No dia 13 de setembro de 2009, Lady Gaga chocava o mundo com sua apresentação de “Paparazzi” na premiação anual da MTV dos EUA, o “Video Music Awards” (VMA) no Radio City Music Hall. Além disso, Gaga ainda havia sido indicada em 9 categorias, tornando-se uma das artistas com maior número de indicações da premiação naquele ano.

Gaga tinha apenas 23 anos de idade quando performou o single “Paparazzi”, presente no álbum “The Fame”, lançado em 2008, no VMAs. Era a primeira vez de Gaga em uma premiação com tamanho reconhecimento. A apresentação, aclamada pela crítica, foi eleita pela Billboard como uma das melhores performances em premiações em Nova Iorque. Além disso, a performance também já foi eleita como uma das melhores na história do VMAs.

No tapete vermelho, Gaga chegou toda de preto com um vestido assinado por Jean Paul Gaultier, usando um chapéu da Le Tour de Force, máscara da House of Blueeyes, cabelo feito por Peter Savic e maquiagem por Kabuki.

Ela estava acompanhada do "Muppet" Kermit the Frog, o qual já foi homenageado por Gaga através de um vestido.

A performance de Gaga foi anunciada por Pete Wentz e Gabe Saporta. Para a apresentação, ela vestia o look Bleeding Bodysuit (ou traje de sangramento) da Haus Of Gaga e a a máscara de Keko Hainswheeler.

No palco, Lady Gaga iniciou o show com versão acústica e dramática do hit “Poker Face” e posteriormente recriou o storyline do videoclipe acompanhada de seus dançarinos, que usavam roupas feitas por Jaiden rVa James. Acessórios como uma muleta e uma cadeira de rodas foram utilizados para dramatizar a icônica apresentação.

“Em meio a todas essas luzes eu rezo para que a fama não tire minha vida”.

Mas o ponto alto da performance – que fez com que Gaga entrasse para a história com uma das performances mais emblemáticas do mundo da música – foi aparecer sangrando, após o solo de piano, enquanto cantava a canção e, posteriormente, ser içada, interpretando sua morte. Ao final, é possível ouvir sons de flashes das câmeras dos paparazzis que estariam tirando foto de seu corpo. Após uma volta de 360º é possível ver, em um close up, sangue até mesmo nos olhos de Gaga, o microfone cai e a cantora é ovacionada pela plateia presente.

De acordo com informações, Gaga costumava dizer que a apresentação foi inspirada em um auto-retrato de Frida Kahlo, na morte da princesa Diana e no fascínio do público pelo desaparecimento da celebridade.

Confira a apresentação:

Lady Gaga foi indicada a nove categorias no VMAs, sendo elas: “Video do Ano”, “Melhor Vídeo Pop” e “Melhor Vídeo Feminino”, ambas com “Poker Face”. Já “Paparazzi” recebeu indicações em “Melhor Edição”, “Melhor Cinematográfia”, “Melhor Direção”, “Melhor Direção de Arte” e “Melhores Efeitos Especiais – o clipe venceu as duas últimas categorias e Gaga venceu ainda levou para casa o astronauta na categoria de “Melhor Artista Novo”.

A cantora recebeu o prêmio, trajando um vestido de Jean Paul Gaultier e um chapéu de Philip Treacy, das mãos do rapper Eminem e do ator cômico Tracy Morgan. Confira o discurso e a tradução abaixo:

Este é o meu primeiro prêmio. Eu gostaria de dedicar a minha família, Troy Carter e Vincent Herbert. Quero agradecer Jimmy Iovine e Don Lawrence por estarem comigo essa noite. Pode segurar isso por um segundo? Eu amo vocês. Isso é para os meus fãs. Vocês são os melhores fãs do mundo e eu amo vocês. E é para Deus e para os gays.

OUTRAS CURIOSIDADES

Lady Gaga foi fotografada tanto na plateia quanto no backstage durante toda a premiação. Ela estava sentada atrás de Beyoncé (que também havia sido indicada 9 vezes), ao lado de seu ex-empresário, Troy Carter, e na frente de Perez Hilton, na época seu grande amigo. No backstage da premição, Gaga posou para fotos ao lado de Kanye West e Amber Rose.

"Paparazzi" no VMAs 2009 é a melhor ou uma das melhores performances da carreira da Gaga? O que vocês acham?

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.