Nesta quinta-feira, dia 24, por estarmos cada vez mais próximos do Grammy Awards 2020, o site oficial da MTV fez uma bela publicação relembrando a primeira aparição de Lady Gaga na premiação.

Como uma forma de enfatizar a edição deste ano, que acontece essa semana, e também relembrar os momentos icônicos da cantora, o site voltou 10 anos atrás para relembrar a primeira vez de Lady Gaga no Grammy, na qual se apresentou iconicamente e ainda garantiu suas duas primeiras vitórias na premiação.

Leia a publicação completa traduzida:

Há 10 anos, Lady Gaga nos deixou sem palavras em seu primeiro Grammy Awards

Reveja a sua selvagem performance de abertura e seu look cósmico de tapete vermelho do espetáculo de 2010

O Grammy Awards 2010 foi dominado por mulheres. Beyoncé foi o evento principal, ganhando seis prêmios de enormes dez indicações. Daí havia a princesa country Taylor Swift, que se tornou a artista mais nova a receber o prêmio de 'Álbum do Ano'. Mas foi a então novata Lady Gaga a artista mais selvagem da noite e a estreante mais vencedora, participando do show pela primeira vez e iniciando uma série Grammy de uma década, que continua até 2020.

Naquela época, Gaga havia começado a se estabelecer como uma presença de premiação que chamava atenção - em setembro de 2009, por exemplo, ela chocou o VMA's com uma sangrenta apresentação de 'Paparazzi'. Então quando ela chegou ao Grammy alguns meses depois, em 31 de janeiro de 2010, ela o fez em estilo caracteristicamente excêntrico. Gaga - que foi indicada a quatro prêmios naquela noite - foi incumbida de abrir o show, e sua performance foi uma das mais ambiciosas que já agraciou o palco do Grammy.

Em um meta-discurso sobre a indústria de celebridades, o espetáculo começou com um monólogo de Elijah Kelly, que apresentou Lady Gaga como a estrela pop perfeita: 'A verdadeira Gaga vem completa com cinco singles número 1... e ela não tem alma!' Gaga - vestindo um collant verde de lantejoulas com exagerados ombros arredondados, triângulos cor-de-rosa pintados ao redor dos olhos - apareceu depois da 'Fame Factory' e começou a cantar uma versão cabaré de 'Poker Face'. Em um salto de tirar o fôlego, ela pulou para o palco e terminou a música cercada por uma frota de dançarinos.

Mas ela ainda não havia terminado. Depois de ser chamada de 'monstro' e ser jogada em um poço de fogo 'rejeitado', Gaga ressurgiu para um dueto surpresa com Elton John. Ambos cobertos de fuligem e cercados por braços de manequins cortados, sentaram-se em um piano de dupla face e tocaram um medley de 'Speechless' e 'Your Song'. Elton até mudou sua letra para cantar: 'How wonderful life is with Gaga in the world' ['Como é maravilhosa a vida com Gaga no mundo']. Foi um match feito no paraíso do glitter pop e, mais tarde, John lembrou: 'Foi realmente arrepiante e eu sabia que era um grande sucesso'.

Nunca sem graça, o collant verde de Gaga era apenas um dos três ousados looks Armani ​​que ela usava naquela noite. Para o tapete vermelho, ela chegou em uma criação cósmica lavanda, acessórios com anéis cilíndricos em órbita, collant de miçangas, cabelos dourados e um enfeite de estrela espetado. Após sua apresentação, ela fez outra troca de roupa que envolveu um capacete afiado e escultural que provavelmente fez todo mundo ao seu redor se esconder.

Os acessórios mais brilhantes de Gaga, no entanto, foram seu par de troféus de ouro: seus dois primeiros Grammys de todos os tempos, de 'Melhor Gravação de Dança' ('Poker Face') e 'Melhor Álbum de Dança/Eletrônico' ('The Fame'). Infelizmente, para os Little Monsters assistindo em casa e esperando ver um discurso de seu ídolo, os dois prêmios de Gaga foram anunciados durante uma cerimônia de pré-transmissão. Mais tarde naquela noite, ela revelou em uma entrevista ao TV Guide: 'Descobrimos que ganhamos dois Grammys antes de eu subir ao palco. E eu chorei e estraguei toda a minha maquiagem, então minha maquiadora estava gritando comigo. E foi muito memorável, eu nunca esquecerei isso'. (Deve-se notar também que, na mesma entrevista, ela respondeu à pergunta 'De onde você tira sua inspiração?' com a agora icônica resposta 'Deus e os gays').

Depois de uma noite emocionante, Lady Gaga comemorou sua vitória twittando: 'Ganhamos grande nesta noite, Little Monsters, estou tão orgulhosa de fazer música para vocês. Espero continuar inspirando vocês do jeito que me inspiram. Vocês são tudo para mim'. Seu desejo se tornou realidade - a estreia de 2010 foi apenas o primeiro capítulo de uma trajetória longa e histórica no Grammy. No ano seguinte, ela fez melhor, levando para casa três prêmios, tendo chegado ao evento envolta em um ovo gigante. Na década seguinte, ela perdeu apenas duas das cerimônias anuais, o que significa muito mais momentos atraentes de Gaga no Grammy - como o visual de tributo a David Bowie em 2016, sua performance com o Metallica em 2017 e a super aplaudida 'Shallow' do ano passado. Além disso, ela alcançou um total de nove vitórias em 27 indicações. Isso inclui as três indicações concedidas a ela neste ano, como a de 'Canção do Ano' por sua balada de 'Nasce um Estrela', 'Always Remember Us This Way'. Mal podemos esperar para ver como Gaga continua a comandar o Grammy na nova década.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Maria Eduarda Seabra

Revisão por Marcos Vinícius de Souza

Imagem: Danny Clinch / Divulgação: MTV