Nesta quarta-feira (18), a canção "Til It Happens To You", de Lady Gaga, completa 4 anos de lançamento nas plataformas musicais. De gênero pop, com composição da Mother Monster e Diane Warren, foi escrita para o documentário "The Hunting Ground" - em português, "O Campo de Caça".

Abaixo, confira o pôster oficial da canção, uma adaptação do pôster original do documentário:

A canção

Foi lançada pela Interscope Records para os varejistas digitais em 18 de Setembro de 2015, há 4 anos. Entretanto, uma versão não oficial da música foi vazada durante o Festival Sundance de Cinema, nos Estados Unidos, onde o filme foi originalmente apresentado.

O diretor e a produtora do "The Hunting Ground", Kirby Dick e Amy Ziering, estavam procurando alguém de relevância para escrever uma canção para o documentário. A equipe de filmagem e arte contactou Diane Warren, cantora e compositora norte-americana, que demonstrou interesse. Junto ao produtor musical Nile Rodgers, que acompanhou o processo de gravação da música, a cantora entrou em contato com Lady Gaga, que aceitou participar da composição, gravação e produção da música.

A canção engloba a temática de abuso e sequelas do passado. Produzida em orquestramento com cordas e uma entrega vocal emocional de Gaga, "Til It Happens To You" coloca seus ouvintes na posição de vítima de abuso sexual e agressão física e de tentar entender a turbulência que atravessam ao longo de toda sua vida com seus traumas do passado.

"Til It Happens to You" foi incluída durante o filme nas partes as quais destacavam a dor da agressão sexual.

A crítica

Em geral, a canção obteve boa recepção da crítica. Foram elogiados os vocais de Gaga e a forma com que a letra trata o assunto. Além disso, as representações realistas das agressões sexuais no clipe foram exaltadas.

Comercialmente, a canção alcançou as trinta primeiras posições em países europeus como Finlândia, Grécia e Espanha. Na Billboard Hot 100, alcançou a 95ª posição no ranking

Nas grandes e destacadas premiações musicais e de cinema, "Til It Happens To You" foi indicada a Melhor Canção Composta para Mídia Visual no Grammy Awards de 2016 e Melhor Canção Original no Oscar 2016. Entretanto, perdeu em ambas as categorias indicadas. Já no Emmy, a canção saiu como vencedora na categoria " Outstanding Original Music and Lyrics".

Confira abaixo a performance da Lady Gaga interpretando a canção no Grammy de 2016:

"The Hunting Ground"

Exibido em primeira mão dia 23 de janeiro de 2015, no Festival Sundance de Cinema. O documentário apresenta vários estudantes que foram agredidos sexualmente nos campi de suas faculdades nos Estados Unidos. Logo, possui como temática a incidência de agressão sexual.

O filme engloba, inclusive, o núcleo funcionários de faculdades que estavam mais preocupados em minimizar as estatísticas de estupro em suas universidades do que no bem-estar dos estudantes e contém entrevistas com administradores de faculdades que afirmam que foram pressionados a suprimir casos de estupro. O filme critica principalmente as ações (ou a falta delas) das administrações da universidade, incluindo Harvard, a Universidade da Carolina do Norte, dentre outras.

Lady Gaga e sua relação com o tema

Em dezembro de 2014, no programa do apresentador Howard Stern, Lady Gaga falou publicamente pela primeira vez sobre o abuso sexual que sofreu quando mais jovem. Ela afirma que, com 19 anos, foi estuprada por um produtor, mas não revelou o nome dele e diz que não vai tomar medidas judiciais.

A cantora abriu-se à discussão do tema, inclusive, em um evento de divulgação do documentário. Lady Gaga detalhou o trauma que sofreu após o abuso e disse que, durante muito tempo, imaginou que ela fosse a culpada pelo abuso sexual, não o estuprador.

"Por causa da maneira como eu me visto, e o jeito que sou provocativa como pessoa, eu achava que eu tinha atraído isso para mim de alguma forma, que isso era minha culpa" - Lady Gaga.

No evento do documentário, que fala sobre abuso sexual em universidades dos EUA, ela encorajou a discussão sobre o assunto por parte vítimas violentadas.

"Não queremos que você guarde essa dor e deixe que ela apodreça como uma maçã na prateleira. Vamos nos livrar de todo esse lixo. Vamos nos livrar disso juntas" - Lady Gaga.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.