Nesta mesma data, dia 11 de dezembro, em 2015, Lady Gaga se apresentava no Billboard Woman In Music, evento no qual as mulheres da música descrevem o papel das mulheres como compositoras, intérpretes instrumentais, cantoras, regentes, estudiosas da música, educadoras musicais, críticas de música, jornalistas de música e em outras profissões musicais.

Na ocasião, com sua mãe, Cynthia Germanotta, e o lendário cantor de jazz, Tony Bennett, na platéia (que inclusive aparecem no vídeo), entre outras pessoas importantes em sua vida e sua carreira, a cantora apresentou a tocante "Til It Happens To You".

Além disso, Lady Gaga também fez um lindo discurso ao subir ao palco para receber o prêmio de "Mulher Do Ano".

Assista a apresentação em HD:

Leia o discurso completo traduzido:

Eu acho que nunca sonhei com nada além de ser uma performer. Realmente não sei o porquê. Me desculpem. Sou uma pessoa muito emotiva. [Risos]. Acredito que é isso que você é enquanto artista. Você tem muita força, mas é meio que intrinsecamente muito emotivo.

Eu nunca pensei que nada disso um dia aconteceria comigo ou minha família. Minha avó, Angeline, está aqui esta noite. Meu avô fabricava calçados, e minha avó esteve ao seu lado todos os dias por 60 anos. Meu pai era um empreendedor. Minha mãe foi uma dançarina malsucedida que então decidiu vender linhas telefônicas. Então, resumindo, minha família sempre se esforçou para dar a mim e à minha irmã tudo o que tivemos. Música foi o que me fez seguir em frente na vida, minha educação musical, minha disciplina. Foi como um cobertor quentinho nos meus dias mais obscuros. Foi algo muito poderoso para mim.

Tem tantas pessoas a quem eu gostaria de agradecer hoje. Todos na mesa, Kenny, Bobby, bela esposa. Taylor. Minha avó. Meu pai. Tony. Marty. Jody Gerson, tenho tanto orgulho de você, por ter ganho esse prêmio (Executiva do Ano). Você merece muito isso. Jimmy Lovine. Vincent Herbert. Meus advogados. [Risos]. Interscope Records. Universal.

Mas o que eu quero mesmo dizer é que as vezes é realmente difícil para mulheres na música. É como a porra de um clube de meninos no qual não podemos entrar. Me desculpe, vovó. Mas sim, eu tentei por tanto tempo. Tentei por muito tempo. Eu só queria ter sido levada a sério como uma musicista pela minha inteligência mais do que pelo meu corpo nessa indústria. Estar aqui hoje significa que sou reconhecida pelas minhas composições e por meu legado, o que significa muito pois você nem sempre sente que – quando você está trabalhando – que as pessoas acreditam que você tenha um conhecimento musical, que você entende o que está fazendo, porque você é uma mulher. E é por isso que essa noite é tão importante. Por que mulheres fornecem uma sabedoria muito única e especial à música. É uma perspectiva que ninguém mais pode ter pois nós damos vida, e nós passamos por coisas que ninguém mais passa. E o mais importante, é porque é certo, pois somos todos iguais.

Mas agradeço por este momento, esta noite, para que minha família possa apreciar o trabalho duro que eu faço, que tem me mantido longe deles, minha paixão. E eu espero que qualquer garotinha ou garotinho que estejam assistindo esta noite saibam que – ouçam, essa indústria pode nunca melhorar com o tempo. Há todos os tipos de problemas em todo o mundo. Não podemos esperar que as coisas sejam perfeitas. Mas o que você pode fazer é ter o coração. Não importa o que aconteça, você pode ter o coração. E pode ser difícil, pode ser cruel, pode ser a coisa mais feia que vocês já viram. Mas se você quer, você consegue. Está aí. E é isso que eu quero que todos levem desta noite, e a coisa mais importante para mim estar aqui foi aquela música que eu consegui cantar, para nesse momento ter algo a dar ao mundo em troca de tudo que vocês têm dado a mim e à minha família – muito obrigada, do fundo do meu coração. Mais do que tudo, eu nunca imaginei que minha família teria a bênção que temos de tomar conta do nosso futuro. Então, muito obrigada.

Ao meu treinador vocal, Don Lawrence, que tem sido meu mentor desde que eu era uma garotinha e sempre cuidou de mim. A todos que sempre acreditaram em mim. E eu também gostaria de agradecer a todos que não acreditaram em mim. Muito obrigado. Pois houveram muitas pessoas. Provavelmente mais do que as que acreditaram. E vocês me deram um fogo tão forte que eu mal poderia esperar para provar que vocês estavam errados. E eu lhes digo. Pois eu posso não saber fazer muitas coisas, mas eu sei compor músicas e eu sei cantar.

Apoiem suas crianças ao fazer música. Se elas têm um instinto criativo, não peçam a elas que neguem isso, pois isso pode deprimi-las muito. É parte do destino da sua vida se você nasce com esse gene. Sou muito grata aos meus pais por nunca terem negado meu direito de me expressar quando era mais jovem – Muito obrigada. E à minha irmã Natali que está aqui esta noite, de quem eu tenho tanto orgulho e – quem diria? Ela é estilista. Ela cria moda. Eu crio música. Essa sempre foi uma família criativa. É algo diferente. Muito obrigada por estar aqui. Muito obrigada por me dar esta honra. Eu sou uma garota ítalo-americana de Nova Iorque que foi a primeira geração a ir à faculdade em minha família, então muito obrigada por tudo e Deus os abençoe. À próxima Mulher do Ano!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

Fonte

Tradução por Samuel Von Banck

Imagem / Divulgação: YouTube / Billboard