Trabalhando como estilista de Lady Gaga há 10 anos, Tom Eerebout concedeu uma entrevista para o site francês L'Echo onde contou alguns detalhes sobre essa parceira.

Durante todos esses anos, Eerebout escolheu inúmeros looks para Gaga, incluindo o vestido usado no Festival de Cinema de Veneza.

“Mesmo nas férias, a aparência dela é elegante”, disse logo no início da entrevista.

É ele quem decide o que Gaga veste, da cidade ao palco. Ainda durante a entrevista é falado sobre a rotina de trabalho. Ele explica que quando se trabalha para uma estrela pop (que também se tornou uma estrela de cinema), os dias úteis são longos.

“Especialmente quando estamos em turnê, é intenso: trabalhar 18 horas por dias é normal”, conta.

Tom Eerebout continuará trabalhando com Gaga quando a cantora voltar para Las Vegas, para retornar com a residência “Enigma”, no Park MGM, em 17 de outubro. Nesta parte da entrevista ele fala sobre a rotina de trabalho no período em que acontece a residência.

“Em Vegas, os meus dias úteis de trabalho começam pela manhã, por volta das 10 horas e só terminam às 3 horas da manhã seguinte. Mas o meu grande estresse é a FedEx [empresa americana de remessa expressa de correspondência, documentos e demais objetos]! Mesmo que você tenha encontrado a melhor roupa e reivindicado a exclusividade do criador, é o desastre se o correio não entrega a tempo”, disse.

Ele ainda relembrou uma história da época do Festival de Cinema de Veneza, que causou medo por acreditar que o correio não entregaria a tempo o look que seria usado por Gaga.

“Para o Festival de Cinema de Veneza, Gaga teve que usar um vestido de penas de flamingo, mas temíamos que o correio não o entregasse a tempo, nos deixando sem o que fazer. Para evitar que isso acontecesse alguém foi de carro com o vestido até a Itália. Enquanto isso, eu estava voando com U$ 2 milhões em diamantes na minha mala de mão”, relatou.

Ao longo da conversa com o pessoal do site L'Echo, Eerebout relembrou outros momentos e experiências com a cantora. Ele conta que freqüentemente precisam vestir Gaga durante um vôo.

“Acontece com freqüência de termos que mudar Gaga durante um vôo regular. Neste caso, nós pedimos para reservar os banheiros e desamassar o vestido com o ferro à vapor das comissárias de bordo”, disse.

Em determinado momento, é falado sobre o look do estilista, o descrevendo como uma pessoa de aparência “quase comum”. E continua a conversa sobre a cantora, dizendo que Eerebout não é conhecido por sua aparência, mas pelo que ele imagina para Gaga. Neste momento da conversa, o relato sobre as experiências e cuidados com Gaga são maiores e mais detalhados.

"Todos os looks dela são absolutamente estilosos, mesmo quando ela está fora de casa para entrar no carro. É um trabalho duro, mas minha parceira Sandra Amador me ajuda bastante. Para nós, é quase um trabalho em tempo integral. Nós não compramos em lojas porque Gaga usa apenas roupas que nunca foram usadas antes. Nestes últimos meses, ela vestiu peças de uma coleção de inverno que só está disponível agora. Nós temos que combinar diretamente com as grifes e casas de costura. Eu também sou constantemente abordado por designers que me enviam seus esboços; eu gosto muito disso porque me dá a oportunidade de conhecer novos nomes", relatou.

Ele ainda conta que tenta ao máximo usar a moda Belga.

"Como Belga, eu tento ao máximo usar a moda belga. Recentemente, Gaga usou um anel Bare, a marca de um jovem joalheiro de Antwerp Dries Criel", enfatiza o estilista.

"Para grandes eventos, Sandra e eu somos encarregados de procurar as roupas, mas durante um período mais longo, simplesmente enviamos a Gaga uma mala grande com roupas, com um PDF de todos os looks... e quando ela sai de férias, nós enviamos os biquínis dela", contou.

Tom Eerebout também fala sobre seu papel enquanto profissional, dizendo que também é importante ouvir os clientes para escolher o que vai ser usado.

“Como um estilista, obviamente nós temos nosso senso de estilo, mas antes de tudo nós precisamos ouvir nossos clientes. As roupas precisam parecer que foram retiradas do armário dela, eu não tenho uma receita para capturar o estilo de Gaga. Sempre deve haver um pouco de loucura”.

E ele ainda citou o trabalho da Haus Of Gaga.

“Eu faço parte da Haus Of Gaga (equipe criativa dela). Assim como eu, a maioria dos membros trabalham com ela há anos. Formamos uma família unida e muita grande”.

Chegando ao fim da conversa com o site francês L'Echo, Tom Eerebout fala um pouco sobre sua vida, escola e as mudanças de cidade. Ele conta que se mudou para Amsterdã, onde conheceu Joost Vandebrug, fotógrafo de moda e documentário, com quem se casou e vive hoje em dia. Alem disso, ele fala sobre o trabalho com Nicola Formichetti, com Kylie Minogue, a dificuldade do pai em entender seu trabalho e finaliza contando mais sobre sua experiência com Gaga.

"Joost conseguiu um contrato com a prestigiada agência 'Art & Commerce', pela qual teve que se mudar para Londres. Eu o segui. No entanto, eu não consegui encontrar um emprego. Então eu conheci Nicola Formichetti, que trabalhava como estilista da Gaga naquela época, e eu me tornei seu assistente em março de 2010. Eu não recebia muito, mas eu gostava do trabalho e continuei. Quatro anos depois, eu tive a oportunidade de trabalhar para Kylie Minogue que eu adorava, deixei Gaga antes de voltar. Trabalhar para Lady Gaga é meu emprego dos sonhos: trabalho com pessoas agradáveis, e posso explorar minha criatividade e é diferente todos os dias. Meu pai teve dificuldade para entender que vestir uma celebridade é um trabalho integral. Durante anos, ele me dizia para procurar por 'emprego real', mas tudo mudou após um show da Lady Gaga em Antwerps Sportpaleis, em 2018, quando ela dedicou uma música para mim. Finalmente, minha família reconheceu o impacto que meu trabalho duro teve. Ao longo dos anos, Gaga se tornou uma ótima amiga. Veja. Fiz essa tatuagem com ela", contou o estilista mostrando para a equipe do site um de seus 'jobstoppers'.

A matéria completa você pode encontrar aqui.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução da matéria em francês por LadyGagaNowNet
Tradução para o português por Sávio Duque