No último dia 24, completaram-se 10 anos desde que o videoclipe de "Bad Romance" foi disponibilizado no canal de Lady Gaga no VEVO. Com isso, diversos sites publicaram artigos especiais sobre o trabalho.

O Huffington Post, conhecido jornal britânico, publicou uma lista de 10 fatos que poderiam ser desconhecidos sobre a canção.

Confira a tradução:

Com sua pegada chiclete, a forte batida do Europop e refrão crescente, Bad Romance, de Lady Gaga, é um clássico atemporal.

Mas de alguma forma, inacreditavelmente, já faz 10 anos desde que a música foi lançada aqui no UK, no auge do ressurgimento do pop no final dos anos 2000.

A faixa dominou as ondas do rádio e charts ao redor do mundo, e consolidou o lugar de Gaga na história da música depois que ela se lançou na fama com seu álbum de estreia, The Fame.

Em honra ao aniversário da música e seu marco histórico, nós estamos revelando todas as coisas que você provavelmente nunca soube sobre ela...

1- São três os títulos de filmes de Alfred Hitchcock escondidos na letra.

Gaga cita três dos filmes mais famosos do icônico diretor britânico (Psycho, Vertigo e Rear Window) no segundo verso, com a letra ́ ́I want your psycho, your vertigo stick/Want you in my rear window, baby you ́re sick ́ ́, uma referência à fascinação dos seus filmes com a sexualidade e a violência.

Esta porém não é a única vez que Gaga se referiu à Hitchcock na sua carreira, uma vez que o vídeo de Born This Way começa com o tema de Vertigo.

2- Essa não é a única referência aparente à um filme que Bad Romance faz.

Foi sugerido que o trage de látex branco no vídeo foi uma referência ao livro infantil ́ ́Where The Wild Things Are ́ ́ sendo baseado na fantasia de lobo que o personagem Max veste.

E aqui estávamos nós pensando que era uma referência à Bart Simpson.

3- O vídeo originalmente iria ser bem diferente.

Nós estamos todos familiarizados com a narrativa do vídeo, no qual vemos Gaga sequestrada por um grupo de supermodelos que a drogaram e então a vendem para a máfia russa para ser escrava sexual. Contanto, os planos originais de Gaga eram ainda mais exagerados. Ela planejou gravar o vídeo fora da cidade de Nova Iorque, com estúdios mais elaborados, mas ela foi obrigada a repensar dado as limitações de orçamento. O vídeo acabou então sendo filmado em Los Angeles num período de dois dias apertados dentro da agenda ridiculamente ocupada de Gaga.

O vídeo de Bad Romance foi dirigido por Francis Lawrence, enquanto que a Haus Of Gaga trabalhou nos vários elementos criativos, incluindo alguns dos figurinos.

Em uma entrevista para a CBS em 2010, Francis explicou porque a história tinha estética da alta costura, dizendo: ́ ́O que queríamos fazer era não ser tão literal sobre a história, mas contar ela como você veria num editorial espalhado numa revista de moda ́ ́.

4- Gaga teve exclusividade por Alexander McQueen no vídeo.

Depois de Gaga ter mandado uma versão prévia de Bad Romance ao designer de moda Alexander McQueen, para ser estreada durante um dos seus últimos desfiles, ele retornou o favor lhe enviando todas as suas roupas da sua coleção Plato ́s Atlantis para serem vestidas no vídeo antes de mais ninguém.

́ ́Elas eram tão bonitas. Nós não podíamos acreditar que ele nos enviaria elas, então esse também foi um ponto decisivo nesse vídeo ́ ́, ela disse numa entrevista em 2015.

Porém, nem todos os figurinos no vídeo são de Alexander McQueen, mas o look que Gaga veste conforme a música avança para o refrão final tem seu design escrito por toda a parte.

5- O corpo de Gaga foi digitalmente editado em várias cenas.

Você deve ter pensado que ela estava usando lentes de contato na cena da banheira, mas na verdade os olhos de Gaga foram digitalmente alterados para parecerem maiores e mais vívidos.

Essa não é a única pitada de edição no corpo de Gaga que aparece no vídeo, assim como ele foi digitalmente modificado para mostrar a espinha dela e diminuir o tamanho de sua cintura na cena em que ela está tomando banho.

6- Gaga fez um recorde britânico quando finalmente atingiu o número #1

Após Bad Romance alcançar finalmente o primeiro lugar no Reino Unido, Gaga se tornou a primeira cantora solo a ter três músicas no topo das paradas em um mesmo ano, com Just Dance e Poker Face que também atingiram o #1 em 2009.

Bad Romance conquistou o primeiro lugar quase um mês após o lançamento, mas foi derrubada após apenas uma semana por Rage Against The Machine com a música Killing In The Name devido a uma campanha para manter o vencedor do X Factor fora do primeiro lugar do Natal.

The Climb, de Joe McElderry, conquistou o número um em 2010, com Bad Romance retornando ao primeiro lugar na semana seguinte, onde permaneceu por mais uma semana.

7- Gaga escreveu a música enquanto estava na Noruega em seu ônibus da tour

Ela escreveu esta música com seu colaborador e produtor de longa data RedOne. “Eu lembro da Gaga e eu no ônibus fazendo Bad Romance”, ele disse em uma entrevista para a BBC em 2010, “Nós fizemos ela no ônibus, com dois pares de fone de ouvidos. E assim que eu ouvi o ‘woah-oh-oh-oh-oaahhh’ da introdução, eu puder ver um estádio inteiro cantando. Gaga teve a inspiração após passar um bom tempo no leste europeu enquanto fazia sua tour.

Ela disse em uma entrevista para a Grazia India em 2010: “Existe essa incrível música house-techno alemã, então eu quis fazer um experimento com a música pop. Eu meio que queria deixar um pouco os anos 80, então o refrão é uma melodia dos anos 90, que foi a inspiração. Certamente havia um pouco de uísque envolvido na escrita da música. É sobre estar apaixonado por seu melhor amigo”.

8- Para um grande sucesso, ela está fora dos charts de final de ano e final de década

Embora tenha vendido mais de 1 milhão de cópias no Reino Unido, devido a data de lançamento no final do ano e da década, apresenta baixa classificação dos singles mais vendidos de 2009 e 2010 (#17 e #30 respectivamente)

Ela também não aparece em uma lista das 40 músicas mais vendidas dos anos 2000 ou 2010.

9- Foram feitos covers de vários artistas para Bad Romance

Talvez o cover mais famoso de Bad Romance veio em forma de cortesia por 30 Seconds to Mars, que tocou na Radio 1 LIve Lounge em 2010. O astro de Hollywood Joseph Gordon Levitt também fez uma versão humorística em rock durante um show no Manhattan’s Piano em 2010. Cantoras como Kelly Clarkson e Lissie também fizeram covers da música, enquanto Meryl Streep regravou a música em 2015 para o filme Ricki and the Flash: De Volta Para Casa

10- Nunca atingiu o primeiro lugar nos EUA

Apesar de ter alcançado o topo das paradas em mais de 20 países, um lugar que não conseguiu foi no país de origem da Gaga.

Bad Romance entrou no Billboard Hot 100 em #9 após o seu lançamento, eventualmente subiu para o # 2, que se tornou sua posição de pico.

BONUS! Gaga canta um monte de vezes ‘bad romance’

Um monte de 28 vezes para ser mais preciso.

Tradução por Alexander Junior e Laíza Coelho

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

Fonte