Na última segunda-feira, dia 16, uma nova publicação foi feita pela revista Billboard, na qual é divulgada uma nova entrevista com Frederic Aspiras, cabeleireiro de Lady Gaga. Uma parceria que já dura a vários anos.

Na entrevista publicada pela revista, o profissional falou sobre o início de sua parceria com a cantora, como funciona o processo criativo entre eles, como são escolhidos os penteados, quantidade de perucas, entre outros assuntos e momentos.

Confira a entrevista completa traduzida:

O cabeleireiro de Lady Gaga revela os melhores momentos do cabelo da superestrela na última década

Lady Gaga vai ao 76º Golden Globe Awards anual no Hotel Beverly Hilton em 6 de Janeiro de 2019 em Beverly Hills, Califórnia.

O acervo de 5 mil perucas de Frederic Aspiras e Lady Gaga é digno de museu.

Lady Gaga nunca teve medo de fazer experiências com seu look - especialmente quando se trata do cabelo. Por sua carreira, a superestrela pop abraçou uma multidão de matizes no palco e no tapete vermelho. Lembra quando ela se comprometeu totalmente a sua performance de tributo a David Bowie no Grammy de 2016 com o feroz cabelo vermelho-alaranjado? Ou quando ela pintou suas mechas de azul gelo pra combinar com seu traje Valentino no Golden Globes de 2019? Há poucos artistas do século 21 que tenham sacudido as normas de beleza tão destemidamente quanto Lady Gaga.

E como com muitos artistas, há uma arma secreta os ajudando a fazer tudo acontecer. O homem que tem criado os cabelos arrazantes de Lady Gaga na última década é Frederic Aspiras. Ele tem se tornado parte essencial da Haus Of Gaga. Apoiando sua amiga e colaboradora por diferentes eras de música e atuação.

Aspiras nasçeu em São Francisco e teve seu primeiro trabalho no salão de sua mãe na década de 90, onde ele entendeu que 'você pode mudar a atitude, o humor e o dia de uma pessoa só pelo jeito que ela se sente com seu cabelo'. Mesmo que ele admita ser fascinado com a indústria de beleza e moda, ele não tinha percebido seu potencial de trabalhar como membro do esquadrão de glamour de uma celebridade até conhecer o maquiador Kevyn Aucoin - que teve Cher, Madonna e Naomi Campbell como clientes - numa sessão de autógrafos de livros em sua cidade.

'Eu estava muito nervoso, porque eu não tinha feito muitas maquiagens até aquele momento. A generosidade que ele teve como artista foi algo com que me identifiquei', Aspiras lembra à Billboard. 'Eu ainda não tinha mostrado meu trabalho e estilo, mas eu realmente queria mesclá-los. Eu sou meu próprio modelo, pois sempre aspiramos a fazer melhor. Eu não me tornei um mestre de cabelo e estou aprendendo o tempo todo, mas eu tenho muito o que ensinar e tenho muita responsabilidade. A jornada tem realmente me ensinado a me tornar uma pessoa e artista melhor'.

Após fazer a transição bem sucedida de São Francisco a Los Angeles como um cabeleireiro de celebridade, Aspiras passou quase quatro anos trabalhando com Paris Hilton. Ele planejou tirar férias depois de uma turnê com Hilton - até ele receber uma ligação do agente Kent Belden da Only Agency, que perguntou se ele gostaria de trabalhar com Lady Gaga em 2009. 'Eu só tinha a visto no palco durante um show numa premiação, e ela precisava de alguém pra sua turnê', Aspiras continua. 'Eu disse: 'Claro, porquê não, eu amaria brincar com um cabelo novo". 'Eu lembro de trabalhar pra ela na primeira noite e ela respeitava tanto minhas ideias. Eu criei um look para a turnê 'Monster Ball', e quando percebi, já estávamos partilhando ideias, criando cada look a partir daí'.

A dupla tem visto muitas vitórias pelas trajetórias de suas carreiras na última década. 'Gaga e eu respeitamos nossas vozes criativas', ele diz. 'E com esse tipo de respeito vindo de alguém por quem se vive, você cria aquela conexão especial, que você nunca quer perder. Isso emerge algo de muito bom em você. É o que amigos fazem'.

Abaixo, Aspiras revela à Billboard sua parceria artística com Lady Gaga, reflete sobre seu talento artístico, que quebra barreiras, e confidencia sobre sua coleção enorme de perucas, dignas de museu.

Nos conte sobre o processo de colaboração entre você e Lady Gaga.

Eu olho para ela como uma artista. Então a forma que abordamos isso geralmente acontece durante reuniões para um projeto. É muito importante ouvir um artista à medida que ela traz a inspiração de você através da visão dela. Eu preciso criar estilos ao longo [dos shows dela] que contribuem com a sua história. Às vezes eu recrio penteados nas perucas para ela experimentar diferentes estilos de cabelo com diferentes roupas. Então estou constantemente [pensando] em novas ideias que eu quero experimentar com ela em meu estúdio.

Qual você escolheria como o penteado mais memorável que você já criou para Gaga ao longo dos anos?

O momento mais memorável foi no Festival Internacional de Cinema de Veneza para 'Nasce Uma Estrela' [agosto do ano passado]. Eu a vi saindo do hotel em seu vestido de penas e chorei, porque estava lindo demais. Estava tendo uma tempestade, e eu não sei o que aconteceu, mas parecia uma cena de um filme de [Federico] Fellini! O próximo momento tem que ser o show de intervalo do Super Bowl 2017, porque foi monumental. Foi um momento tão importante na carreira dela, então tinha que ser perfeito! E o cabelo dela mudou ao longo do caminho. Assistir a gravação foi lindo.

Outro momento foi a turnê mundial de 2012 de 'Born This Way'. Nos tornamos uma família naquela turnê, passando dia e noite juntos. Eu criei tantos estilos para o show. Nunca fiquei entediado enquanto fazíamos a turnê ao redor do mundo três vezes. Quando fizemos American Horror Story: Hotel [em 2015], [a maquiadora] Kim Ayers e eu tivemos que criar algo parecido com 70-90 penteados diferentes [para a Condessa, personagem da cantora]. Ficávamos no set às vezes de cinco da manhã até três da manhã. Foi muito, muito difícil, mas também muito gratificante.

Todos conhecem a Lady Gaga musicista. Mas qual foi a sua estratégia para a temporada de premiações este ano para apresentá-la para Hollywood como Lady Gaga, a atriz?

Se você olhar para trás, você ainda verá Lady Gaga por baixo de tudo isso. Nossa estratégia foi incorporar o tipo de arte que ela queria e planejar a partir disso. É sobre conhecer seu cliente e entender como ela gosta de ser vista.

Quais tendências de beleza você prevê que veremos durante a próxima temporada de premiações?

Agora definitivamente é sobre individualidade. Eu vejo isso nos filmes e nas ruas, mas consigo ver isso voltando para o glam – aquele tipo de cabelo e maquiagem realmente luxuosos e opulentos.

Como você descreveria a estética atual de cabelo dela?

Ela é um ser humano tão bonito. A estética dela este ano é algo que reflete em quem somos como artistas. Não posso falar por ela, mas posso dizer que hoje eu sou um cabeleireiro mais confortável por causa dela.

Como você decide quando usar uma peruca versus quando usar o cabelo natural dela?

Nós não decidimos. Depende baseado nos looks, no estilo e cor. E com coisas como aplique, as pessoas perceberam que não precisam descolorir o cabelo delas. Se tem um momento onde eu sinto que pode estragar o cabelo dela, eu sugiro uma peruca, que parece o próprio cabelo dela.

Como você mantém o cabelo dela saudável com todo o vapor e manipulação que vêm ao criar esses momentos vibrante e esculturais? O tributo para o Bowie no Grammy de 2016 imediatamente aparece na minha mente.

Durante aquele tempo, ela estava deixando o cabelo crescer. Ela estava passando por muitas mudanças do loiro platinado. E se alguém sabe, essas mudanças realmente estragam o cabelo. Então eu estou continuamente tentando encontrar produtos para cabelo saudável. Durante os anos, eu encontrei um [uma marca de cuidados de cabelo] chamada Joico que foi feita especificamente para loiras e havia um produto de proteção para o cabelo que também era perfeito. Também encontrei [uma linha de ferramentas] da GHD que evita que o cabelo queime ou caia. Esses dois produtos juntos têm estado em meu arsenal por muito tempo e são minhas armas secretas. [Nota do Editor: Aspiras é o artista-celebridade convidado da Joico e o embaixador da GHD].

Quantas perucas você acha que vocês dois acumularam juntos?

Ela tem algumas, mas eu tenho todas as perucas. Eu as arquivei no decorrer dos anos. Eu diria que são cerca de 5.000 perucas. Também há uma coleção que você pode ver em Las Vegas, e muitas delas estão em Nova Iorque.

O que Lady Gaga gosta de ouvir enquanto está se arrumando?

Quando ela acaba de entrar, eu colocaria para ela ouvir um pouco de Don Henley, porque vai ficar sentada por muito tempo. Eu também colocaria um pouco de Ace Of Base. Eu adoraria colocar 'ARTPOP' – é meu álbum preferido. Eu também colocaria jazz, Tony Bennett, claro. Na verdade, ela tocou para mim quando eu fui receber meu [prêmio de Cabeleireiro do Ano no Daily Front Row Awards em março], e eu chorei. Nos divertimos muito no trailer conversando um com o outro. Realmente é como uma família.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

Fonte

Tradução por Perfume Tropical e Vanessa Braz de Queiroz

Imagem: Terry Richardson / Divulgação: Billboard