dentro de um cenário ao vivo.

O seu grande momento foi também antecedido por cinco palavras famosas: 'Vou te deixar terminar, mas...'

É verdadeiro: o palco do VMA de 2009 viu tanto Gaga se declarando como uma das artistas mais ousadas da sua geração como o princípio da disputa de alto escalão de Kanye West e Taylor Swift, a qual — apesar de tréguas momentâneas — ainda continua. E apesar da interrupção inesperada de Kanye ter se tornado, sem dúvida, o destaque da premiação, a performance de Gaga ainda se sobressaiu como um testamento do seu espetáculo.

Como ela conseguiu? Com muita coreografia, com renda, com sangue artificial, foi como ela conseguiu. A performance começou com Gaga deitada, cantando 'Poker Face' em um cenário que não é uma reminiscência de O Fantasma da Ópera. A música fez a transição para 'Paparazzi' à medida que Gaga despertou para se juntar a seus dançarinos. Sua famosa garra de monstro fez uma aparição antes. Então de repente, junto aos cristais no lado direito do seu peito, começou a aparecer sangue, e ficou evidente de que não seria uma performance convencional.

A energia no palco gradualmente se tornou mais frenética. Uma bengala foi colocada na mão de Gaga enquanto ela avançava para a frente do palco. A câmera se enquadrou em Sean 'Diddy' Combs que parecia espantado, surpreso, e talvez não inteiramente certo de como se sentir a respeito do que ele estava testemunhando. Depois de um breve solo no piano, mais sangue começou a escorrer pelo corpo de Gaga. O público gritava enquanto Gaga, quase em lágrimas, cantava: 'I'm your biggest fan / I'll follow you until you love me'. Gaga foi carregada e então reapareceu flutuando acima de seus dançarinos em uma corda. Ela soltou o microfone e começou a encarar o horizonte ao som de flashes de câmera. No contexto da performance, os espectadores acabavam de testemunhar sua morte. Na vida real, era o nascimento de um ícone.

Gaga subiu no palco para pegar seu prêmio de 'Best New Artist' naquela noite, enquanto o vídeo de 'Paparazzi' também rendeu prêmios para ela nas categorias de 'Best Special Effects' e 'Best Art Direction'. Em uma reviravolta estranha, Gaga foi convidada para co-estrelar uma turnê com Kanye poucos meses depois em Novembro. A turnê 'The Fame Kills' foi cancelada mais tarde porque Kanye decidiu sair um pouco dos olhos do público, e Gaga ao invés disso embarcou em sua própria 'Monster Ball Tour'.

As três estrelas mencionadas ainda orbitam uns aos outros, e a premiação, a propósito: Taylor vai abrir o VMA deste ano com uma música de seu novo álbum 'Lover'. Mas o que aconteceu no VMA uma década atrás ainda é algo para se pensar porque o grande momento de Gaga — uma exibição grotesca que forçou o público a confrontar a sua obsessão com as celebridades — foi ofuscada por uma celebridade interrompendo o discurso de aceitação de outra celebridade. (Era, claro, mais complicado que isso, mas, vocês entendem).

Gaga se apresentou novamente no VMA em 2011 e 2013, mas honestamente, nenhuma performance se aproximou da sua estreia eletrizante. Foi o tipo de performance que acontece uma vez na vida, uma que ofereceu uma visão do que estava por vir. Praticamente nem precisa dizer, mas a carreira dela desde então disparou. Ela experimentou outros gêneros, se apresentou no Super Bowl, e até mesmo ganhou um Oscar. Quem teria previsto tudo isso? Aqueles que viram a performance ao vivo podem ter previsto.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Imagem: YouTube / Divulgação: POPSUGAR