Com uma pegada dançante, sintetizadores e uma paleta de cores bem brilhantes (e um destaque especial para o rosa), Lady Gaga fez seu retorno ao cenário musical com o single “Stupid Love”, que chegou acompanhado de um videoclipe.

Horas após o lançamento do novo trabalho, a recepção segue sendo bastante positiva pela mídia em geral. Reviews com considerações bastante otimistas e favoráveis a produção foram divulgadas e confirmam o bom retorno da Mother Monster.

A mais nova crítica ao trabalho foi divulgada pela “The Oprah Magazine”, uma revista mensal fundada por Oprah Winfrey e comercializada principalmente para mulheres, com objetivo de ajudá-las a viver suas melhores vidas, oferecendo as últimas novidades em beleza, bem-estar, cultura, notícias e muito mais.

Entre alguns pontos abordados no texto, que tem como objetivo de interpretar a mensagem por trás de “Stupid Love”, um dos destaques são os assuntos pautados por Lady Gaga ao longo de sua carreira.

Conforme a publicação, ”‘Stupid Love’ inclui muitas referências sobre superar a ‘dor’ — pode ser de um coração partido, ou pode ser literalmente dor física— e a fã base dela é possivelmente o antídoto que ela recorre para apoio”.

Confira a tradução completa:

O que significa o novo single de Lady Gaga, “Stupid Love”? Aqui está a explicação

“Por favor, deixe o primeiro single ser um sucesso!”

Essa era a demanda admitidamente injustificada e obstinada que fãs da Gaga, como eu mesmo, pediram à ela (durante anos) em antecipação ao seu sexto albúm de estúdio, apelidado de LG6. E na sexta-feira, a Mother Monster nos deu exatamente exatamente o que esperávamos com “Stupid Love”: um ritmo acelerado com registro de dance-pop que remete aos ritmos eletrônicos pelos quais ela tornou-se conhecida. O novo single soa como se pudesse existir organicamente em um remix das jóias do primeiro albúm, como “Just Dance”, “Boys, Boys, Boys” e “Poker Face”. Pelo menos eu, certamente, acredito que sim.

Predição: “Stupid Love” é o tipo de música que em breve se tornará viral no Tik Tok (estou apenas esperando pelo desafio de dança oficial para começar) e, eventualmente, aparecer no jantar de Ação de Graças quando aquele seu parente distante comentar “Eu acabei de ouvir a música mais linda da Lady Gaga”, daqui a nove meses. É divertida. É barulhenta. E ela marca o início de um novo capítulo para Gaga, 33, a qual acaba de sair da alta de sua carreira que incluiu uma vitória no Oscar por “Shallow” de “Nasce Uma Estrela”, além da quebra do recorde de duas residências em Las Vegas, Enigma e Jazz e Piano, e a vitória no Grammy 2020 que trouxe à ela um total de 11 troféus.

Vou deixar para a própria Gaga explicar o exato significado por trás da letra de “Stupid Love” quando ela inevitavelmente lançar uma tour promocional para seu próximo albúm, o LG6, o qual os fãs acreditam que é chamado de “Chromatica”. Mas eu mesmo tenho várias teorias, pra começar que “Stupid Love” é uma carta de amor para seus fãs, um manifesto de libertação, liberdade, igualdade e bondade. Isso soa um pouco exagerado, eu sei, mas as letras de Gaga são historicamente embaladas com duplo sentido e mensagens escondidas - não importa o quão irracional a letra “Eu surto, eu surto, eu surto/ Eu me ajoelho, eu me ajoelho, eu me ajoelho” possa soar. Além disso, o videoclipe auxilia essa teoria.

Permita que eu explique.

“Stupid Love” faz referência ao novo namorado de Gaga?

É possível—mas na minha opinião, a música não é somente dedicada a ele. Gaga e Michael Polansky, um investidor e CEO do Parker Group, tornaram o relacionamento deles oficial em fevereiro no Instagram, pouco tempo depois dos boatos do namoro deles terem começado a agitar em dezembro. Mas é o seguinte: fãs com os olhos de águia perceberam que Gaga deu pistas do lançamento de “Stupid Love” no Halloween de 2019, quando ela compartilhou uma foto de um iPod tocando a música (você terá que dar um zoom).

Talvez eles já estivessem namorando na época, mas essa é uma mulher que trabalha na sua música “durante anos”. E o lançamento do álbum que está por vir, seu primeiro LP desde "Joanne", vem depois de altos e baixos de amor perdido: Nos últimos anos, Gaga ficou noiva e terminou com a estrela de Chicago Fire, Taylor Kinney, namorou com o agente de Hollywood, Christian Carino, e foi fotografada com o então suposto namorado, o engenheiro de som Dan Horton.

No seu documentário de 2017 da Netflix, "Five Foot Two", ela conta para o designer de moda Brandon Maxwell, um amigo próximo, o quanto é frustrante perder um amor no auge de seu sucesso. “Esta é a terceira vez que tenho meu coração partido dessa forma”, ela adiciona, se referindo a Kinney. “Estou sozinha, Brandon, todas as noites. E todas essas pessoas irão embora. Certo? Elas irão embora. E então estarei sozinha. E eu vou de todo mundo me tocando o dia todo e falando comigo o dia todo para um silêncio completo”.

Ver essa foto no Instagram

“STUPID LOVE” 9 HOURS #LG6 #ShotOniPhone

Uma publicação compartilhada por Lady Gaga (@ladygaga) em

Tudo isso para dizer que “Stupid Love” é um apelo pelo que ela, como a maioria de nós, quer: amor em todas as formas. Gaga já escreveu sobre ex-namorados em músicas como “You and I,” “Gypsy,” e “Perfect Illusion” — mas novamente, elas nunca pareceram ser somente sobre um cara, ao invés disso são faixas fáceis de se identificar sobre relacionamentos e um turbilhão de emoções à solta.

“Stupid Love” é um apelo por harmonia.

Gaga tem sido comunicativa sobre suas batalhas com dor crônica, fibromialgia e PTSD há anos como resultado de abuso sexual, mas recentemente se abriu para a Oprah na turnê 2020 Vision em Ft. Lauderdale. “Eu estava com medo de morrer”, Gaga disse a Oprah. “Eu diria que vivi daquela forma por cerca de cinco anos. E preferiria encarar aquilo, aqueles cinco anos, porque eles me tornaram quem eu sou”.

Ver essa foto no Instagram

“STUPID LOVE” THE SINGLE & MUSIC VIDEO OUT FRIDAY 2/28 AT MIDNIGHT ET

Uma publicação compartilhada por Lady Gaga (@ladygaga) em

Durante a conversa delas, Gaga admitiu ter sofrido um ‘esgotamento cerebral’ e desde então aprendeu a se cuidar melhor. O que me leva para a minha teoria: que o amor que ela compartilha com os fãs alimenta o desejo dela de continuar. Como alguém que já assistiu shows da Gaga mais de uma dúzia de vezes, eu posso afirmar que ela regularmente relembra o público da felicidade que eles levam para ela. (Leia a letra de “Applause” e encontre a evidência). De certa forma, a música é sobre encontrar harmonia dentro dela mesma.

E é sobre se reerguer quando está no chão.

“Stupid Love” inclui muitas referências sobre superar a “dor” — pode ser de um coração partido, ou pode ser literalmente dor física — e a fã base dela é possivelmente o antídoto que ela recorre para apoio. Soa como se ela estivesse falando conosco, Little Monsters, quando ela diz: “Você é aquele por quem estou esperando”, e quando ela canta: “Eu brigaria por você! Mesmo se nos partíssemos em dois”.

Ver essa foto no Instagram

“STUPID LOVE” MIDNIGHT ET TONIGHT #LG6 ❣️

Uma publicação compartilhada por Lady Gaga (@ladygaga) em

Também em "Five Foot Two", Gaga conta para um médico que apesar de sua dor física profunda, ela ainda é capaz de enganar o seu corpo para poder se apresentar quando ela escuta seus fãs gritando. “Stupid Love,” então, é a confirmação que temos de que a cantora-atriz que ama compor música, como ela disse a Oprah, tem mais “superpoderes” para nos mostrar.

Antes do lançamento de fevereiro, o novo single de Gaga vazou na internet, e depois foi tocado em bares gays ao redor do mundo (como eu mesma testemunhei várias vezes), e até mesmo no show do designer Christian Cowan na New York Fashion Week. Gaga brincou com sua fã base insaciável com uma piada sobre piratear música. Se ainda assim resolveu lançar uma música que os fãs descaradamente compartilharam sem consentimento não é amor, eu não sei o que é.

“Stupid Love” também é sobre ajudar os outros.

A música parece similar ao hino “Born This Way”, um grito de guerra pelos direitos LGBTQ+, e os breves lembretes sobre se afirmar — “Preciso parar de chorar, ninguém vai me curar se eu não deixá-los entrar” — me lembrando das mensagens de gentileza que ela e sua mãe, Cynthia Germanotta, regularmente enviam para o mundo com sua organização de saúde mental, a "Born This Way Foundation".

Outra pequena informação? A frase “eu irei batalhar por você” imitam a linguagem inclusiva utilizada durante o lançamento da marca de beleza de Gaga em 2019, "Haus Labs". “Nós queremos que você se ame”, diz ela em um vídeo da campanha. “Batalhe pela sua vida”.

Ver essa foto no Instagram

“STUPID LOVE” THE NEW SINGLE BY LADY GAGA OUT FRIDAY AT MIDNIGHT ET #LG6

Uma publicação compartilhada por Lady Gaga (@ladygaga) em

Em teasers para o recém-lançado videoclipe de “Stupid Love”, Gaga, vestida como uma guerreira de anime em um planeta sem nome, cessa uma briga entre dois homens, dizendo a eles “Tudo o que eu sempre quis foi amor”. É uma interpretação sobre o tenso clima político do mundo, talvez sua própria tentativa de mandar uma mensagem similar a unificadora de John Lennon, “Imagine”.

O vídeo em si vem com uma nota no início: “O mundo apodrece em conflito. Muitas tribos lutam pelo domínio. Enquanto os Espirituais rezam e dormem pela paz, os Punks da Bondade lutam por Chromatica”. O significado completo por trás dessa citação ainda precisa ser explicado. Outro fato principal? As teorias dos fãs sobre o título do novo albúm podem estar corretas: é provável que seja Chromatica, considerando-se que Gaga usou esse nome em uma hashtag. E principalmente considerando-se que ela está lutando pela harmonia no videoclipe.

Durante uma entrevista com Zane Lowe para o New Music Daily da Apple Music, Gaga abriu-se sobre seu processo criativo em “Stupid Love” e seu novo albúm. “Havia tantas repetições diferentes dessas músicas, porque todos nós queríamos que fosse perfeito e literalmente ninguém se importou em quem colocou suas digitais nisso, contanto que fosse a melhor coisa que pudéssemos dar ao mundo, e isso foi significativo, autêntico e completamente eu”, conta ela.

“Pra mim, a mensagem por trás de "Stupid Love" é importante e conveniente, porque não há nada mais poderoso do que amor para curar o mundo”, diz Gaga. “Todos nós o merecemos e precisamos disso para sobreviver”.

Como todos os projetos de Gaga, as dicas escondidas que apontam um significado mais profundo por trás de uma música vão continuar a se esclarecer em performances ao vivo e entrevistas sinceras. Por agora, você irá me encontrar tocando “Stupid Love” - e revisitando a letra abaixo, novamente:

Aqui a letra completa da Gaga:

LETRA TRADUZIDA

Você é quem eu estive esperando

Preciso parar com esse choro

Ninguém vai me curar se eu não deixá-los entrar

Um pouco difícil de acreditar

Tenho que ter fé em mim mesma

Eu surto, eu surto, eu surto, olhe para mim

Eu me ajoelho, eu me ajoelho, olhe para mim

Eu surto, eu surto, eu surto, olhe para mim agora

Porque tudo que eu sempre quis foi amor. Tudo que eu sempre quis foi amor

[Refrão]

Eu quero seu amor idiota! Eu quero seu amor idiota!

Agora é hora de me libertar da corrente, eu tenho que encontrar aquela paz, é tarde demais ou esse amor pode me proteger da dor?

Eu lutaria por você mesmo que isso me partisse em duas!

Eu surto, eu surto, eu surto, olhe para mim

Eu me ajoelho, me ajoelho, me ajoelho, olhe para mim

Eu surto, eu surto, eu surto, olhe para mim agora

Porque tudo que eu sempre quis foi amor. Tudo que eu sempre quis foi amor

[Refrão]

Eu quero seu amor idiota! Eu quero seu amor idiota!

Eu não preciso de um motivo. Não estou arrependida. Eu quero seu amor idiota. Eu não preciso de um motivo. Não estou arrependida. Eu quero seu amor idiota.

Eu quero seu amor idiota! Nós vivemos um amor idiota! Eu quero seu amor idiota! Eu quero seu amor idiota.

Leia a review na versão original. “Stupid Love” está disponível em todas as plataformas digitais.

Tradução da review por Isabelle Rodrigues e Vanessa Braz de Queiroz

Tradução da canção por Vanessa Braz de Queiroz, Marilia Bueno, Vinicius Romadel, Isabelle Rodrigues e Laíza Coelho

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.