Hoje, dia 12, estreou no YouTube o novo documentário do produtor Mark Ronson, intitulado "How To Be: Mark Ronson", no qual Lady Gaga faz uma aparição em forma de entrevista, juntamente com outros artistas, como Bradley Cooper e Boy George.

A cantora aparece nos últimos minutos do documentário, nos quais fala sobre as produções das canções "Joanne" e "Shallow", juntamente com Bradley Cooper e com o próprio Mark Ronson. Além das canções, Gaga também descreve um pouco da maneira carinhosa como Mark trabalha.

Assista aos trechos do documentário em que a cantora aparece:

Como Lady Gaga e Mark Ronson escreveram 'Joanne'

Para mim, ser um artista não é só 'fazer coisas'. Para mim, para ser um artista você tem que ter uma perspectiva e foi aí que o Mark teve minha atenção. 'Sabe, Gaga, eu sei que você consegue escrever uma ótima música pop. Todos nós sabemos disso'. Ele disse: 'Mas sobre o que você TEM que escrever? Tipo, se tivesse uma coisa que você pudesse escolher e que você TIVESSE que escrever, sobre o que seria?'. E eu disse: 'Bem, você sabe, meu pai foi profundamente afetado pela morte da irmã dele aos quinze anos. Ela tinha dezenove. Ela morreu e seu nome era 'Joanne'. A minha vida inteira, eu tentei entender o meu pai - entender a raiva e a tristeza do meu pai, e eu queria escrever uma música que teria as palavras que eu acredito que meu pai teria dito ou cantado para ela se tivesse tido a oportunidade de dizer adeus'. E nós fomos para o campo, atrás do estúdio, e ele sentou na grama com um violão e eu comecei a cantar e ele começou a tocar. E ele estava tocando aquela parte que é meio que um arpejo lindo no violão e eu falei: 'É isso aí, é isso aí, é isso aí, bem isso', eu falava: 'repete isso'. O Mark oferece um espaço. Existe um espaço criativo tremendo e lindo onde você sabe que está em boas mãos e ele também é tão empoderador para mim como mulher, então quando Mark diz que ele não é emocionalmente articulado, eu digo que é mentira. Desculpe, Mark. Mas ele é como um irmão para mim, então posso falar.

Como Lady Gaga e Mark Ronson escreveram 'Shallow' de 'Nasce Uma Estrela'

Mark: Nós estávamos trabalhando em 'Joanne', e ela estava falando sobre esse filme que ela queria fazer, 'Nasce Uma Estrela', e Bradley Cooper iria fazê-lo, e ela falou: 'Podemos tirar o final de semana de folga para trabalhar nas músicas de 'Nasce Uma Estrela'?'. Eu não sabia se poderíamos tirar uma semana de folga para trabalhar nas músicas de 'Nasce Uma Estrela'. Eu nem sabia se 'Nasce Uma Estrela' iria mesmo acontecer, mas eu gostava de Bradley Cooper em muitos filmes e então ele veio até mim no estúdio um dia e ele apenas brilha como um anjo, e você fica tipo: 'Sim, como quiser'.

Bradley: Eu pensei: 'Oh, se esse cara está interessado em participar, eu fico tipo, uau, fiquei muito lisonjeado'. Mesmo, claro, tendo a ver com ela, apenas o fato de ele acreditar em mim e arriscar ter seu nome associado com o filme, foi um grande estímulo de confiança.

Mark: Nós trabalhamos em algumas músicas. Escrevemos a ideia de 'Shallow'.

Gaga: Aqueles caras, eles me deixam voar, eles me alimentam tanto e então eu os alimento e fazemos isso uns com os outros e é essa sinergia. Eu chamo de alquimia, é como se fôssemos químicos em um lindo laboratório artístico e então de repente, você criou algo novo.

Mark: Ouvir a voz dela nos fones de ouvido com aqueles acordes foi bem especial. Eu arrepiei, pareceu tão confortador e lindo, e de partir o coração, todas essas coisas ao mesmo tempo.

Gaga: Você está sentado em silêncio e eu digo: 'Me diga uma coisa, garota. Você está feliz nesse mundo moderno?'. E a resposta, que não está na música, é: 'Não, não estou feliz nesse mundo moderno. Preciso de mais. Há algo a mais pelo qual está procurando?'.

Bradley: Foi o desespero dela e apenas o ritmo disso. De novo, é por isso que amo música, você não consegue explicar. O que é um Mi Bemol, por exemplo? Você consegue explicar? Não, você apenas toca.

Mark: Eles pegaram essa música e deram espinafre, entende o que quero dizer? Eles pegaram algo muito bom e poderoso e investiram tanta emoção na música, porque se você ama o filme, você amará a música. Se você acredita que eles estão se apaixonando, essa música tem algo a ver com isso.

Gaga: Quando ganhamos um Oscar juntos, chorei demais segurando-o nos meus braços e olhando para ele e pensando: 'Esse é o meu amigo'. Eu estava com meus amigos, os três, meus amigos, apenas crianças que literalmente sentaram fora do bar na calçada fumando cigarros, falando sobre música, talvez cantarolando algumas músicas. Nós quatro escrevemos uma música que ganhou um Oscar.

Para assistir o documentário completo, clique aqui.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Revisão por Vinícius de Souza

Imagem / Divulgação: BBC Two