Nesta segunda-feira (7), completam-se 6 anos da revelação da capa do quarto álbum de estúdio de Lady Gaga, o ARTPOP. Lançado em 6 de novembro de 2013, o álbum estreou no primeiro lugar no ranking da Billboard 200 com 258.000 cópias vendidas em sua primeira semana.

Segundo o famoso editor de arte inglês Will Gompertz, a capa de ARTPOP é uma capa clássica:

"Quando você está listando as 100 melhores capas do século 21, isso estará bem lá em cima", afirmou Gompertz em entrevista à revista NME.

Relevação e Divulgação

Ainda em agosto de 2012, Gaga anunciou em suas mídias sociais que o disco seria intitulado "ARTPOP" após divulgar uma tatuagem com o nome do álbum , afirmando que ela preferia que fosse capitalizado para estilização.

Foi somente 6 anos atrás, dia 7 de outubro de 2013, que a capa do álbum foi divulgada, sendo inicialmente revelada em outdoors da Clear Channel em todo o mundo, empresa do ramo de comunicação norte-americana.

A grande internacionalização das redes sociais e a globalização ajudaram positivamente na divulgação da capa, que correu e ainda corre o mundo.

Até mesmo na famosa região da Times Square a capa de ARTPOP se fez presente. O local possui uma das maiores concentrações da indústria do entretenimento no mundo, além de grandes lojas de famosas marcas internacionais. Uma esperta jogada de marketing, os holofones de milhares de pessoas e da imprensa mundial se voltaram à divulgação.

Veja, em um vídeo amador da época, momentos antes da capa do álbum ser divulgada na Times Square:

Conceito

Criada e idealizada pelo famoso artista e escultor norte-americano Jeff Koons, a imagem apresenta uma escultura nua da cantora com uma bola azul em sua frente, a famosa gazing ball assinada pelo artista, tapando suas partes íntimas. O plano de fundo consiste em obras de arte, incluindo "O Nascimento de Vênus", do pintor italiano do século XV Sandro Botticelli.

O conceito artístico apresentado na capa de ARTPOP foi, além disso, grande poço de inspiração para apresentações ao vivo da cantora, como sua performance no Video Music Awards 2013 (VMA), aparições na rua, eventos e videoclipes.

A gravação dos videoclipes dos singles "Applause" e " G.U.Y. - An ARTPOP Film", por exemplo, também foram trabalhos influenciados pela estética renascentista das esculturas e pinturas italianas da época.

Abaixo, "O Nascimento de Vênus" (1483), de Sandro Botticelli:

Na época, em entrevista ao canal MTV, Koons ressaltou:

"Com a capa, eu queria fazer de Gaga uma escultura, como um tipo de forma tridimensional e com a bola que "tudo vê", porque uma bola refletora realmente se torna o tipo de símbolo para tudo - e quando você se depara com esse aspecto de reflexão você se afirma, afirma sua existência e, então, a partir dessa afirmação, você começa a querer mais" - Jeff Koons.

Na capa, também há referências ao deus grego Apolo, representante do Sol e da música na mitologia greco-romana.

"Existe uma transcendência que acontece e, eventualmente, leva você a tudo. Esse aspecto está na capa. Eu não queria que Gaga estivesse isolada, então no fundo há Apolo e Dafne. [...] Há apenas vislumbres do rosto de Daphne e de Apolo. Apolo é o deus da música e sempre que Apolo entrava em contato com a música ele transcendia, ele mudava" - Jeff Koons.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Vinícius de Souza