Após voltar com tudo ao centro das atenções no final de 2018 com o lançamento de Nasce Uma Estrela, o sucesso da trilha sonora do filme e o início de sua residência em Las Vegas, neste ano Lady Gaga continuou colhendo os frutos de seu trabalho duro, consagrando-se novamente como um dos maiores nomes da indústria do entretenimento ao receber vários dos principais prêmios do mundo da música e do cinema, além de se envolver em novos projetos como sua própria linha de beleza.

Abaixo, confira uma retrospectiva com os principais momentos de Lady Gaga em 2019, um dos anos mais promissores em sua carreira.

Mosaico - Retrospectiva Lady Gaga 2019 (arte por Lucas Dias Artes)

TEMPORADA DE PRÊMIOS

Gaga começou o ano marcando presença nas principais premiações do cinema, concorrendo em indicações por seu trabalho em Nasce Uma Estrela:

06/01 – Golden Globe Awards – Lady Gaga comparece ao evento, é a artista mais comentada da premiação nas redes sociais e leva o prêmio de Melhor Canção Original por Shallow.

09/01 – NBRA Awards – Recebe o prêmio de Melhor Atriz.

13/01 – Critics Choice Awards – Representando Nasce Uma Estrela (com 9 indicações), ao lado de Bradley Cooper e Sam Elliott, Gaga vence a categoria de Melhor Canção Original por Shallow e empata com Glenn Close na categoria de Melhor Atriz.

10/02 – Grammy Awards – Além de fazer a primeira performance televisionada de Shallow, Lady Gaga vence 3 das 5 indicações que possuía na edição desse ano, levando os gramofones de Melhor Canção Composta Para Mídia Visual e Melhor Performance Pop Duo/Grupo por Shallow, e Melhor Performance Pop Solo pela versão acústica de Joanne (Where Do You Think You’re Going?).

10/02 – BAFTA – No mesmo dia aconteceu a entrega do BAFTA em Londres, e, enquanto Gaga comparecia ao Grammy, Bradley Cooper compareceu ao evento. Indicado em 7 categorias, Nasce Uma Estrela venceu sua nomeação para a categoria de Melhor Música Original por Shallow, na qual Lady Gaga, Bradley Cooper e Lukas Nelson foram creditados.

25/02 – OscarNasce Uma Estrela contava com 8 indicações, incluindo Melhor Filme. Lady Gaga concorria na categoria de Melhor Atriz, que infelizmente perdeu para Olivia Colman por seu papel em ‘A Favorita’. Contudo, na mesma noite Gaga realizou um grande sonho pessoal e também de muitos fãs ao receber seu primeiro Oscar com a estatueta de Melhor Canção Original por Shallow, que também apresentou ao lado de Bradley Cooper no evento.

Com a repercussão da vitória e o crescimento da divulgação, no dia 04/03, Shallow torna-se a quarta música de Lady Gaga a alcançar o #1 na Billboard Hot 100.

Lady Gaga foi a primeira artista feminina a ser indicada nas categorias de Melhor Canção Original e Melhor Atriz no mesmo ano no Oscar.

Também foi a primeira cantora a ser indicada em todas as principais premiações do cinema como melhor atriz em um mesmo ano.

A canção Shallow ultrapassou o recorde que antes pertencia a Formation, de Beyoncé, e Despacito, de Luis Fonsi, garantindo, atualmente, mais de 50 prêmios, tornando-se a música mais premiada da história.

No dia 20 de novembro foram divulgados oficialmente os indicados ao Grammy 2020, onde Gaga concorre em 3 categorias – Melhor Trilha Sonora por Nasce Uma Estrela e Melhor Música para uma Mídia Visual e Música do Ano por Always Remember Us This Way.

RESIDÊNCIA EM LAS VEGAS

Depois de dar início à Enigma no Park Theater em Las Vegas no dia 28 de dezembro de 2018, em 20 de janeiro desse ano Lady Gaga fez o primeiro show da Jazz & Piano.

Os 31 concertos realizados até o momento tiveram seus ingressos 100% esgotados, com uma audiência total de 168.679 espectadores arrecadando aproximadamente 44,1 milhões de dólares, sendo a residência em Las Vegas mais bem-sucedida de 2019.

No mês de maio Gaga também inaugurou no Park MGM seu próprio museu, Haus of Gaga Las Vegas, com várias peças e looks icônicos usados ao longo de toda sua carreira. O museu frequentemente recebe novas peças para a exposição.

HAUS LABORATORIES

Neste ano Lady Gaga também lançou sua própria linha de produtos de beleza. No dia 04/07 foram divulgadas as primeiras imagens promocionais de Gaga usando os produtos para a marca, e, em 09/07, foi lançado seu primeiro vídeo promocional, com direção de figurinos por Nicola Formichetti e música por BloodPop e Tchami, divulgando o início da pré-venda para o dia 15/07.

Com o slogan “Our Haus. Your Rules” ("Nossa Casa. Suas Regras"), a marca busca a espalhar a mensagem que Lady Gaga já compartilha com o mundo desde o início de sua carreira: inclusão. De acordo com a cantora, este é o verdadeiro intuito pelo qual a marca foi criada por ela.

No dia 16 de setembro aconteceu a festa de lançamento da marca exclusiva para convidados, que contou com a presença de diversas personalidades e influencers.

Em 05 de dezembro foi inaugurada a loja física da Haus Laboratories em Los Angeles, onde Gaga compareceu, tirou fotos e autografou produtos comprados por fãs. Em parceria exclusiva com a Amazon, a linha de cosméticos de Lady Gaga dominou as listas de produtos de beleza mais vendidos no site.

MODA

Met Gala - Um dos maiores momentos de Lady Gaga neste ano foi sua presença no Met Gala, baile de gala anual beneficente pela angariação de fundos para o Metropolitan Museum of Art Institute em New York.

A edição de 2019 do evento aconteceu no dia 4 de maio, com o tema Camp: Notes on Fashion, e contou com Lady Gaga e Harry Styles como anfitriões.

A entrada triunfal de Gaga em sua passagem pelo tapete vermelho do evento com quatro diferentes looks criados por Brandon Maxwell foi extremamente aclamada pelo público e pela mídia, recebendo elogios de grandes veículos de comunicação como Forbes, Time, Elle Magazine, Harpers Bazaar e Vogue, ficando no 1º lugar entre os mais bem vestidos no evento em várias reviews.

Revistas de Moda – Em 2019 Gaga foi a capa de três renomadas revistas de moda com photoshoots exclusivos: Edição de Março da V Magazine (que contou com um artigo sobre a trajetória da cantora em 10 anos de carreira), Edição de Outubro da Allure (promovendo a Haus Laboratories) e Edição de Dezembro da Elle (entrevistada por Oprah Winfrey sobre saúde mental).

VIDA PESSOAL

19/02 – Fim do noivado com Christian Carino – Após assumirem a relação em fevereiro de 2017 e confirmarem o noivado em outubro de 2018, no início desse ano Lady Gaga terminou seu relacionamento com Carino.

Rumores da separação surgiram logo após o Grammy, onde fãs perceberam que Gaga não estava usando sua aliança e em seu discurso após levar um dos prêmios da noite, não agradeceu seu até então noivo, como vinha fazendo em outras premiações. A confirmação veio quando procurados pela revista norte-americana People, representantes de Lady Gaga revelaram exclusivamente que ela e Carino não estavam mais juntos.

FUTUROS PROJETOS

Cinema – Em novembro desse ano começaram a circular na internet informações de que Lady Gaga havia sido escalada para interpretar Patrizia Reggiani em um novo filme de Ridley Scott sobre o assassinato de Maurizio Gucci, empresário ex-diretor e herdeiro da Gucci. Nada ainda foi confirmado oficialmente por representantes de Lady Gaga.

Música – O momento mais esperado pelos fãs no ano de 2019 e que infelizmente ainda não aconteceu foi o lançamento de seu sexto álbum de estúdio. Apesar de ainda não ter revelado nenhuma informação concreta sobre o álbum, neste ano Gaga divulgou diversas fotos em estúdios de gravação e posts em suas redes sociais relacionados ao LG6, como a mesma (assim como seus fãs) vem se referindo ao projeto. Alguns tweets rapidamente se tornaram virais por aumentarem as expectativas e ao mesmo tempo confundirem os fãs:

12/03 – “Rumores de que estou grávida? Sim, estou grávida do #LG6”.

01/10 – “Meu próximo álbum se chamará ADELE”.

Outros tweets, apesar de não mencionarem o novo álbum, geraram diversos rumores por sugerirem relação à ele, o que possivelmente faça parte da própria estratégia de pré-divulgação do álbum. Esses rumores se fortaleceram muito em março, logo após Gaga postar em seu twitter que estava “grávida” do LG6, quando os layouts de todas as suas redes sociais foram trocados por uma imagem com notas musicais representando o nome ‘GAGA’ e a cantora tatuou a mesma imagem em seu braço, o que muitos fãs interpretaram como sendo ‘GAGA’ o título do novo álbum, já que ELA tem o costume de tatuar os títulos de seus álbuns antes de seus lançamentos.

O vídeo publicado em seu Instagram mostrando a nova tatuagem atingiu milhões de visualizações em poucas horas. Apesar de muitas teorias, nada foi oficialmente divulgado até o momento, e espera-se que as primeiras informações concretas a respeito do novo álbum sejam reveladas no próximo ano.

E pra você, qual foi o seu momento favorito do 2019 de Lady Gaga?